Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
DE OLHO NA BOLSA

Esquenta dos mercados: Dirigente do Fed traz alívio aos mercados e bolsas sobem com expectativa por balanços de bancos

Hoje, investidores mostram-se animados com os balanços do Wells Fargo e do Citigroup; por aqui, repercussões da PEC Kamikaze devem ficar no radar

Ilustração utilizada em matéria sobre alta dos fundos multimercado, mostra homem de negócios surfando num vetor para cima
Imagem: snegok13/ iStock

A sexta-feira (15) dos mercados financeiros começa com um alívio bem-vindo na última sessão de uma semana turbulenta. As principais bolsas de valores trocam o vermelho pelo azul na manhã de hoje diante da expectativa de bons resultados do Citigroup e do Wells Fargo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ontem, os principais índices de Wall Street encerraram o dia sem direção única. O Dow Jones e o S&P 500 recuaram cerca de 0,40%, mas o Nasdaq conseguiu encerrar o dia no azul, em leve alta de 0,03%. 

O Ibovespa terminou o dia em queda de 1,80%, aos 96.120 pontos. O dólar à vista avançou 0,51%, a R$ 5,4333.

Em Nova York, os índices futuros sinalizam abertura em alta em Wall Street hoje. Na Europa, os mercados de ações também deixam um pouco de lado os temores de uma recessão e operam em forte alta. Já o euro segue ligeiramente acima da paridade com o dólar.

O que esperar hoje

A agenda econômica desta sexta reserva a divulgação das vendas no varejo e da produção industrial em junho dos Estados Unidos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vendas no varejo são um indicador importante para a economia norte-econômica e podem influenciar as expectativas para os juros. 

Leia Também

O QUE SAIU E O QUE ENTROU

Berkshire Hathaway chacoalha seu portfólio no primeiro trimestre: veja qual foi a principal aposta da gestora

IBOVESPA SANGROU

Bolsa caiu, dólar subiu: Braskem (BRKM5) lidera os ganhos do Ibovespa e Cosan (CSAN3) teve a maior queda na semana

Isso porque, quanto melhor for o desempenho do consumo, maior a ameaça para a inflação — e o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) deve ter mais pressa para agir. 

Ainda na terra do Tio Sam, os mercados devem acompanhar a prévia da confiança do consumidor americano em julho. 

Por aqui, os investidores seguem de olho nas repercussões da PEC Kamikaze, sancionada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com a agenda mais esvaziada em relação aos indicadores, no cenário doméstico, será publicada a sondagem industrial da CNI. 

Vale destacar que hoje ainda é dia de vencimento de opções sobre ações na B3.

Alívio após falas de dirigente do Fed

Se ontem o balanço do JP Morgan alimentou temores quanto à chegada do furacão econômico antecipado pelo CEO Jamie Dimon, hoje os investidores se mostram animados com os resultados trimestrais do Wells Fargo e do Citigroup, previstos para antes da abertura.

O alívio nos mercados financeiros encontra suporte em comentários feitos ontem por James Bullard, presidente do Fed regional de Saint Louis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao contrário da maior parte dos economistas, o diretor da autoridade monetária norte-americana afirmou trabalhar com um cenário-base de aumento de 0,75 ponto porcentual na próxima reunião do Federal Reserve.

Não é pouco, mas se levarmos em consideração que a maior parte dos economistas dá como certo um aumento de 1 ponto porcentual, o alívio se justifica.

O que está acontecendo no mundo

E se nas últimas semanas os temores de que a desaceleração econômica global se transforme numa recessão acabaram com o apetite por risco dos investidores, hoje, nem mesmo o resultado abaixo do esperado do PIB da China parece desanimar.

A economia chinesa cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Analistas esperavam crescimento de 1% no período.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na Itália, a renúncia do primeiro-ministro Mario Draghi, mas o presidente Sergio Mattarella rejeitou o pedido. Especula-se que a mais nova crise política italiana possa levar a eleições antecipadas.

Repercussões da PEC Kamikaze

Aprovada na Câmara em segundo turno na quarta-feira e sancionada ontem pelo presidente Jair Bolsonaro, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) ‘Kamikaze’ segue influenciando o cenário por aqui.

Com o sinal verde, o Congresso autoriza o governo, às vésperas da eleição, a estourar o teto de gastos em R$ 41,25 bilhões para conceder uma série de benefícios sociais.

Para Shelly Shetty, diretora da agência de classificação de risco Fitch, as despesas são “uma quantia considerável fora do teto”, mas que são gerenciáveis e podem ser absorvidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este é justamente o argumento do ministro da Economia, Paulo Guedes, para jurar que a PEC não terá impacto fiscal. 

O ex-ministro Henrique Meirelles disse que, tudo o que a PEC das bondades dá com uma mão, ela tira com a outra.

“A piora da situação financeira dos mais pobres está garantida para além do período eleitoral, com o aumento da pressão inflacionária e degradação da credibilidade da nossa economia”, escreveu Meirelles no Twitter.

Agenda do dia

Brasil

  • Sondagem Industrial da CNI: Índice de produção industrial em junho (10h)
  • Ministro da Economia: Paulo Guedes almoça com empresários da Coalizão Indústria (13h)

Mundo

  • Zona do Euro: Balança comercial de maio (6h)
  • Estados Unidos: Vendas no varejo em junho (09h30)
  • Estados Unidos: Presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic discursa em evento da Tampa Bay Business Journal (09h45)
  • Estados Unidos: Produção industrial em junho (10h15)
  • Estados Unidos: Sentimento do consumidor preliminar de julho (11h)
  • Indonésia: Reunião dos Ministros das Finanças e Governadores dos Bancos Centrais do G20 (Sem horário definido)

Balanços do dia

Estados Unidos 

  • Wells Fargo (antes da abertura)
  • Citigroup (antes da abertura)
  • UnitedHealth (antes da abertura)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS (JBSS3) 13 de maio de 2026 - 11:40
Ações Ibovespa Brasil 12 de maio de 2026 - 19:31
11 de maio de 2026 - 13:20
small caps índice smll bolsa brasileira b3 smal11 9 de maio de 2026 - 12:58
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia