🔴 UM SALÁRIO MÍNIMO DE RENDA TODO O MÊS COM DIVIDENDOS? – DESCUBRA COMO

Ivan Ryngelblum

Ivan Ryngelblum

Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.

paz e amor voltou?

Lula volta ao jogo político criticando Bolsonaro e o ‘deus mercado’, mas buscando pontes com empresários

Ex-presidente, que teve acusações na Lava-Jato anuladas, defende a presença do estado na economia e se mostra aberto ao diálogo com outros políticos

Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
10 de março de 2021
14:52 - atualizado às 18:34
Lula
Imagem: Shutterstock

Lula está de volta ao jogo político. Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anular as condenações na Operação Lava Jato, o petista concedeu uma entrevista coletiva (precedida de um discurso de quase 1h30) em que se colocou como contraponto a Jair Bolsonaro e a sua política econômica, criticou o ex-juiz Sergio Moro e procurou mais uma vez mostrar a faceta “paz e amor” que imprimiu em sua primeira eleição, em 2002.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ex-presidente centrou seus ataques a Bolsonaro em duas frentes: o combate à pandemia e a política econômica.

“A economia está mal e a covid está tomando conta desse país”, disse. “Esse país não tem governo, esse país não cuida da economia, não cuida do emprego, não cuida do salário, não cuida do meio ambiente, não cuida da educação, não cuida do jovem, não cuida da menina da periferia.”

Afirmando que o país está totalmente “desordenado e desagregado”, Lula chegou a dizer que a população não deveria seguir “nenhuma decisão imbecil do presidente da República ou do ministro da Saúde” a respeito da pandemia, instando a população a tomar vacina.

“Tivemos mortes que muitas delas poderiam ter sido evitadas se tivesse um governo que tivesse feito o elementar”, disse o ex-presidente, citando a necessidade de criação de um comitê de crise para lidar com a situação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sobre a política econômica praticada atualmente, Lula afirmou que o governo está mais interessado em atender aos desejos do “deus mercado” do que promover o crescimento econômico e a inclusão social. “Já viu Guedes falar uma palavra de crescimento econômico, desenvolvimento”, questionou.

Leia Também

Neste sentido, criticou o programa de privatizações do governo federal, citando a venda da participação da Petrobras (PETR4) na BR Distribuidora (BRDT3), que foi repassada “sabe se lá para quem”, além de uma suposta subserviência do atual governo e de muita gente do setor privado ao setor externo.

“Não descobrimos o pré-sal para exportar petróleo cru, descobrimos para exportar derivados, para termos uma indústria petroquímica poderosa”, afirmou. “Estamos nos desfazendo de tecnologia do pré-sal em nome do deus mercado e do petróleo.”

Lula defendeu que o Estado precisa investir na economia, de modo a criar demanda e fazer a economia girar novamente. “A única forma de diminuir dívida é gastar com o que é necessário. Tem que colocar dinheiro. O que vai fazer dívida diminuir é o crescimento econômico, é o investimento público”, disse. “Se o estado não investe, por que empresário haveria de investir?”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E ainda criticou a política de paridade de preços praticada pela Petrobras, afirmando que o Brasil não é importador de combustível, então não faz sentido os preços flutuarem de acordo com as cotações internacionais.

“Vítima da maior mentira jurídica já contada”

Como era de se esperar, Lula também atacou Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, afirmando que eles se articularam para evitar que ele pudesse voltar à Presidência.

“Fui vítima da maior mentira jurídica já contada em 500 anos de História desse país”, afirmou. “Marisa (Letícia, sua ex-esposa) morreu por conta da pressão que fizeram sobre mim.”

Segundo ele, Moro e os procuradores queriam “criar um partido político” com a Lava Jato e chamou o grupo de quadrilha, apesar de dizer que não tem mais mágoas, embora exija que Moro seja condenado por suspeição, argumentando que o ex-juiz foi parcial em suas decisões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Se tem um brasileiro que tem direito de ter muitas e profundas mágoas, sou eu. Mas eu não tenho, porque o sofrimento que o povo brasileiro está passando, que as pessoas pobres estão passando é maior, maior que a dor que sentia quando estava preso na Polícia Federal”, disse.

“Não tenham medo de mim”

Além de críticas, o discurso foi marcado por falas apaziguadoras, com Lula buscando abrir canais de diálogos com partidos que não são de esquerda e com os empresários, em busca de soluções para a pandemia e o crescimento da economia.

“Não tenham medo de mim. Sou radical porque quero ir à raiz dos problemas desse país”, afirmou.

O ex-presidente citou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como “Conselhão”, que reunia representantes da sociedade civil, com um grande número de empresários, para ouvir reivindicações do lado da economia. Neste sentido, ele novamente voltou a criticar Bolsonaro, dizendo que ele só ouve o “Louro da Havan”, em referência ao dono da varejista Havan, Luciano Hang.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Preciso conversar com os empresários”, disse. “Precisamos garantir que o povo tenha emprego, tenha renda. Ou será que vamos ficar refém do deus mercado, que quer ganhar dinheiro não importa como? O Estado, que eles repudiam e destroem, quando eles quebram é o Estado que bota dinheiro.”

Ele também elogiou o agronegócio, afirmando que o setor é muito importante para a economia e registrou um avanço importante em termos de tecnologia, mas disse que “o Brasil quer ser um país industrializado”.

Lula também se mostrou disposto a falar de uma frente ampla, mas sem sentido eleitoral, buscando encontrar consenso entre diferentes atores políticos sobre os principais problemas do país no momento.

E sobre eleição, ele disse que será algo para ser visto mais para frente, mas fez questão de apresentar suas credenciais democráticas e como alguém aberto ao diálogo, citando o fato de ter tido como vice-presidente um empresário e político do PL, José Alencar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Foi a primeira vez nesse país que fizemos aliança entre capital e o trabalho”, disse. “Sinceramente, sem falsa modéstia, foi o momento mais promissor da história democrática desse país.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
PARADA PARA MANUTENÇÃO

Não tem para ninguém: Lotofácil, Quina e demais loterias da Caixa entram em dezembro sem ganhadores

2 de dezembro de 2025 - 7:06

Depois de acumular no primeiro sorteio do mês, a Lotofácil pode pagar nesta terça-feira (2) o segundo maior prêmio da rodada das loterias da Caixa — ou o maior, se ela sair sem que ninguém acerte a Timemania

FORA DO CONSENSO

Tema de 2026 será corte de juros — e Galapagos vê a Selic a 10,5% no fim do próximo ano

1 de dezembro de 2025 - 19:11

No Boletim Focus desta semana, a mediana de projeções dos economistas aponta para uma Selic de 10,5% apenas no final de 2027

TECNOLOGIA NOS METRÔS

Metrô de São Paulo começa a aceitar pagamento com cartão de crédito e débito direto na catraca; veja como vai funcionar

1 de dezembro de 2025 - 17:00

Passageiros já podem usar cartões de crédito ou débito por aproximação na catraca, mas integração com ônibus continua exclusiva do Bilhete Único

NOVAS REGRAS

CNH sem autoescola: quais são os requisitos para o instrutor autônomo?

1 de dezembro de 2025 - 16:53

Nova resolução do Contran cria o instrutor autônomo e detalha os requisitos para atuar na formação de condutores no modelo da CNH sem autoescola

QUEDA DE 90% NA CARGA HORÁRIA

Contran toma decisão irrevogável sobre o projeto da CNH sem autoescola

1 de dezembro de 2025 - 15:48

Nova resolução do Contran libera a CNH sem autoescola, cria instrutor autônomo, reduz carga horária prática e promete queda de até 80% no custo da habilitação

FLA-FLU DA GRANA

Flamengo torce contra rival para fechar o ano como clube brasileiro com maior arrecadação em 2025

1 de dezembro de 2025 - 13:42

Mesmo com o tetracampeonato da Libertadores 2025 e mais de R$ 177 milhões em premiações, o Flamengo ainda corre atrás de rival na disputa pela maior arrecadação do futebol brasileiro neste ano

NOVO RECORDE

Black Friday 2025 e décimo terceiro levam o Pix a novo recorde de movimentação diária

1 de dezembro de 2025 - 12:00

Transações superam a marca anterior e consolidaram o Pix como principal meio de pagamento digital do país

BOLETIM FOCUS

Mercado corta projeção para inflação de 2025 — de novo —, mas juros continuam estacionados neste ano e no próximo

1 de dezembro de 2025 - 11:42

Economistas consultados pelo BC esperam que tendência de arrefecimento dos preços perdure neste ano, mas siga quase estável no próximo

MEMÓRIA RESGATADA

Essa cidade foi derrubada por uma empresa privada para dar lugar a um reservatório — e o que existe lá hoje é surpreendente

1 de dezembro de 2025 - 11:30

Cidade fluminense destruída para ampliar um reservatório ganha novo significado décadas depois, com parque ecológico

ANOTE NO CALENDÁRIO

Relatório Jolts, discurso de Powell e balança comercial do Brasil são destaques da agenda econômica

1 de dezembro de 2025 - 7:03

Os investidores ainda acompanham divulgação do IPC-Fipe de novembro, além do PIB do 3º trimestre do Brasil e da Zona do Euro

COMUNICADO SOBRE O IR

Imposto de Renda: Lula fará pronunciamento neste domingo (30) sobre medida que altera a tributação 

30 de novembro de 2025 - 14:55

A fala será transmitida às 20h30 e trará como principal anúncio a nova faixa de isenção para R$ 5 mil além de mecionar os descontos extras para rendas intermediárias

BOMBOU NO SD

Plano da Petrobras (PETR4), despencada da Hapvida (HAPV3) e emergentes no radar: as matérias mais lidas do Seu Dinheiro na semana

30 de novembro de 2025 - 11:31

O anúncio estratégico da estatal, a forte queda da operadora de saúde e a análise do Morgan Stanley com Brasil em destaque; veja o que mais movimentou o SD

NOVO MILIONÁRIO

Ganhador da Mega-Sena 2945 embolsa prêmio de mais de R$ 27 milhões com aposta simples 

30 de novembro de 2025 - 9:22

Não foi só a Mega-Sena que contou com ganhadores na categoria principal: a Lotofácil teve três vencedores, mas nenhum deles ficou milionário

BALANÇO SEMANAL

Maiores altas e maiores quedas do Ibovespa: Vamos (VAMO3) lidera ganhos da semana, Hapvida (HAPV3) fecha como pior ação

29 de novembro de 2025 - 14:54

Dólar recua, inflação segue dentro da meta e cenário de juros favorece fluxo de investidores

HABEAS CORPUS CONCEDIDO

Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, é liberado da prisão com medidas cautelares; veja o que acontece agora 

29 de novembro de 2025 - 13:35

A desembargadora Solange Salgado da Silva concedeu o habeas corpus com a justificativa de que os delitos atribuídos ao banqueiro “não envolvem violência ou grave ameaça à pessoa”

RUMO À GLÓRIA ETERNA

Final da Libertadores 2025: veja quando e onde assistir a Palmeiras x Flamengo

29 de novembro de 2025 - 10:47

A Final da Libertadores 2025 coloca Palmeiras x Flamengo frente a frente em Lima; veja horário, onde assistir e detalhes da grande decisão

MAIS DINHEIRO

Olho no prêmio: Mega-Sena acumula e vai pagar R$ 27 milhões

29 de novembro de 2025 - 9:29

Segundo a Caixa, o próximo sorteio acontece neste sábado, dia 29 de novembro, e quem vencer pode levar essa bolada para casa

VAI PESAR PARA TODOS

Todos nós pagaremos a conta da liquidação do Banco Master, dizem especialistas; veja qual será o impacto no seu bolso

28 de novembro de 2025 - 13:04

O FGC deve pagar os credores do Master e, assim, se descapitalizar. O custo para o fundo reconstituir capital será dividido entre todos

BATE VOLTA

A cidade mais segura do estado de São Paulo fica a menos de 1 hora da capital; onde é e o que fazer?

28 de novembro de 2025 - 11:15

A 40 km da capital paulista, essa cidade é uma das mais antigas de São Paulo e preserva um rico patrimônio histórico

JÁ CAIU AÍ?

Primeira parcela do 13º cai hoje (28); veja quem recebe, como calcular e o que muda na segunda parte

28 de novembro de 2025 - 10:30

O 13º começa a entrar na conta dos brasileiros com a liberação da primeira parcela, sempre maior por não incluir descontos

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar