O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Ex-presidente, que teve acusações na Lava-Jato anuladas, defende a presença do estado na economia e se mostra aberto ao diálogo com outros políticos
Lula está de volta ao jogo político. Após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, anular as condenações na Operação Lava Jato, o petista concedeu uma entrevista coletiva (precedida de um discurso de quase 1h30) em que se colocou como contraponto a Jair Bolsonaro e a sua política econômica, criticou o ex-juiz Sergio Moro e procurou mais uma vez mostrar a faceta “paz e amor” que imprimiu em sua primeira eleição, em 2002.
O ex-presidente centrou seus ataques a Bolsonaro em duas frentes: o combate à pandemia e a política econômica.
“A economia está mal e a covid está tomando conta desse país”, disse. “Esse país não tem governo, esse país não cuida da economia, não cuida do emprego, não cuida do salário, não cuida do meio ambiente, não cuida da educação, não cuida do jovem, não cuida da menina da periferia.”
Afirmando que o país está totalmente “desordenado e desagregado”, Lula chegou a dizer que a população não deveria seguir “nenhuma decisão imbecil do presidente da República ou do ministro da Saúde” a respeito da pandemia, instando a população a tomar vacina.
“Tivemos mortes que muitas delas poderiam ter sido evitadas se tivesse um governo que tivesse feito o elementar”, disse o ex-presidente, citando a necessidade de criação de um comitê de crise para lidar com a situação.
Sobre a política econômica praticada atualmente, Lula afirmou que o governo está mais interessado em atender aos desejos do “deus mercado” do que promover o crescimento econômico e a inclusão social. “Já viu Guedes falar uma palavra de crescimento econômico, desenvolvimento”, questionou.
Leia Também
Neste sentido, criticou o programa de privatizações do governo federal, citando a venda da participação da Petrobras (PETR4) na BR Distribuidora (BRDT3), que foi repassada “sabe se lá para quem”, além de uma suposta subserviência do atual governo e de muita gente do setor privado ao setor externo.
“Não descobrimos o pré-sal para exportar petróleo cru, descobrimos para exportar derivados, para termos uma indústria petroquímica poderosa”, afirmou. “Estamos nos desfazendo de tecnologia do pré-sal em nome do deus mercado e do petróleo.”
Lula defendeu que o Estado precisa investir na economia, de modo a criar demanda e fazer a economia girar novamente. “A única forma de diminuir dívida é gastar com o que é necessário. Tem que colocar dinheiro. O que vai fazer dívida diminuir é o crescimento econômico, é o investimento público”, disse. “Se o estado não investe, por que empresário haveria de investir?”
E ainda criticou a política de paridade de preços praticada pela Petrobras, afirmando que o Brasil não é importador de combustível, então não faz sentido os preços flutuarem de acordo com as cotações internacionais.
Como era de se esperar, Lula também atacou Moro e os procuradores da força-tarefa da Lava Jato, afirmando que eles se articularam para evitar que ele pudesse voltar à Presidência.
“Fui vítima da maior mentira jurídica já contada em 500 anos de História desse país”, afirmou. “Marisa (Letícia, sua ex-esposa) morreu por conta da pressão que fizeram sobre mim.”
Segundo ele, Moro e os procuradores queriam “criar um partido político” com a Lava Jato e chamou o grupo de quadrilha, apesar de dizer que não tem mais mágoas, embora exija que Moro seja condenado por suspeição, argumentando que o ex-juiz foi parcial em suas decisões.
“Se tem um brasileiro que tem direito de ter muitas e profundas mágoas, sou eu. Mas eu não tenho, porque o sofrimento que o povo brasileiro está passando, que as pessoas pobres estão passando é maior, maior que a dor que sentia quando estava preso na Polícia Federal”, disse.
Além de críticas, o discurso foi marcado por falas apaziguadoras, com Lula buscando abrir canais de diálogos com partidos que não são de esquerda e com os empresários, em busca de soluções para a pandemia e o crescimento da economia.
“Não tenham medo de mim. Sou radical porque quero ir à raiz dos problemas desse país”, afirmou.
O ex-presidente citou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), conhecido como “Conselhão”, que reunia representantes da sociedade civil, com um grande número de empresários, para ouvir reivindicações do lado da economia. Neste sentido, ele novamente voltou a criticar Bolsonaro, dizendo que ele só ouve o “Louro da Havan”, em referência ao dono da varejista Havan, Luciano Hang.
“Preciso conversar com os empresários”, disse. “Precisamos garantir que o povo tenha emprego, tenha renda. Ou será que vamos ficar refém do deus mercado, que quer ganhar dinheiro não importa como? O Estado, que eles repudiam e destroem, quando eles quebram é o Estado que bota dinheiro.”
Ele também elogiou o agronegócio, afirmando que o setor é muito importante para a economia e registrou um avanço importante em termos de tecnologia, mas disse que “o Brasil quer ser um país industrializado”.
Lula também se mostrou disposto a falar de uma frente ampla, mas sem sentido eleitoral, buscando encontrar consenso entre diferentes atores políticos sobre os principais problemas do país no momento.
E sobre eleição, ele disse que será algo para ser visto mais para frente, mas fez questão de apresentar suas credenciais democráticas e como alguém aberto ao diálogo, citando o fato de ter tido como vice-presidente um empresário e político do PL, José Alencar.
“Foi a primeira vez nesse país que fizemos aliança entre capital e o trabalho”, disse. “Sinceramente, sem falsa modéstia, foi o momento mais promissor da história democrática desse país.”
Presidentes, políticos, bilionários, atrizes e ganhadores de Prêmios Nobel passaram por essa universidade, unidos pelo lema “Veritas” — a verdade.
Enquanto alguns bancos privados ainda se preparam para o Desenrola 2.0, outros já estão renegociando dívidas
Banco do Brasil já realizou 1.807 renegociações apenas na quarta-feira (6), primeiro dia do programa Desenrola 2.0
Corretora passou a prever Selic de 13,75% no fim de 2026 diante da alta do petróleo, piora das expectativas e tensão geopolítica — mas não é a única a elevar as estimativas para a taxa básica
Lotofácil 3678 teve três ganhadores na quarta-feira (6), mas não foi páreo para o prêmio milionário da Dupla Sena
Segundo Ricardo Kazan, impasse sobre urânio enriquecido trava negociações e amplia incertezas no mercado de commodities
Gestor da BTG Asset alerta para risco de disparada do petróleo e racionamento global com estoques em queda e conflito no Oriente Médio
Desenrola 2.0 chama atenção de endividados e golpistas; especialista também destaca papel de instituições financeiras e bancos
Para ex-secretário do Tesouro Nacional, ajuste fiscal é possível e não precisa ser drástico, mas precisa de qualquer forma focar em controle de gastos: “Brasil tributa muito acima da média da América Latina”
Jordan Adams não está correndo apenas cerca de 42,2 km todos os dias por mais de um mês, ele também disputa contra o tempo
Lotofácil foi a única loteria a ter ganhadores na rodada de terça-feira, 5 de maio. Além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam. +Milionária pode pagar quase R$ 40 milhões hoje.
O alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para brasileiros com mais de 18 anos; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial
O valor cobrado é considerado o maior imposto sobre herança já pago na história da Coreia do Sul; herdeiros da Samsung consideram que “pagar impostos é um dever natural dos cidadãos”
Iniciativa do Desenrola Fies é reduzir a inadimplência e ajudar na regularização financeira dos participantes
Entre tensão no Oriente Médio e expectativa de cortes de juros, especialistas indicam como equilibrar risco e proteção; confira a última edição do programa Onde Investir
Falha pode apagar informações essenciais ao dirigir; confira os modelos da Volkswagen afetados e como resolver o problema gratuitamente
Para brasileiros com mais de 18 anos, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios; cartórios eleitorais funcionarão em horário especial
O Comitê de Política Monetária avaliou que o balanço de riscos para a inflação segue mais elevado do que o usual, refletindo principalmente as incertezas em torno dos conflitos no Oriente Médio
Com o avanço dos crimes cibernéticos, é importante entender o efeito de uma senha segura para proteção de dados
Prêmio em jogo na Lotofácil quase triplica depois de acúmulo, mas Mega-Sena, Quina e Timemania pagam valores bem maiores nesta terça-feira (5).