🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Podcast Mesa pra Quatro

Tony Ramos é ‘conselheiro financeiro natural’ e exemplo em gestão de patrimônio; confira os destaques do 2º episódio do Mesa pra Quatro

Em um papo animado com Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita, o ator global Tony Ramos fala sobre sua relação com dinheiro

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
26 de junho de 2021
11:58 - atualizado às 15:13
Tony Ramos podcast Mesa Quadrada
Foto: Fábio Rocha -

Se Tony Ramos pudesse ser descrito brevemente, seria tido como um conselheiro financeiro natural. Um dos maiores atores do Brasil é também um exímio gestor, que cuida do seu patrimônio de forma exemplar.

No segundo episódio do podcast Mesa pra Quatro, produzido pela Empiricus e apresentado por Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita, o global falou sobre seus investimentos e deu dicas de ouro para quem quer aproveitar as maravilhas do dinheiro de maneira responsável. 

Os investimentos de Tony Ramos: da poupança às ações

A preocupação do ator com o dinheiro começou quando ele ainda era muito novo, a partir da separação de seus pais. Foi quando ele passou a viver com a avó e com a mãe, que, como ele mesmo diz, o criaram “sem drama”. Observando a rotina de sua família, Tony aprendeu a importância de poupar.

Entretanto, a primeira pessoa a lhe falar sobre investimentos foi o ator Elias Gleizer, que o recomendou a caderneta de poupança e os títulos de capitalização. Tony Ramos conta, de maneira divertida, que até hoje mantém dinheiro na poupança, quase como um talismã

Atualmente, seu patrimônio é mais diversificado: 15% estão em ações e seu objetivo é chegar a 20%. Por meio de encantos e desencantos com a Bolsa na década de 1970, o ator foi aprendendo a lidar com a renda variável, seguindo algumas dicas: diversificar, ter calma e acompanhar os movimentos do mercado.

Ele conta que a primeira vez que ganhou uma grande quantidade de dinheiro, em 1974, quando ainda estava na TV Tupi, resolveu guardá-lo para realizar uma viagem com a esposa. Tony e sua companheira de mais de 50 anos, Lidiane Barbosa, embarcaram naquela época para a Europa pela primeira vez graças aos frutos colhidos de seus investimentos. 

Quer saber mais sobre os primeiros investimentos de Tony Ramos? É só dar play abaixo ou procurar por “Mesa pra Quatro Empiricus” na sua plataforma de podcasts favorita!

As diferenças entre um ator e um funcionário público

Tony Ramos também falou sobre a instabilidade que os artistas enfrentam em relação à vida profissional e ao dinheiro. Ele faz uma comparação de sua profissão com a de funcionários públicos, que têm perspectivas mais estáveis e podem tomar mais riscos. Os atores, por outro lado, precisam assumir uma postura mais conservadora, já que diversos fatores podem influenciar sua renda. 

Um fator recente foi a pandemia, que acabou deixando os teatros e cinemas sem fluxos de bilheterias e os atores sem as chamadas “horas de produtividade”, que determinam seu ganho do mês. Por isso, Tony cita a “importância do lastro” e de poupar. 

No podcast, os apresentadores perguntaram ao ator se a imagem de que os artistas são mais “avoados” com finanças e preocupados em “viver o momento”, sem pensar no longo prazo, é verdadeira.

Para o veterano Tony Ramos, não dá para generalizar: existem tanto aqueles atores que são irresponsáveis com as finanças quanto aqueles que investem e pensam no futuro, assim como engenheiros, médicos ou arquitetos. A diferença é que os artistas têm sua vida pública exposta, ao contrário das outras profissões.

A exposição pública cria em muitos um deslumbramento

Tony Ramos, no podcast Mesa pra Quatro

A importância de lidar com o dinheiro de maneira responsável

Com uma carreira consolidada e 50 anos no universo do entretenimento, o ator comentou sobre como o dinheiro pode também levar a coisas negativas, como é o caso de pessoas que deixam o poder subir à cabeça ou esquecem de viver a vida. “A pior coisa que o dinheiro pode dar a alguém é a soberba”, afirma Ramos. 

O global sempre enxergou o dinheiro como uma forma de ter segurança e relata que tem “vontade de ter sempre um lastro”. Para ele, o dinheiro, se poupado de forma preventiva, nunca é punitivo. Economizar não é deixar de aproveitar a vida, mas sim poder desfrutá-la sem se preocupar com despesas inesperadas. 

Tony relata que não se arrepende nem das escolhas profissionais nem das escolhas financeiras feitas ao longo de sua vida, pois estas o permitiram ter uma velhice digna.

As novelas vão acabar? Vale investir em bitcoin? Quais são as ações preferidas de Tony Ramos? 

Em uma sessão bate-bola, os apresentadores fizeram perguntas variadas para Tony, envolvendo futebol, entretenimento e até quais papéis são os “queridinhos” do ator.

Para ele, as novelas ainda terão muito fôlego pela frente, ainda que em formatos mais curtos. “Eu ouço que a novela vai acabar desde 1978”, comenta o ator, que acumula centenas de produções televisivas em seu portfólio.

Quanto ao teatro, Tony se diz “acionista prioritário” e exalta esta forma de entretenimento como uma das mais belas manifestações artísticas. O cinema nacional também é profundamente admirado pelo ator, que diz ver “cada vez mais filmes excepcionais” produzidos no Brasil. 

Em relação ao bitcoin, Tony Ramos se mantém cético: “não compro aquilo que eu não conheço e que é muito especulativo”.  Quanto à bolsa, o global revela que gosta bastante e tem no portfólio há tempos a ação de Petrobras (PETR3), além dos papéis de instituições financeiras sólidas e de empresas de aço e de energia. 

Ficou interessado na conversa? Você pode conferi-la na íntegra dando play abaixo ou procurando por “Mesa pra Quatro Empiricus” nas principais plataformas de podcast. 

O Mesa pra Quatro é produzido pela Empiricus e sai todos os sábados. 

Compartilhe

Aperta o play!

Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na ‘eleição’ das bolsas?

3 de setembro de 2022 - 8:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Matheus Spiess, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, para comentar sobre o que esperar para as bolsas brasileiras e americanas daqui para frente

Aperta o play!

Foi dada a largada da corrida maluca: começou a campanha eleitoral, mas isso afeta mesmo os seus investimentos?

20 de agosto de 2022 - 8:00

Na última edição do podcast Touros e Ursos, como a campanha eleitoral pode afetar seus investimentos, Nubank, IRB, entre outros destaques da semana

DÊ O PLAY!

Fim do bear market e a hora do varejo: no Market Makers, as expectativas da Encore e da Versa para a bolsa

11 de agosto de 2022 - 18:44

João Luiz Braga, da Encore, e Luiz Alves Junior, da Versa, foram os convidados do Market Makers na semana, passando suas visões para a bolsa

ELEIÇÕES 2022

A era dos podcasts: depois de Bolsonaro no Flow, será a vez de Lula com Anitta no Pod Delas?

9 de agosto de 2022 - 12:06

O ex-presidente disse em áudio que está “morrendo de vontade de participar e poder discutir um pouquinho o problema do Brasil, das mulheres, das crianças”

aperte o play!

Onde investir com o fim da alta dos juros no Brasil: com a Selic chegando ao topo, é hora de mudar algo na carteira?

6 de agosto de 2022 - 7:00

No podcast Touros e Ursos da semana, o debate é sobre como ajustar a carteira de investimentos ao fim do ciclo de alta dos juros, que se já não chegou, está realmente muito perto

DÊ O PLAY!

Uma nova bolha de tecnologia está estourando? O podcast Touros e Ursos desta semana traz a resposta

23 de julho de 2022 - 7:11

Ações de tecnologia amargam perdas intensas em 2022 — nem mesmo as big techs escapam. Veja as perspectivas para esses papéis no curto prazo

APERTE O PLAY!

Investimento numa hora dessas? Sim! De renda fixa a ações, de FIIs a criptomoedas, saiba onde investir no segundo semestre

9 de julho de 2022 - 9:30

O momento macroeconômico é difícil e pode ser que você tenha menos recursos para investir do que antes, mas ainda assim existem oportunidades. No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre elas

skin in the game

Como os criadores do podcast Stock Pickers querem fazer a cabeça do mercado com o Market Makers

25 de junho de 2022 - 14:36

Em parceria com a Empiricus, Thiago Salomão e Renato Santiago lançam novo podcast e querem começar clube de investimentos

Aperta o play!

Todos contra a Petrobras: pressões sobre a estatal transformaram as ações PETR3 e PETR4 em maus investimentos?

25 de junho de 2022 - 7:00

Após última alta nos preços dos combustíveis, governo intensificou a pressão sobre a petroleira, o que pesou sobre os papéis e também sobre o Ibovespa

Aperta o play!

O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)

11 de junho de 2022 - 9:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies