Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-11-24T13:40:32-03:00
Pompeu Filho
Podcast Mesa Pra Quatro

Saldo pode ser melhor para a Bolsa em 2022, mesmo com eleições, diz João Luiz Braga, sócio e analista da Encore Asset Manegement

O sócio-fundador e analista da gestora Encore Asset, tem olhar um positivo para economia em 2022 e disse estar otimista com relação ao mercado financeiro no ano das eleições.

24 de novembro de 2021
13:23 - atualizado às 13:40
João Luiz Braga sentado em poltrona
Imagem: Reprodução -

João Luiz Braga, ou, apenas Braga, como assim é conhecido no mercado financeiro, está entre os nomes de maior destaque quando o assunto é investimentos. O goiano, que chegou a São Paulo para cursar engenharia elétrica, tornou-se referência para quem aplica na bolsa de valores e busca um olhar mais analítico dentro deste cenário.

Além de sócio da Encore Asset Manegement, Braga também atua como analista dentro da gestora e traz em sua bagagem profissional, uma trajetória de sucesso em outras empresas por onde passou, como por exemplo: a GP Investimentos e a Credit Suisse Hedging-Griffo, a partir dessas experiências começou a se destacar e ganhar mais notoriedade no mundo das finanças.

Otimismo com o cenário econômico 

Durante sua participação no podcast da Empiricus Mesa Pra Quatro, João afirmou estar otimista com relação à bolsa de valores em 2022, ano marcado pelas eleições para presidente do Brasil. Foi um bate-papo descontraído com Dan Stulbach, ator, Teco Medina, consultor financeiro, e Caio Mesquita, CEO da Empiricus.

Ouça a conversa do analista João Luiz Braga no Mesa Pra Quatro #23, apresentado por Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita.

Segundo o analista, independente de qual seja a indicação de candidatos ou do resultado da disputa presidencial, o saldo tende a ser positivo para o mercado financeiro, de acordo com a sua própria análise simétrica, “nós já conhecemos o pior, então o que vier tem uma grande probabilidade de ser melhor.” 

Para ele, de forma geral, hoje, as ações estão muito amassadas na Bolsa. Ele conta que as quatro vezes que viu o indicador Preço/Lucro da Bolsa tão baixo foram em 2008 na crise do subprime; em 2015 no governo Dilma; no ano passado no estopim da pandemia e agora. 

“ Eu estou otimista, lógico, não estou achando tudo lindo. Em relação aos preços que estão no mercado hoje, eu estou otimista. A bolsa tem que subir por causa da eleição” disse João Luiz Braga.

O país já vivenciou os piores cenários possíveis dentro do setor econômico, logo o olhar do analista  é positivo para os próximos anos, visando uma administração diferente do que já nos foi apresentado.

Quando abordado sobre a ideia de uma terceira via para concorrer à disputa eleitoral, João, se mostra favorável à hipótese levantada. Em sua opinião é uma opção viável. 

Os preços na Bolsa refletem o pior cenário hoje, porém a eleição de 2022 é mais previsível do que foi em 2018. Agora todo mundo conhece os dois principais candidatos à presidência - o atual presidente Jair Bolsonaro e Lula, que já ocupou o posto por dois mandatos. Diferente da última disputa, onde era imprevisível, agora o “resultado fica meio óbvio", destaca o gestor. 

Mas se houver um bom nome para ocupar a terceira via, o próximo período eleitoral pode ser ainda um divisor importante para a economia no Brasil. Para João, a eleição no ano que abre possibilidade de mudança, onde o saldo pode ser positivo para os investidores.

Vieses comportamentais

Além de expert no mercado financeiro, João Luiz Braga também carrega consigo um vasto conhecimento sobre finanças comportamentais e fez questão de compartilhar no podcast. 

Vieses comportamentais, são atalhos mentais, que correspondem ao julgamento antecipado ou percepção equivocada de determinada situação. Segundo ele, é preciso manter o senso crítico aguçado para que em ocasiões específicas o indivíduo saiba de pronto agir com mais racionalidade e menos emoção. Esse é o caminho para melhores decisões e resultados.

João, relembrou o início de sua jornada financeira, quando ainda jovem estava desbravando o mercado ações, sem muita pretensão, foi atraído pelo maravilhoso mundo das opções, nível arrojado de investimentos, que o levou ao primeiro susto, quando em uma queda da bolsa, acabou perdendo grande parte do que havia investido. Dessa experiência ele tirou o maior aprendizado da sua  vida, como ele mesmo relata, foi o melhor MBA que ele poderia ter tido. Desde então, não saiu mais da bolsa de valores. 

Carreira

Com mais de 15 anos no mercado financeiro, Braga atualmente é sócio-fundador da Encore Asset Manegement, gestora de recursos financeiros independente, focada 100% em fundos de ações. 

A empresa foi fundada no final de 2020, e o gestor que já tem seu nome consagrado no cenário financeiro, tem como objetivo levar para Encore, a melhoria nos processos para as assets brasileiras e João demonstrou entusiasmo com mais esse case de sucesso em sua carreira.

Ouça na íntegra o bate papo do  Mesa Pra Quatro #23  com João Luiz Braga!

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

Bitcoin (BTC) hoje

Bitcoin e ethereum despencam hoje, e principal criptomoeda do mundo se afunda ainda mais no ‘bear market’

Após uma semana que terminou com ganhos, as duas maiores moedas digitais do mercado sofreram na virada de sexta-feira para sábado

Trabalhadores em falta

Como a falta de bebês na China pode provocar uma crise financeira global

A população da China vem recuando desde 2010, e, com as taxas de natalidade nos menores níveis em 80 anos, o cenário ameaça todo o planeta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

IPO do Nubank, como driblar os impostos e onde investir o 13º salário: confira os destaques da semana

Nada é pior para um ansioso do que a incerteza. E o mercado, ultimamente, vem sendo marcado por uma forte onda de incertezas, vindas de todos os lados. Os preços dos ativos respondem a isso com volatilidade, e não há muito o que fazer a não ser manter a calma, focar nos fundamentos e aguardar […]

Clube anti-cripto

China acertou ao banir o bitcoin? Braço direito de Warren Buffett diz que as criptomoedas nunca deveriam ter sido inventadas

A aversão de Charlie Munger pelo bitcoin cresceu ainda mais durante a pandemia; para o bilionário, o criptoativo é “repugnante”

COMEÇAR TUDO DE NOVO

‘Um dos textos mais horríveis que já tramitaram’: relator da reforma do Imposto de Renda defende arquivamento da proposta

Angelo Coronel (PSD-BA) defende a criação de um novo texto para votação no Senado após ampla discussão com os setores que mais pagam impostos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies