🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Pompeu Filho
É redator do Seu Dinheiro. Tem graduação em Jornalismo pela Universidade Nove de Julho e MBA em Marketing Digital. Já passou por startups de tecnologia, marketing e finanças.
Podcast Mesa Pra Quatro

Saldo pode ser melhor para a Bolsa em 2022, mesmo com eleições, diz João Luiz Braga, sócio e analista da Encore Asset Manegement

O sócio-fundador e analista da gestora Encore Asset, tem olhar um positivo para economia em 2022 e disse estar otimista com relação ao mercado financeiro no ano das eleições.

Pompeu Filho
24 de novembro de 2021
13:23 - atualizado às 13:40
João Luiz Braga sentado em poltrona
Imagem: Reprodução -

João Luiz Braga, ou, apenas Braga, como assim é conhecido no mercado financeiro, está entre os nomes de maior destaque quando o assunto é investimentos. O goiano, que chegou a São Paulo para cursar engenharia elétrica, tornou-se referência para quem aplica na bolsa de valores e busca um olhar mais analítico dentro deste cenário.

Além de sócio da Encore Asset Manegement, Braga também atua como analista dentro da gestora e traz em sua bagagem profissional, uma trajetória de sucesso em outras empresas por onde passou, como por exemplo: a GP Investimentos e a Credit Suisse Hedging-Griffo, a partir dessas experiências começou a se destacar e ganhar mais notoriedade no mundo das finanças.

Otimismo com o cenário econômico 

Durante sua participação no podcast da Empiricus Mesa Pra Quatro, João afirmou estar otimista com relação à bolsa de valores em 2022, ano marcado pelas eleições para presidente do Brasil. Foi um bate-papo descontraído com Dan Stulbach, ator, Teco Medina, consultor financeiro, e Caio Mesquita, CEO da Empiricus.

Ouça a conversa do analista João Luiz Braga no Mesa Pra Quatro #23, apresentado por Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita.

Segundo o analista, independente de qual seja a indicação de candidatos ou do resultado da disputa presidencial, o saldo tende a ser positivo para o mercado financeiro, de acordo com a sua própria análise simétrica, “nós já conhecemos o pior, então o que vier tem uma grande probabilidade de ser melhor.” 

Para ele, de forma geral, hoje, as ações estão muito amassadas na Bolsa. Ele conta que as quatro vezes que viu o indicador Preço/Lucro da Bolsa tão baixo foram em 2008 na crise do subprime; em 2015 no governo Dilma; no ano passado no estopim da pandemia e agora. 

“ Eu estou otimista, lógico, não estou achando tudo lindo. Em relação aos preços que estão no mercado hoje, eu estou otimista. A bolsa tem que subir por causa da eleição” disse João Luiz Braga.

O país já vivenciou os piores cenários possíveis dentro do setor econômico, logo o olhar do analista  é positivo para os próximos anos, visando uma administração diferente do que já nos foi apresentado.

Quando abordado sobre a ideia de uma terceira via para concorrer à disputa eleitoral, João, se mostra favorável à hipótese levantada. Em sua opinião é uma opção viável. 

Os preços na Bolsa refletem o pior cenário hoje, porém a eleição de 2022 é mais previsível do que foi em 2018. Agora todo mundo conhece os dois principais candidatos à presidência - o atual presidente Jair Bolsonaro e Lula, que já ocupou o posto por dois mandatos. Diferente da última disputa, onde era imprevisível, agora o “resultado fica meio óbvio", destaca o gestor. 

Mas se houver um bom nome para ocupar a terceira via, o próximo período eleitoral pode ser ainda um divisor importante para a economia no Brasil. Para João, a eleição no ano que abre possibilidade de mudança, onde o saldo pode ser positivo para os investidores.

Vieses comportamentais

Além de expert no mercado financeiro, João Luiz Braga também carrega consigo um vasto conhecimento sobre finanças comportamentais e fez questão de compartilhar no podcast. 

Vieses comportamentais, são atalhos mentais, que correspondem ao julgamento antecipado ou percepção equivocada de determinada situação. Segundo ele, é preciso manter o senso crítico aguçado para que em ocasiões específicas o indivíduo saiba de pronto agir com mais racionalidade e menos emoção. Esse é o caminho para melhores decisões e resultados.

João, relembrou o início de sua jornada financeira, quando ainda jovem estava desbravando o mercado ações, sem muita pretensão, foi atraído pelo maravilhoso mundo das opções, nível arrojado de investimentos, que o levou ao primeiro susto, quando em uma queda da bolsa, acabou perdendo grande parte do que havia investido. Dessa experiência ele tirou o maior aprendizado da sua  vida, como ele mesmo relata, foi o melhor MBA que ele poderia ter tido. Desde então, não saiu mais da bolsa de valores. 

Carreira

Com mais de 15 anos no mercado financeiro, Braga atualmente é sócio-fundador da Encore Asset Manegement, gestora de recursos financeiros independente, focada 100% em fundos de ações. 

A empresa foi fundada no final de 2020, e o gestor que já tem seu nome consagrado no cenário financeiro, tem como objetivo levar para Encore, a melhoria nos processos para as assets brasileiras e João demonstrou entusiasmo com mais esse case de sucesso em sua carreira.

Ouça na íntegra o bate papo do  Mesa Pra Quatro #23  com João Luiz Braga!

Compartilhe

Aperta o play!

Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na ‘eleição’ das bolsas?

3 de setembro de 2022 - 8:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Matheus Spiess, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, para comentar sobre o que esperar para as bolsas brasileiras e americanas daqui para frente

Aperta o play!

Foi dada a largada da corrida maluca: começou a campanha eleitoral, mas isso afeta mesmo os seus investimentos?

20 de agosto de 2022 - 8:00

Na última edição do podcast Touros e Ursos, como a campanha eleitoral pode afetar seus investimentos, Nubank, IRB, entre outros destaques da semana

DÊ O PLAY!

Fim do bear market e a hora do varejo: no Market Makers, as expectativas da Encore e da Versa para a bolsa

11 de agosto de 2022 - 18:44

João Luiz Braga, da Encore, e Luiz Alves Junior, da Versa, foram os convidados do Market Makers na semana, passando suas visões para a bolsa

ELEIÇÕES 2022

A era dos podcasts: depois de Bolsonaro no Flow, será a vez de Lula com Anitta no Pod Delas?

9 de agosto de 2022 - 12:06

O ex-presidente disse em áudio que está “morrendo de vontade de participar e poder discutir um pouquinho o problema do Brasil, das mulheres, das crianças”

aperte o play!

Onde investir com o fim da alta dos juros no Brasil: com a Selic chegando ao topo, é hora de mudar algo na carteira?

6 de agosto de 2022 - 7:00

No podcast Touros e Ursos da semana, o debate é sobre como ajustar a carteira de investimentos ao fim do ciclo de alta dos juros, que se já não chegou, está realmente muito perto

DÊ O PLAY!

Uma nova bolha de tecnologia está estourando? O podcast Touros e Ursos desta semana traz a resposta

23 de julho de 2022 - 7:11

Ações de tecnologia amargam perdas intensas em 2022 — nem mesmo as big techs escapam. Veja as perspectivas para esses papéis no curto prazo

APERTE O PLAY!

Investimento numa hora dessas? Sim! De renda fixa a ações, de FIIs a criptomoedas, saiba onde investir no segundo semestre

9 de julho de 2022 - 9:30

O momento macroeconômico é difícil e pode ser que você tenha menos recursos para investir do que antes, mas ainda assim existem oportunidades. No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre elas

skin in the game

Como os criadores do podcast Stock Pickers querem fazer a cabeça do mercado com o Market Makers

25 de junho de 2022 - 14:36

Em parceria com a Empiricus, Thiago Salomão e Renato Santiago lançam novo podcast e querem começar clube de investimentos

Aperta o play!

Todos contra a Petrobras: pressões sobre a estatal transformaram as ações PETR3 e PETR4 em maus investimentos?

25 de junho de 2022 - 7:00

Após última alta nos preços dos combustíveis, governo intensificou a pressão sobre a petroleira, o que pesou sobre os papéis e também sobre o Ibovespa

Aperta o play!

O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)

11 de junho de 2022 - 9:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar