🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
Jornalista formada pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduanda na ESPM. É coordenadora de marketing do Seu Dinheiro e do Money Times. Entrou para o mercado financeiro inesperadamente e está sempre disponível para falar sobre inovação, criatividade e cultura pop.
Radio Cash

Mobly (MBLY3) pretende alcançar 20% das vendas on-line de móveis do Brasil; o CEO, Victor Noda, explica os planos

Em entrevista ao podcast RadioCash, o CEO de MBLY3 revela quais são os pilares do negócio e o foco pós IPO

Maria Eduarda Nogueira
Maria Eduarda Nogueira
14 de setembro de 2021
11:00 - atualizado às 11:03
Victor Noda, CEO da Mobly, sentado em um pufe laranja no escritório
Imagem: Raquel Cunha/Folhapress

Depois de realizar seu IPO em fevereiro deste ano, a Mobly agora entra em outro patamar, focado no desenvolvimento do negócio e com um plano ambicioso para os próximos cinco anos: capturar 20% das vendas on-line do setor de móveis e decoração. Apostando em tecnologia e logística próprias, a empresa se reafirma com diferenciais competitivos relevantes, sendo o maior deles o menor tempo de entrega. 

Em episódio do RadioCash, apresentado pela analista da Empiricus, Larissa Quaresma, e pelo CIO da Vitreo, Jojo Wachsmann, o CEO da Mobly, Victor Noda, revela quais são os pilares da empresa, os planos pós IPO e explica mais sobre a relação com sua controladora, a europeia Home24.

Um desejo de empreender e uma inspiração num case de sucesso americano deram origem a Mobly, fundada em 2011. Os três sócios são engenheiros de formação que se encontraram em uma MBA em Chicago, todos com um desejo de mudar de carreira e se aventurar no mundo do empreendedorismo. 

A ideia da Mobly em si veio inspirada na americana Wayfair, que concentra 35% das vendas on-line de móveis nos Estados Unidos. “Quando olhamos pro Brasil, a gente viu um mercado de imóveis e decoração enorme, de 90 bilhões de reais e que não tinha ninguém fazendo nada parecido”, relata Noda. 

Os pilares do negócio da Mobly e a inauguração das lojas físicas

Experiência omnicanal 

A Mobly se estabeleceu como uma empresa nativa digital, um e-commerce de móveis e decoração que oferece muito mais do que apenas uma foto do produto. Usando tecnologias de realidade aumentada e visualização 3D, a varejista conseguiu levar a experiência de compra on-line a um outro patamar e se diferenciar entre os players brasileiros. 

Agora, a empresa está expandindo para lojas físicas, mas sem deixar de lado sua identidade digital. “A gente em nenhum momento deixa de ser uma empresa de tecnologia e um e-commerce. Esse é o nosso core business e sempre vai ser o core business”, diz o CEO da Mobly. 

Para Victor Noda, a abertura das lojas permite endereçar o mercado físico, já que na categoria de móveis, a penetração do on-line ainda é baixa: 90% das vendas ocorrem presencialmente. Além disso, a Mobly pretende também aumentar a conversão para o digital e fortalecer o reconhecimento de marca

Sortimento de produtos

Outro pilar da empresa é oferecer uma grande variedade de produtos; atualmente, o consumidor encontra mais de 250 mil itens para casa na Mobly. O CEO diz aos apresentadores do RadioCash que o objetivo da empresa é não somente ter o maior sortimento de casa e decoração do Brasil, mas também ter o mais relevante. Atualmente, 50% dos produtos vendidos no e-commerce são da marca própria da Mobly. 

Logística

A logística é um das principais barreiras de entrada para os varejistas de móveis: cargas volumosas e delicadas, necessidade de um grande centro de distribuição e fretes custosos são alguns dos desafios. 

A Mobly resolveu investir em um sistema de logística próprio e, segundo relata Victor Noda, 50% de todas as entregas são feitas pela própria empresa de entrega final, a Mobly Log. Uma das estratégias usadas pela empresa é a de cross dock, que permite que o e-commerce tenha o produto disponível para venda em sua plataforma, sem necessidade de armazená-lo no centro de distribuição da própria empresa. 

“A gente entendeu desde o começo que fazer bem a logística seria parte chave do sucesso do nosso negócio.” ‒ Victor Noda, em entrevista ao RadioCash.

Noda conta que, através do uso da tecnologia, consegue identificar quais são os produtos mais vendidos e manter um estoque próprio deles; assim, quando o pedido é feito no site, o cliente não precisa esperar tanto tempo para a entrega. “A gente é o único player do mercado que consegue oferecer para mais de 40% das nossas vendas esse envio imediato”, diz o CEO. 

Tecnologia 

A tecnologia, também desenvolvida “dentro de casa”, é o pilar de sustentação do modelo de negócios de MBLY3. Com a ciência de dados, a empresa consegue criar uma experiência de compra individualizada para cada cliente. 

Ao RadioCash, o CEO da Mobly diz quais são as duas tecnologias que mais fazem diferença quando o assunto é conversão para vendas: uma delas é a de realidade aumentada, que permite ao usuário enxergar o produto integrado ao ambiente, e a outra é a ferramenta de busca por imagens, no qual o consumidor pode buscar por itens semelhantes àqueles tirados do Google ou do Pinterest, por exemplo. 

Depois do IPO, quais são os próximos passos de MBLY3?

Depois de realizar sua oferta pública de ações em fevereiro de 2021, a Mobly agora “deixou de ser um bebê e virou uma empresa de verdade”, como afirma seu sócio-fundador. Noda diz que o IPO criou um novo cenário para a empresa, que agora pode colocar toda a estratégia em prática, com menos preocupações em relação ao capital. 

“O IPO nos permitiu atacar muitas frentes que a gente queria atacar ao mesmo tempo e isso acelera muito o desenvolvimento do negócio” ‒ Victor Noda, CEO da Mobly.

No podcast, o CEO afirma que não quer focar tanto na queda no preço das ações de MBLY3 desde o IPO. “A gente entregando o que a gente prometeu e evoluindo o modelo de negócios, o crescimento, a rentabilidade e a confiança dos investidores no negócio voltam”, diz.

Home24 e a relação com os controladores

O e-commerce europeu Home24 é o controlador da Mobly em termos de participação, com 51% do negócio, como explica Victor Noda. O CEO diz que a relação entre as empresas é de bastante autonomia: “eles nunca tentaram influenciar o negócio, até porque eles entendem que o mercado brasileiro é completamente diferente daquilo que eles têm na Alemanha.”

O CEO explica que existe um board, composto por por dois membros da Home 24, dois dos fundadores da Mobly e dois membros independentes, que visa sempre tomar decisões tendo a operação local como prioridade. “[Isso] deu pros nossos investidores locais essa segurança de que o negócio está sempre visando o melhor daqui”, diz Noda.

Quer conferir o papo na íntegra? Dê play abaixo ou procure por RadioCash na sua plataforma de podcasts preferida:

Compartilhe

Aperta o play!

Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na ‘eleição’ das bolsas?

3 de setembro de 2022 - 8:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Matheus Spiess, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, para comentar sobre o que esperar para as bolsas brasileiras e americanas daqui para frente

Aperta o play!

Foi dada a largada da corrida maluca: começou a campanha eleitoral, mas isso afeta mesmo os seus investimentos?

20 de agosto de 2022 - 8:00

Na última edição do podcast Touros e Ursos, como a campanha eleitoral pode afetar seus investimentos, Nubank, IRB, entre outros destaques da semana

DÊ O PLAY!

Fim do bear market e a hora do varejo: no Market Makers, as expectativas da Encore e da Versa para a bolsa

11 de agosto de 2022 - 18:44

João Luiz Braga, da Encore, e Luiz Alves Junior, da Versa, foram os convidados do Market Makers na semana, passando suas visões para a bolsa

ELEIÇÕES 2022

A era dos podcasts: depois de Bolsonaro no Flow, será a vez de Lula com Anitta no Pod Delas?

9 de agosto de 2022 - 12:06

O ex-presidente disse em áudio que está “morrendo de vontade de participar e poder discutir um pouquinho o problema do Brasil, das mulheres, das crianças”

aperte o play!

Onde investir com o fim da alta dos juros no Brasil: com a Selic chegando ao topo, é hora de mudar algo na carteira?

6 de agosto de 2022 - 7:00

No podcast Touros e Ursos da semana, o debate é sobre como ajustar a carteira de investimentos ao fim do ciclo de alta dos juros, que se já não chegou, está realmente muito perto

DÊ O PLAY!

Uma nova bolha de tecnologia está estourando? O podcast Touros e Ursos desta semana traz a resposta

23 de julho de 2022 - 7:11

Ações de tecnologia amargam perdas intensas em 2022 — nem mesmo as big techs escapam. Veja as perspectivas para esses papéis no curto prazo

APERTE O PLAY!

Investimento numa hora dessas? Sim! De renda fixa a ações, de FIIs a criptomoedas, saiba onde investir no segundo semestre

9 de julho de 2022 - 9:30

O momento macroeconômico é difícil e pode ser que você tenha menos recursos para investir do que antes, mas ainda assim existem oportunidades. No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre elas

skin in the game

Como os criadores do podcast Stock Pickers querem fazer a cabeça do mercado com o Market Makers

25 de junho de 2022 - 14:36

Em parceria com a Empiricus, Thiago Salomão e Renato Santiago lançam novo podcast e querem começar clube de investimentos

Aperta o play!

Todos contra a Petrobras: pressões sobre a estatal transformaram as ações PETR3 e PETR4 em maus investimentos?

25 de junho de 2022 - 7:00

Após última alta nos preços dos combustíveis, governo intensificou a pressão sobre a petroleira, o que pesou sobre os papéis e também sobre o Ibovespa

Aperta o play!

O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)

11 de junho de 2022 - 9:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar