🔴 [EDIÇÃO SPECIAL] ONDE INVESTIR DEPOIS DO COPOM? VEJA AQUI

Cotações por TradingView
Leonardo Rubinstein Cavalcanti
Podcast Mesa Pra Quatro

De corretor de investimentos a árbitro e comentarista de futebol: conheça a trajetória de Arnaldo Cézar Coelho

O ex-árbitro e ex-comentarista de futebol é o convidado do podcast Mesa Pra Quatro. Ele conta como sua mãe influenciou a investir em imóveis e fala sobre a sua trajetória no mercado financeiro, um lado que poucos conhecem – confira agora

Arnaldo Cézar Coelho
Arnaldo Cézar Coelho é o enttrevistado deste episódio do Mesa Pra Quatro - Imagem: https://nossopalestra.com.br/

Arnaldo Cézar Coelho é uma personalidade conhecida no mundo do futebol. O que poucos sabem é que o ex-comentarista, famoso por comentar jogos na Rede Globo, muitos deles ao lado de Galvão Bueno, tem mais de quarenta anos de carreira no mercado financeiro, uma história paralela também de sucesso.

Ele participou do Mesa Pra Quatro, o podcast da Empiricus conduzido pelo CEO da casa Caio Mesquita, o ator Dan Stulbach e o consultor financeiro Teco Medina. A conversa foi longa, super interessante e abordou esses e muitos outros assuntos. 

Confira os melhores momentos:

Influenciado pela mãe - “A regra dela era essa, a regra é clara”, diz Arnaldo

Sobre seu lado de investidor, o ex-árbitro conta que tudo começou quando sua mãe, judia, o aconselhou a comprar um apartamento. Segundo ela, o melhor caminho seria um imóvel na planta, normalmente mais em conta, algo que valia muito a pena. 

“Minha mãe dizia: Arnaldo, compre um apartamento na planta, você se arrepende do que vende, não se arrepende do que compra. A regra dela era essa. A regra é clara", conta Arnaldo

Ele diz que chegou a passar sufoco com essa compra: "Comprei o apartamento e era uma droga porque era obra sob uma administração péssima, não tinha o preço fechado.  Ainda tinha o seguinte: a mensalidade era pouca, mas o pagamento semestral era muito alto”, diz Arnaldo. Naquela época, ele atuava como professor de educação física.

Para conseguir pagar pelo imóvel, o ex-comentarista diz que seu irmão, que era auxiliar no pregão de uma corretora, sugeriu que ele fosse comprar letra de câmbio no Banco Safra localizado no segundo andar do prédio onde trabalhava.

O cartaz exposto na fachada do Banco informava: “letra de câmbio com vencimento de seis em seis meses”. Foi nesse momento que a vida no mercado financeiro de Arnaldo Cézar Coelho começou.

Depois de um tempo frequentando o banco e comprando letras de câmbio, Arnaldo conta que foi chamado para ser um agente autônomo.

“O senhor Lemos, botafoguense, que batia papo de futebol, me fez a proposta: seu Arnaldo, você é bom de conversa, gosta de futebol, gosta de samba, carioca, vem ser agente autônomo", conta Arnaldo.

Um tempo depois, o chamaram para ser representante da área comercial de open market da corretora Multiplic: “Era um negócio qu e ninguém entendia, e eu não entendia o que era aplicar o dinheiro do caixa das empresas no overnight”.

Ele ressalta que, nessa  área, começou a aprender e logo se tornou gerente comercial e, depois, chegou ao cargo de diretor comercial. Tudo isso enquanto apitava jogos de futebol às quartas-feiras e aos domingos.

“O futebol era a grande vitrine. Eu ia apitar em Rio Grande do Sul e ia visitar o Banco do Estado, visitava a Fundação do Estado e outros clientes. E trazia tudo para a corretora que chamava-se Multiplic, que depois virou um Banco.” explica Arnaldo.

Após a corretora se transformar em um banco, ele foi chamado para trabalhar em São Paulo, mas devido a diversos fatores pessoais resolveu ficar no Rio de Janeiro. Mas, quem acha que esse foi o fim da trajetória de Arnaldo Cézar Coelho no mercado financeiro se engana.

Fundar uma distribuidora de valores? Pode isso, Arnaldo?

Não só pode, como aconteceu. Após recusar a proposta de trabalho em São Paulo, Arnaldo decidiu abrir sua própria distribuidora de valores.

Ele conduziu o negócio por 20 anos. A distribuidora especializada em operações com derivativos chamava-se Liquidez, e foi comprada em 2008 pelo grupo financeiro britânico BGC. Hoje, a distribuidora ainda funciona e chama-se BGC Liquidez.

“Montei uma empresa com oito funcionários, essa empresa durou vinte anos, eu vendi e, hoje, chama-se BGC liquidez, terminou com cento e cinquenta funcionários e fazia mercados futuros, não é bolsa de valores, fazia mercado futuro”, explica Arnaldo.

Ele conta, com orgulho, que sua distribuidora chegou a ser ranqueada em segundo lugar na lista feita pela BM&F. Quando perguntavam como ele havia conseguido, ele respondeu que era versátil:

“Eu digo que sei tomar conta e é o que eu fazia no futebol. Eu sei dirigir, eu sei motivar, e eu sei partir para outros negócios”, afirma.

A história de Arnaldo Cézar Coelho, que hoje tem 78 anos, vai muito além do futebol, seu sucesso no mercado financeiro é uma prova disso. O ex-comentarista fala sobre diversos assuntos e prende a atenção de todos neste episódio de Mesa Pra Quatro. Para ouvir o bate-papo completo, clique abaixo:

Compartilhe

Aperta o play!

Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na ‘eleição’ das bolsas?

3 de setembro de 2022 - 8:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, recebemos Matheus Spiess, analista da Empiricus e colunista do Seu Dinheiro, para comentar sobre o que esperar para as bolsas brasileiras e americanas daqui para frente

Aperta o play!

Foi dada a largada da corrida maluca: começou a campanha eleitoral, mas isso afeta mesmo os seus investimentos?

20 de agosto de 2022 - 8:00

Na última edição do podcast Touros e Ursos, como a campanha eleitoral pode afetar seus investimentos, Nubank, IRB, entre outros destaques da semana

DÊ O PLAY!

Fim do bear market e a hora do varejo: no Market Makers, as expectativas da Encore e da Versa para a bolsa

11 de agosto de 2022 - 18:44

João Luiz Braga, da Encore, e Luiz Alves Junior, da Versa, foram os convidados do Market Makers na semana, passando suas visões para a bolsa

ELEIÇÕES 2022

A era dos podcasts: depois de Bolsonaro no Flow, será a vez de Lula com Anitta no Pod Delas?

9 de agosto de 2022 - 12:06

O ex-presidente disse em áudio que está “morrendo de vontade de participar e poder discutir um pouquinho o problema do Brasil, das mulheres, das crianças”

aperte o play!

Onde investir com o fim da alta dos juros no Brasil: com a Selic chegando ao topo, é hora de mudar algo na carteira?

6 de agosto de 2022 - 7:00

No podcast Touros e Ursos da semana, o debate é sobre como ajustar a carteira de investimentos ao fim do ciclo de alta dos juros, que se já não chegou, está realmente muito perto

DÊ O PLAY!

Uma nova bolha de tecnologia está estourando? O podcast Touros e Ursos desta semana traz a resposta

23 de julho de 2022 - 7:11

Ações de tecnologia amargam perdas intensas em 2022 — nem mesmo as big techs escapam. Veja as perspectivas para esses papéis no curto prazo

APERTE O PLAY!

Investimento numa hora dessas? Sim! De renda fixa a ações, de FIIs a criptomoedas, saiba onde investir no segundo semestre

9 de julho de 2022 - 9:30

O momento macroeconômico é difícil e pode ser que você tenha menos recursos para investir do que antes, mas ainda assim existem oportunidades. No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre elas

skin in the game

Como os criadores do podcast Stock Pickers querem fazer a cabeça do mercado com o Market Makers

25 de junho de 2022 - 14:36

Em parceria com a Empiricus, Thiago Salomão e Renato Santiago lançam novo podcast e querem começar clube de investimentos

Aperta o play!

Todos contra a Petrobras: pressões sobre a estatal transformaram as ações PETR3 e PETR4 em maus investimentos?

25 de junho de 2022 - 7:00

Após última alta nos preços dos combustíveis, governo intensificou a pressão sobre a petroleira, o que pesou sobre os papéis e também sobre o Ibovespa

Aperta o play!

O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)

11 de junho de 2022 - 9:30

No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies