“Jamais comprarei ações de qualquer empresa que venda alimentos ultraprocessados”, afirma Rita Lobo em novo episódio do Mesa pra Quatro
Em conversa com Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita, a apresentadora e empresária fala sobre sua trajetória profissional e sua missão de melhorar a alimentação dos brasileiros. Confira no Mesa pra Quatro, podcast da Empiricus

Rita Lobo construiu uma estrutura de negócios única em seu ramo. A partir de sua paixão pela cozinha, ela criou o site Panelinha, o programa Cozinha Prática na GNT e um canal no Youtube. Além disso, tornou- se influenciadora, bombou suas redes sociais, editou livros e ministrou cursos em parceria com o SENAC.
No episódio #5 do podcast Mesa pra Quatro, a apresentadora conversou com Dan Stulbach, Teco Medina e Caio Mesquita sobre sua trajetória profissional, seus empreendimentos e sua vontade de transformar a relação das pessoas com a comida.
Ouça o episódio completo dando play abaixo ou procurando por “Mesa pra Quatro Empiricus” na sua plataforma de podcasts favorita:
Rita Lobo não pretendia trabalhar com cozinha
Por incrível que pareça, Rita Lobo aprendeu a cozinhar quase aos 20 anos. “Antes disso, eu mal sabia fritar um ovo”, conta ela aos apresentadores. Para ela, foi uma surpresa quando de fato aprendeu a cozinhar.
Após uma curta carreira como modelo, no qual passou três anos fazendo trabalhos esporádicos, Lobo ficou uma temporada em Nova York, fazendo um curso de culinária. Ela não tinha pretensões de trabalhar na área, apenas achou que seria uma habilidade interessante para a vida adulta.
Mas acabou surpreendida pelos rumos que sua vida tomou.
Leia Também
Ibovespa vs. S&P 500: quem ganha na 'eleição' das bolsas?
Quando retornou ao Brasil, tornou-se colunista da Folha e depois montou um restaurante em São Paulo, o “Oriental”, no qual servia pratos de diferentes culinárias orientais. O restaurante teve vida curta porque o negócio de Rita era muito mais sobre cozinha doméstica do que conquistar uma estrela Michelin.
Eis que Lobo foi convidada para fazer um site de dicas gastronômicas, na época em que os negócios digitais ainda engatinhavam. Mas a ideia de recomendar restaurantes não a agradava. Ela viu que sua vontade era outra: ter um site de receitas. Foi aí que surgiu o Panelinha.
O comprometimento com a alimentação saudável
21 anos depois, o Panelinha se tornou muito mais que um site. “O meu negócio não era o site e, sim, o assunto”, relata. E a temática sendo explorada através dos vídeos, livros, cursos e programas televisivos que o nome Rita Lobo se transformou em uma referência quando o assunto é culinária prática e saudável.
“Sempre a motivação é levar as pessoas para a cozinha para que elas possam não só se alimentar melhor, mas viver melhor”, conta Rita Lobo sobre o ponto em comum dos seus projetos.
O comprometimento com a alimentação saudável passa por outras esferas no negócio de Rita. “O Panelinha não é uma ONG, mas é uma empresa com muitos propósitos”, diz. A empresária não trabalha com nenhum tipo de marca de ultraprocessados, apesar deste segmento investir bastante em publicidades no mercado em que o Panelinha atua. Quando perguntada sobre investimentos, Lobo é categórica ao afirmar:
“Jamais comprarei ações de qualquer empresa que venda ultraprocessados” ‒ Rita Lobo, no Mesa pra Quatro
No podcast, a apresentadora ainda fala sobre como a economia doméstica está relacionada diretamente à alimentação saudável: “Em uma casa, nada é mais sustentável do que você fazer a comida em vez de comprá-la. Melhor para saúde, meio ambiente e bolso.”
Ela destaca que a dieta brasileira, representada simbolicamente pelo “PF clássico”, é potente nutricionalmente e bem mais barata do que as dietas de muitos outros países, que costumam ser copiadas.
Educação financeira recebida na infância ajudou Rita Lobo a administrar melhor seu negócio
No Mesa pra Quatro #5, Rita Lobo comenta que, desde cedo, teve educação financeira em casa. Na infância, seu pai criou uma espécie de banco imaginário para ensinar os filhos sobre a importância de poupar. Hoje, Lobo ainda mantém essa característica de poupadora, sendo até mesmo “mão de vaca” como ela própria diz: “Não tenho um perfil de investidor conservador, sou mão de vaca. É diferente”.
Sua consciência financeira fez com que sua empresa crescesse de maneira sustentável. Hoje, o Panelinha se tornou um praticamente um ecossistema, no qual Rita tem bastante protagonismo nas decisões administrativas e editoriais. “Gosto de dizer como as coisas têm que ser feitas e gosto de ser a pessoa que aprova”, conta.
Este perfil empreendedor de Lobo, por vezes, pode passar despercebido. Mas a convidada do Mesa pra Quatro é certamente muito mais do que uma ex-modelo que virou apresentadora de TV. “Eu sou uma pessoa insatisfeita e inquieta [...] Estou sempre pensando no próximo passo”, diz.
No podcast, Rita Lobo também comentou sobre a insegurança alimentar que afeta muitos brasileiros na pandemia e sobre seus posicionamentos políticos. Por fim, a apresentadora deu sua opinião sobre a indústria de ultraprocessados veganos e programas de competição culinária.
Você pode conferir o papo completo dando play abaixo ou procurando por “Mesa pra Quatro Empiricus” na sua plataforma de podcasts favorita:
Uma nova bolha de tecnologia está estourando? O podcast Touros e Ursos desta semana traz a resposta
Ações de tecnologia amargam perdas intensas em 2022 — nem mesmo as big techs escapam. Veja as perspectivas para esses papéis no curto prazo
Investimento numa hora dessas? Sim! De renda fixa a ações, de FIIs a criptomoedas, saiba onde investir no segundo semestre
O momento macroeconômico é difícil e pode ser que você tenha menos recursos para investir do que antes, mas ainda assim existem oportunidades. No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre elas
Como os criadores do podcast Stock Pickers querem fazer a cabeça do mercado com o Market Makers
Em parceria com a Empiricus, Thiago Salomão e Renato Santiago lançam novo podcast e querem começar clube de investimentos
Todos contra a Petrobras: pressões sobre a estatal transformaram as ações PETR3 e PETR4 em maus investimentos?
Após última alta nos preços dos combustíveis, governo intensificou a pressão sobre a petroleira, o que pesou sobre os papéis e também sobre o Ibovespa
O fim está próximo? Banco Central pode elevar juros pela última vez na próxima semana. Saiba o que esperar (e o que pode dar errado)
No podcast Touros e Ursos desta semana, discutimos o fim de algumas eras: do ciclo de aperto de juros no Brasil, do crescimento econômico americano e da existência da Eletrobras como estatal
O voo do dragão está perto do fim? O podcast Touros e Ursos discute o futuro da inflação e dos juros no mundo
A inflação no Brasil e nos EUA continua bastante pressionada, mas o pior pode ter passado — o que tende a aliviar o front dos juros
O pássaro na mão do Elon Musk vale tanto assim? O que a aquisição do Twitter revela para o futuro da plataforma
No podcast Touros e Ursos desta semana, falamos sobre a compra do Twitter pelo bilionário Elon Musk e o futuro da plataforma
O dragão da inflação continua furioso – veja como proteger seus investimentos das chamas
No podcast Touros e Ursos desta semana, os melhores investimentos para se proteger da inflação no momento
A terceira via nas eleições está morta?
A desistência de Sergio Moro e o vaivém de João Doria movimentaram a terceira via na semana e são o tema da última edição do podcast Touros e Ursos
Brasil, o paraíso dos rentistas: com juros em alta, é hora de fugir da bolsa e se proteger na renda fixa?
Juros altos também abrem oportunidades de ganhar dinheiro, mesmo (e talvez principalmente) para quem só consegue poupar uma quantia pequena. Ouça no podcast Touros e Ursos desta semana
O PIB ainda pulsa – o que esperar para os investimentos?
Crescimento brasileiro surpreendeu em 2021, mas o que deve acontecer neste ano? E como isso afeta o seu bolso? Esse é o tema do podcast Touros e Ursos desta semana
Rússia invade a Ucrânia e quem ganha é o Brasil? Entenda como a crise no leste europeu afeta seus investimentos
Tensões entre os dois países estão menos distantes do seu bolso do que você imagina. Este é o tema do podcast Touros e Ursos desta semana
O dragão está à solta: quem segura a inflação? De onde vem e para onde vai a alta generalizada dos preços no mundo
A inflação castiga não só o Brasil, mas todo o mundo. De onde vem a pressão nos preços, o que os bancos centrais estão fazendo e o que esperar daqui para frente? Este é o tema do podcast Touros e Ursos desta semana
Vai ter Disney? Podcast Touros e Ursos debate os motivos da queda do dólar e debate sobre o que esperar para a moeda
Janeiro terminou com bolsa em alta e dólar em queda para R$ 5,30, por entrada de recursos estrangeiros no país. Mas por que o gringo voltou? E esse movimento vai continuar?
Com a Selic acima de 10%, quais os próximos passos do BC? O podcast Touros e Ursos debate o futuro da taxa de juros
No podcast Touros e Ursos desta semana, a equipe do SD discutiu o cenário para a Selic e o BC em 2022. Até onde o Copom vai subir os juros?
A bolsa ainda pulsa, mas será um último suspiro? O podcast Touros e Ursos discute o cenário para o Ibovespa
No programa desta semana, a equipe do Seu Dinheiro discute o cenário para o Ibovespa e os motivos que fazem a bolsa brasileira subir
Dólar, real ou bitcoin: Quem vence a “eleição cambial” de 2022?
O que esperar da moeda norte-americana em relação ao nosso real? Será que o melhor a fazer em meio a tanta incerteza é investir em bitcoin e criptomoedas?
‘Netflix (NFLX34) está claramente jogando para ganhar’: ações da plataforma ganham destaque após produções de sucesso global
Podcast Touros e Ursos: quem ganha a disputa entre bolsa e renda fixa em 2022?
Em meio à turbulência econômica e política, os repórteres do Seu Dinheiro discutem o cenário para bolsa e renda fixa no podcast Touros e Ursos
Saldo pode ser melhor para a Bolsa em 2022, mesmo com eleições, diz João Luiz Braga, sócio e analista da Encore Asset Manegement
O sócio-fundador e analista da gestora Encore Asset, tem olhar um positivo para economia em 2022 e disse estar otimista com relação ao mercado financeiro no ano das eleições.