Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-09-13T19:40:27-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
reajuste de carteira

As ações para investir com a alta da inflação, segundo o Itaú BBA

Banco emitiu um relatório apontando oportunidades nos setores de agronegócio e alimentos e bebidas— segmentos que representam 20% da composição do IPCA

13 de setembro de 2021
19:26 - atualizado às 19:40
Carrinhos de supermercado subindo com a alta dos preços
Imagem: Shutterstock

Dólar alto, elevação do preço das commodities e, mais recentemente, crise hídrica colocam a inflação como vilã do consumidor brasileiro e demandam um reajuste na carteira de quem investe no país.

A renda fixa tem opções, como a de títulos que pagam uma taxa prefixada mais a variação de um índice de preços. Mas e para além desses investimentos mais seguros?

A equipe do Itaú BBA emitiu um relatório apontando oportunidades no mercado de ações, com os setores de agronegócio e alimentos e bebidas — segmentos que representam 20% da composição do IPCA, o principal índice de inflação do Brasil.

No setor agro, o banco aponta que a produtora de soja, milho e algodão SLC (SLCE3) e o grupo sucroenergético São Martinho (SMTO3) como empresas que têm boa alocação de capital e uma política de hedge (proteção) que garantem resultados positivos pelos próximos dois anos.

Por que as ações de SLC (SLCE3) e São Martinho (SMTO3)

Para os analistas do Itaú BBA, os produtores agrícolas compensaram os impactos na quebra das safras com preços maiores, acima até da inflação. "Isso ficou ainda mais acentuado em players da região Centro Oeste, que foram menos afetados pelo contexto da seca e atraso das chuvas."

Segundo o banco, SLC (SLCE3) deve se beneficiar dos altos preços das commodities (principalmente soja, milho e algodão) em 2021 e 2022.

"Para o segundo semestre de 2021, esperamos uma forte geração de caixa devido à sazonalidade de resultados, e para 2022 acreditamos que a companhia sustente margens favoráveis, apesar da pressão de custos devido à inflação de insumos agrícolas, como fertilizantes e defensivos".

Na avaliação do Itaú BBA, na São Martinho (SMTO3) os altos preços de etanol seguem como o principal fator dos fortes resultados apresentados pela companhia. "Esperamos margens altas durante o restante da safra 2021/22 (que se encerra em Março/22)".

Para a safra 22/23, a companhia pode sofrer com menores níveis de produtividade devido às recentes geadas e apresentar margens menores quando comparadas às da safra corrente, por conta de pressão de custos de insumos além da menor produtividade, segundo os analistas.

Por outro lado, os preços de açúcar e etanol devem se sustentar em patamares altos, disse o Itaú BBA.

Menos inflação, mais dólar: JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3)

Em uma outra ponta, de menor correlação com cenário local, o Itaú BBA fala nas ações da JBS (JBSS3) e Marfrig (MRFG3), por conta do "bom momento operacional".

"As duas empresas têm exposição relevante ao mercado de gado americano, indústria que tem se destacado positivamente no setor de alimentos & bebidas", diz trecho do relatório.

A dinâmica é fruto da paralisação das plantas de frigoríficos em 2020, em meio à pandemia, quando houve redução nos abates e formação de estoque de gado.

Ao longo de 2021, a expectativa dos analistas é de que os preços de gado continuem comprimidos devido ao ainda elevado nível de oferta de gado no país.

Para os dois frigoríficos, o preço de gado é o componente mais importante da formação de custos, possibilitando que as empresas entregassem boas margens operacionais e geração de caixa robusta, lembra o Itaú BBA.

"A geração de caixa em termos dolarizados é outro fator que sustenta a nossa visão positiva para esses dois papéis. A grande maioria das operações da JBS e Marfrig são nos EUA, e aproximadamente 95% e 90% dos lucros operacionais dessas empresas são gerados na região, respectivamente".

Itaú BBA, em relatório

Dada a alta exposição à uma moeda forte, as duas empresas podem apresentar mais resiliência nos resultados tendo em vista a recente volatilidade do cenário brasileiro, disse o banco.

"Enxergamos esses papéis como tendo uma menor correlação com o cenário doméstico, tanto na exposição geográfica das companhias, mas também na moeda funcional dos lucros operacionais das empresas".

VÍDEO: Amazon (AMZO34) e Alpargatas (ALPA4): hora de comprar? 

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

seu dinheiro na sua noite

Costurando uma saída

Não faz muito tempo que usei este mesmo espaço para lembrá-lo de como o mercado não gosta de incertezas e a falta de uma leitura clara sobre o futuro acaba prejudicando os negócios na B3. O dia de hoje veio para provar que, mesmo em meio às incertezas, ter uma noção mais clara do caminho que […]

carreira e diversidade

Magazine Luiza abre inscrições para 2º programa de trainees exclusivo para pessoas negras

Programa aceita candidatos formados entre dezembro de 2018 e dezembro de 2021, em qualquer curso superior; fluência em língua inglesa e experiência profissional não fazem parte dos pré-requisitos

pós-brumadinho

Vale (VALE3) muda alto escalão e tenta reforçar discurso ESG

Luciano Siani Pires, que desde 2012 ocupa posição de vice-presidente finanças e RI, assumirá a vice-presidência de estratégia e transformação de negócios, cargo criado em março pela mineradora

Troca de comando

Gustavo Raposo renuncia ao cargo de presidente da Transpetro, subsidiária da Petrobras (PETR4); sucessor já foi escolhido

Com a saída de Raposo, o conselho da empresa deverá deliberar sobre a nomeação do atual diretor de Serviços para o comando

atenção, acionista

Dividendos: WEG (WEGE3) paga R$ 86,8 milhões em juros sobre capital próprio

Valor líquido é de R$ 0,017 por ação; terão direito aos proventos acionistas na base em 24 de setembro, segundo a companhia

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies