IPCA + 7,5%: receba esta e outras ofertas ‘premium’ de renda fixa no WhatsApp; clique aqui

Cotações por TradingView
2021-08-25T16:28:08-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Diretor de redação do Seu Dinheiro. Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA, trabalhou nas principais publicações de economia do país, como Valor Econômico, Agência Estado e Gazeta Mercantil. É autor dos romances O Roteirista, Abandonado e Os Jogadores
Lavada nos bancões

Nubank, Inter e PagBank vencem bancos em ranking de satisfação de clientes

Sem grandes surpresas, Nubank lidera em NPS, indicador que mede a propensão de um usuário recomendar o serviço para um amigo

25 de agosto de 2021
14:18 - atualizado às 16:28
Cartões das fintechs Nubank e Inter sobre notas de real
Fintechs como Nubank e Inter receberam notas bem melhores que os bancões Imagem: Shutterstock

As novas empresas de tecnologia financeira (fintechs), como o Nubank, vão ser bem sucedidas em ganhar mercado dos bancos tradicionais? Para chegar a uma resposta, os analistas do BTG Pactual decidiram comparar como anda a satisfação dos clientes das principais instituições.

A métrica usada na avaliação foi o chamado NPS (sigla em inglês para Net Promoter Score), uma metodologia que indica a propensão de um usuário recomendar o serviço para um amigo.

Alguns bancos já divulgam o seu NPS nos resultados trimestrais, mas o BTG decidiu se basear em um levantamento feito pela SoluCX. A consultoria entrevistou mais de 8 mil usuários de sete bancos e fintechs — Itaú Unibanco, Bradesco, Santander, Banco do Brasil, Nubank, Inter e PagBank.

A conclusão você provavelmente já conhece. As fintechs dão uma lavada no bancões quando o assunto é satisfação dos clientes. As três primeiras posições no ranking de NPS são ocupadas justamente por Nubank, Inter e PagBank.

Já a lanterna ficou com o Banco do Brasil. Na disputa particular entre os grandes bancos, quem se saiu melhor foi o Itaú. Confira a seguir a pontuação de cada instituição:

  1. Nubank - 69.4
  2. Banco Inter - 52.6
  3. PagBank - 44.6
  4. Itaú - 34.8
  5. Bradesco - 27
  6. Santander - 26.5
  7. Banco do Brasil - 13.2

Para os analistas do BTG, embora o NPS não seja uma métrica de valor, pode indicar a propensão de uma companhia ganhar ou perder mercado. “Uma empresa com um NPS significativamente maior do que os concorrentes será aquela que registrará ganhos de participação”, escreveram em um relatório para clientes.

Leia também:

Prêmio de consolação contra as fintechs

Embora contem com uma percepção melhor dos clientes, as fintechs ainda saem perdendo dos bancos tradicionais quando o assunto é reconhecimento da marca. Itaú, Bradesco e Santander são líderes nesse quesito, enquanto o Inter aparece como o menos conhecido.

  1. Itaú - 83.50%
  2. Bradesco - 79.20%
  3. Santander - 74.90%
  4. Banco do Brasil - 67.90%
  5. Nubank - 64.20%
  6. PagBank - 44.60%
  7. Banco Inter - 34.30%

Na disputa pelo seu dinheiro, os bancos derrubaram as taxas do investimento em fundos de índice (ETF). Saiba no vídeo abaixo o que está por trás da estratégia:

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

MERCADOS HOJE

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais aguardam decisão de juros do Fed hoje; Ibovespa também acompanha Super Quarta

1 de fevereiro de 2023 - 7:14

RESUMO DO DIA: É chegada a Super Quarta! As respectivas decisões de juros dos Bancos Centrais norte-americano e brasileiro prometem movimentar os negócios. Enquanto o exterior digere os balanços da noite de ontem (31), o panorama doméstico acompanha o primeiro dia do ano judiciário e as eleições para as presidências da Câmara e do Senado.

LOTERIAS

Lotofácil e Quina acumulam; Mega-Sena pode pagar R$ 115 milhões hoje

1 de fevereiro de 2023 - 6:01

Mega-Sena está acumulada desde o sorteio da virada; Lotofácil e Quina também oferecem prêmios milionários nesta quarta-feira

maus ventos

O Brasil vai acabar? Inflação pode deixar de responder ao BC se Lula conseguir mudar meta, dizem gestores

31 de janeiro de 2023 - 21:24

Rodrigo Azevedo, da Ibiuna, e Felipe Guerra, da Legacy, estão com visão pessimista para o Brasil

DIA 31

Está confirmado: Lula vai para os EUA no dia 10 de fevereiro — veja o que ele vai discutir com Biden

31 de janeiro de 2023 - 20:06

Enquanto o encontro não chega, o petista tentou acalmar os ânimos dos investidores — que seguem desconfiados em relação à responsabilidade fiscal do novo governo

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Ibovespa sobe em meio ao caos de um interminável janeiro; o que afeta a bolsa nos próximos dias?

31 de janeiro de 2023 - 18:57

Veja tudo o que movimentou os mercados nesta terça-feira, incluindo os principais destaques do noticiário corporativo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies