2021-09-28T20:39:05-03:00
Kaype Abreu
Kaype Abreu
Formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Colaborou com Estadão, Gazeta do Povo, entre outros.
estatal do RS

Privatização da Corsan, com IPO na B3, terá assessoria do BNDES

Primeiro serviço prestado pelo banco deve ser o de fornecer metodologia para seleção das instituições financeiras que coordenarão a abertura de capital

28 de setembro de 2021
20:34 - atualizado às 20:39
Estação de Tratamento de Água - ETA - Imagem: Corsan / Divulgação

A privatização da Corsan, estatal de saneamento do Rio Grande do Sul, terá assessoria do BNDES. A empresa informou nesta terça-feira (28) que firmou contrato com o banco de desenvolvimento.

O BNDES será assessor direto do acionista controlador, acompanhando todas as etapas necessárias para a execução do processo de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) e apoiando as tomadas de decisão.

O primeiro serviço prestado pelo banco deve ser o de fornecer metodologia e critérios técnicos para seleção das instituições financeiras que coordenarão o IPO. A companhia diz que pretende designar o coordenador líder e demais subscritores da oferta nas próximas semanas.

"O BNDES tem tido papel de referência e de liderança no setor de saneamento, tendo conduzido e estruturado importantes e bem-sucedidas operações de concessão à iniciativa privada, que movimentarão dezenas de bilhões de reais em investimentos no Brasil", disse a Corsan em comunicado.

Leia também sobre privatizações:

IPO da Corsan em fevereiro de 2022

A Corsan disse que trabalha com o objetivo de concluir o seu IPO na primeira semana de fevereiro de 2022. Após a oferta, o Estado do Rio Grande do Sul indica que restará com participação de cerca de 30% no capital. Com isso, o controle acionário ficará com os agentes privados.

A empresa planeja levantar R$ 1 bilhão em uma oferta primária. Os recursos serão destinados principalmente a obras e investimentos para universalização da coleta e do tratamento de esgoto no Rio Grande do Sul.

No último release de resultados, do segundo trimestre, a Corsan comentou que a oferta de ações capitalizará a companhia "para otimizar o patrimônio do Estado, e garantirá a execução de plano de investimentos" da empresa.

"Considerando as características da Corsan, temos convicção de que esse é o melhor modelo a ser adotado a fim de viabilizar os investimentos requeridos pelo Novo Marco do Saneamento Básico, para universalização dos serviços de água e esgoto”, disse Roberto Barbuti, diretor-presidente da empresa.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

SELEÇÃO DE ATIVOS

13º salário de 2021 cai na conta até amanhã! Veja onde investir se você tem perfil conservador

Consultamos especialistas e o veredito é unânime: no cenário atual o que não faltam são oportunidades, mesmo para os investidores menos inclinados ao risco

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)