Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-12-12T14:18:45-03:00
Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
O passo a passo

Enfim, juntas: como será a incorporação de Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) por Americanas S.A. (AMER3) e a união das bases acionárias na bolsa

Aprovada em assembleia, reorganização das companhias resultará numa única empresa, Americanas S.A., e apenas a ação AMER3 será negociada a partir do fim de janeiro

12 de dezembro de 2021
14:18
Fachada da Lojas Americanas (AMER3, LAME3 e LAME4))
Imagem: Wikipedia

Os acionistas das Lojas Americanas (LAME3 e LAME4) e de Americanas S.A. (AMER3) aprovaram, em assembleia geral extraordinária realizada na última sexta-feira (10), a incorporação da holding Lojas Americanas pela Americanas S.A., fruto da união operacional do varejo físico com a B2W.

Com isso, as bases acionárias das duas companhias na B3 serão unificadas, dando início, assim, ao processo de simplificação da estrutura do grupo empresarial, hoje um tanto confusa. As ações LAME3 e LAME4 deixarão de ser negociadas, restando apenas a ação AMER3.

A iniciativa já havia sido detalhada no plano divulgado pela Americanas no dia 3 de novembro. Agora, com a aprovação dos acionistas, inicia-se de fato o passo a passo para a unificação, cujos detalhes já foram definidos.

As ações LAME3 e LAME4 serão negociadas apenas até 21 de janeiro de 2022, uma sexta-feira. A partir do pregão de 24 de janeiro, segunda-feira, só os papéis AMER3 estarão disponíveis na bolsa.

Os detentores de papéis LAME3 e LAME4 atualmente terão suas ações substituídas por uma proporção de AMER3, e em alguns casos poderão optar por um reembolso em dinheiro.

Confira o calendário e os detalhes a seguir

A partir da próxima terça-feira (14), os detentores de ações ordinárias das Lojas Americanas (LAME3) que não tiverem votado favoravelmente à incorporação podem exercer seu direito de retirada.

Em outras palavras, poderão optar por não se tornarem acionistas de Americanas S.A. (AMER3), recebendo, assim, o reembolso correspondente à participação que receberiam em Americanas S.A. por força das ações LAME3 de que sejam, comprovada e ininterruptamente, titulares desde o dia 3 de novembro de 2021. Ações LAME3 adquiridas depois dessa data não dão ao detentor direito de retirada.

O prazo para o exercício desse direito vai até 13 de janeiro de 2022. Os acionistas dissidentes receberão R$ 5,49 por ação ordinária objeto do recesso. O pagamento será realizado no dia 21 de janeiro de 2022, último dia de negociação das ações LAME3 e LAME4.

Cada acionista das Lojas Americanas receberá, então, 0,188964 ação ordinária de Americanas S.A. (AMER3) para cada ação ordinária ou preferencial de Lojas Americanas de sua titularidade (LAME3 e LAME4). O crédito das ações ocorrerá no dia 26 de janeiro de 2022, mas elas já poderão ser negociadas por esses acionistas a partir do dia 24.

Para concluir esse processo e como resultado da incorporação, a Americanas emitirá 355.821.073 ações ordinárias AMER3.

Trio Lemann, Telles e Sicupira deixa o controle

Como consequência da reorganização, elimina-se o chamado "desconto de holding" das Lojas Americanas e aumenta-se a liquidez dos papéis da companhia resultante.

Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira deixam o controle da empresa, tornando-se apenas acionistas de referência, com 29,2% da Americanas.

Foi estabelecido ainda que, caso algum novo acionista atinja uma fatia de 15% na Americanas, ele obrigatoriamente deverá fazer uma oferta pública de aquisição (OPA) a todos os outros investidores da companhia.

A chamada poison pill, como é chamado esse mecanismo, tem, na prática, o objetivo de evitar que alguém rivalize com Lemann, Telles e Sicupira no posto de principais acionistas.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

CASOS DE FAMÍLIA

Elon Musk pega pesa pesado com o Twitter após integração de NFTs; veja o que o bilionário falou

Rede social passou a permitir que usuários do iOS, sistema da Apple, utilizassem os chamados tokens não fungíveis como fotos de seus perfis

Renda fixa

Nubank lança fundo para reserva de emergência que busca retorno entre 100% e 105% do CDI – mas tem uma pimentinha

Nu Reserva Imediata é o primeiro fundo de renda fixa da família Nu Reserva; embora seja de baixo risco, ele tem opção de investir em títulos privados

FIQUE DE OLHO

Agenda de indicadores: Inflação domina semana recheada de balanços de empresas de tecnologia em Wall Street; saiba o que esperar

Depois de uma semana em que o Ibovespa caminhou na contramão do mundo, inflação volta ao centro da agenda local na semana em que os EUA divulgam prévia do PIB de 2021

VAGAS ABERTAS

Empiricus e Seu Dinheiro lançam programa de trainee para redatores com alta chance de contratação; veja como participar

A ideia das empresas é atrair e treinar redatores de todo o país para atuar nas diferentes áreas que demandam por conteúdo dentro da maior publicadora de materiais financeiros do Brasil; empresa vai custear moradia em São Paulo para profissionais de outros estados

NOVATA NO PEDAÇO

XP anuncia novo acordo para criação de corretora em sociedade com escritórios de agentes autônomos

Os escritórios BRA e BS Investimentos são especializados no atendimento de clientes focados em renda variável e, juntos, possuem quase 90 mil clientes na rede da XP

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies