Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
novo normal

Como Locaweb, Citi e outras empresas preparam escritórios para o pós-pandemia

Dentre as principais mudanças, estão pontos de trabalho mais espaçados, dada a necessidade de distanciamento, e áreas de convívio social - com muito verde; saiba mais

Locaweb
Imagem: Divulgação / Locaweb

Há praticamente um consenso de que o trabalho híbrido será adotado por um grande número de empresas. Como haverá dias em que o trabalho será presencial, as companhias já começaram a preparar os escritórios para que eles sejam adequados para o "novo normal" no pós-pandemia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dentre as principais mudanças, estão pontos de trabalho mais espaçados, dada a necessidade de distanciamento, e áreas de convívio social - com muito verde.

Na empresa de tecnologia Locaweb, que ocupa um prédio no Morumbi, zona sul de São Paulo, a decisão de reformar, principalmente para tirar os carpetes, já tinha sido tomada antes da pandemia.

Com o home office que transformou a vida corporativa há um ano e meio, a empresa bateu o martelo e decidiu que a hora da reforma tinha chegado.

No entanto, a pandemia mostrou que a obra deveria abarcar novas necessidades que surgiram com a crise sanitária, que foram incorporadas ao projeto, comenta a diretora de gente e gestão da empresa, Simony Morais. "Decidimos por um ambiente mais descontraído e colaborativo", diz a executiva.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O retorno ao escritório, conta, ocorrerá com bastante cautela e de acordo com o avanço da vacinação dos funcionários. A ideia é ir levando os funcionários de volta aos poucos. "Vai demorar muito para termos o escritório cheio." Para aqueles que conheceram o novo escritório, o retorno tem sido positivo.

Leia Também

"SÃO CICLOS"

Fred Trajano não perdeu a humildade quando o Magalu disparou, agora não perde a serenidade com queda de 50%: “foge ao controle”

NEGÓCIO DE QUASE R$ 7 BILHÕES

Nasce a maior aposta da Suzano (SUZB3) fora da celulose: joint venture com Kimberly-Clark já tem nome, ‘pai’ da criança e até dívida bilionária

"Temos visto um encantamento em relação ao ambiente, um local onde eles gostam de estar", conta.

Mais espaços de convivência e colaborativos

A presidente da consultoria para o setor imobiliário Newmark, Marina Cury, afirma que há muitas empresas que miram uma mudança de configuração dos espaços. "Estão surgindo mais espaços de convivência e colaborativos. A sinergia entre as equipes é uma das grandes perdas com o trabalho 100% remoto", avalia.

Conforme a especialista, esse movimento de retrofit tem se concentrado em regiões onde o estoque de imóveis corporativos é mais antigo, caso da região da Avenida Paulista. Um desses exemplos é o do banco norte-americano Citi, que ocupa o mesmo prédio na avenida há 35 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De olho nas necessidades no pós-pandemia, o edifício foi todo remodelado e adequado a questões de distanciamento social e à sustentabilidade, mais uma demanda da sociedade e dos próprios funcionários. Também passou a contar com espaços compartilhados, além do reforço tecnológico, em salas de reuniões abastecidas para receber os clientes.

O investimento na reforma foi de R$ 150 milhões, conta Guilherme Mancin, chefe de recursos humanos da instituição financeira. "O Citi já vinha pensando no novo modelo de trabalho há uns três anos, e globalmente vinha se adaptando. A reforma do prédio veio nesse contexto", comenta Mancin.

O executivo da instituição financeira diz que, apesar de o trabalho remoto ser um sucesso, os funcionários já demonstram interesse em voltar ao escritório, mesmo que em apenas alguns dias da semana. "Eles perceberam que ter um lugar para trabalhar é bom e estão sentindo falta", comenta.

Pandemia acelerou processo

O presidente da BR Properties (que investe em imóveis comerciais), Martin Jaco, observa que uma mudança de perfil dos escritórios já vinha ocorrendo antes da pandemia, mas o processo acelerou. A demanda, segundo ele, é por escritórios mais flexíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre os destaques, segundo o executivo, estão as áreas externas dos edifícios, que estão agora sendo olhadas com atenção pelas empresas, com o pedido crescente por mais áreas verdes e jardins - e com móveis que possam servir para o trabalho na própria área externa.

Outra demanda nova é pela tecnologia "hands free" (mãos livres). Um exemplo é o maior uso do reconhecimento facial para acesso dos funcionários ao edifício, influência clara da pandemia.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
nestlé 30 de junho de 2026 - 16:18
Fachada loja João Pessoa (Valentida), do Grupo Mateus (GMAT3). 30 de junho de 2026 - 14:45
Imagem de indústrias petroquímicas da Braskem 29 de junho de 2026 - 19:36
Estátua do touro da B3 em frente à Bolsa de Valores de São Paulo, com expressão triste e lágrimas escorrendo dos olhos, acenando em gesto de despedida. 29 de junho de 2026 - 11:05
Logo da Cosan CSAN3 com gráfico de ações 29 de junho de 2026 - 10:06
Cartão do Nubank em um degrau branco. 28 de junho de 2026 - 11:29
Fachada de uma loja Americanas. É possível ver produtos da loja, vendedores e consumidores na lateral direita. 28 de junho de 2026 - 10:17
Floresta cortada por uma estrada de terra, vista de cima. Imagem da empresa Suzano. 27 de junho de 2026 - 15:30

VALE A PENA COMPRAR?

Qual ação da bolsa brasileira pode subir quase 80%, segundo o BTG?

27 de junho de 2026 - 15:30
Fábrica de cloro-soda da Braskem em Maceió 26 de junho de 2026 - 16:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar