Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-04-14T17:37:17-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Recuperação à vista?

EUA pisam fundo na vacinação e economia responde entre fevereiro e abril

Confira os destaques do Livro Bege para o período de imunização acelerada e fortalecimento dos gastos dos consumidores

14 de abril de 2021
17:21 - atualizado às 17:37
Economia EUA
Imagem: Shutterstock

O panorama para o futuro da economia dos Estados Unidos foi impulsionado pela aceleração nas campanhas de vacinação contra a covid-19 e é "mais otimista" do que em meses anteriores. É o que aponta a avaliação do Livro Bege, um sumário das condições econômicas norte-americanas publicado nesta quarta-feira (14) pelo Federal Reserve (Fed).

Por lá, a imunização anda a todo vapor e bateu mais um recorde no último domingo (11): 4,6 milhões de pessoas foram vacinadas em 24 horas. De acordo com um anúncio do presidente Joe Biden, todos os maiores de 18 anos estarão aptos a receberem as doses a partir da próxima semana.

Além disso, com o fortalecimento dos gastos dos consumidores, a atividade econômica acelerou para um ritmo moderado entre os meses de fevereiro e abril, e, como consequência, o cenário para serviços não financeiros, "no geral melhorou".

Com a vacinação e a redução de restrições de mobilidade dentro do país, fortaleceram-se também as perspectivas para o turismo e a demanda por lazer e hotelaria.

Inflação dá as caras

Se, por um lado, a economia voltou a aquecer, um temor conhecido dos brasileiros também apareceu no relatório: o nível de inflação acelerou levemente em cada um dos 12 distritos do banco central.

A publicação indica que, enquanto muitos distritos reportaram um aumento modesto nos preços, outros apresentaram altas mais robustas. Os custos de insumo aumentaram em todas as áreas desde o último relatório, em especial nos setores de manufatura, construção, varejo e transportes.

De acordo com a publicação, a alta nos preços foi parcialmente provocada por gargalos na cadeia de suprimentos, que, em alguns casos, foram exacerbados por problemas de ordem climática em meio ao inverno no hemisfério norte.

Houve ainda aumento generalizado nos preços de vendas, sem acompanhar, porém, os preços de custo. Segundo o documento, é esperado, a curto prazo, uma alta contínua nos preços.

Powell demonstra tranquilidade

Contudo, as previsões para a inflação não devem levar a alterações significativas na taxa básica de juros do país em um futuro próximo. Foi o que disse o presidente do Fed, Jerome Powell, durante participação em evento virtual do Clube Econômico de Washington.

O dirigente ressaltou que o ciclo de aperto monetário só começará quando a inflação estiver "moderadamente" acima de 2% "por algum tempo" e a recuperação do mercado de trabalho for "substancial". Powell, contudo, considera "altamente improvável" que esses resultados sejam alcançados antes de 2022.

Emprego também aquece

Falando nele, o mercado de trabalho dos EUA também acelerou no período e a maioria dos distritos reportou um aumento modesto a moderado no número de funcionários. Com o resultado, o documento classificou o sentimento geral de empregadores como "otimista".

Entre os setores mais beneficiados, o destaque ficou com a manufatura, construção, lazer e hotelaria. Houve ainda uma leve melhora nos salários pagos a trabalhadores, segundo relataram alguns contatos do Fed, além de índices menores de abstenção por conta da pandemia de covid-19.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Alta da Selic, bons números da Weg, IPO do Nubank e dividendos da Gerdau: veja o que marcou o mercado hoje

Há cerca de um mês, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que a autoridade não mudaria o “plano de voo” a cada novo dado da economia brasileira. Mas, veja só, a realidade obrigou a instituição a recalcular a rota: há pouco, o Copom elevou a Selic em 1,50 ponto percentual, ao […]

Referência em SP

Na corrida do setor de saúde, Rede D’Or (RDOR3) garante fôlego com a compra do Hospital Santa Isabel

O ativo está avaliado em R$ 280 milhões. Porém, conforme explica a empresa, seu endividamento líquido será deduzido na conta final da transação

Ser conservador compensa

Como ficam os seus investimentos em renda fixa com a Selic em 7,75%

Agora até a poupança ganha da inflação projetada. Veja como fica o retorno das aplicações conservadoras de renda fixa agora que o Banco Central elevou a Selic mais uma vez

MUDANÇA NOS JUROS

COMPARATIVO: Veja o que mudou no novo comunicado do Copom sobre a Selic

Veja o que ficou igual e o que mudou no comunicado do Copom a respeito da Selic; a taxa básica de juros foi elevada ao patamar de 7,75% ao ano

CRYPTO NEWS

Sobrevivendo aos altos e baixos do bitcoin: veja sete ensinamentos para os ciclos de criptomoedas

Manter a saúde mental e financeira é um desafio para os investidores do mundo cripto, especialmente em meio ao bull market atual

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies