🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Virada no jogo dos investimentos: Ibovespa apaga ganhos do ano e renda fixa renasce

21 de agosto de 2021
13:03 - atualizado às 13:57
juros real selic
Imagem: Shutterstock

A última semana foi marcada por uma série de acontecimentos simbólicos de uma virada nos mercados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No exterior, a crise no Afeganistão tem efeitos geopolíticos que podem afetar a dinâmica dos negócios no longo prazo, mas que desde já influenciam os preços das commodities.

Nos Estados Unidos, os dirigentes do Federal Reserve, o banco central americano, finalmente deram sinais mais claros de que as políticas de estímulo monetário, na forma da compra de ativos para injetar recursos na economia, já devem começar a arrefecer ainda neste ano.

Esses fatores se juntam às preocupações com a variante delta do coronavírus - que pode vir a fechar economias novamente -, à interferência de Pequim em empresas chinesas e no mercado de minério de ferro e a uma possível desaceleração do crescimento do gigante asiático, deixando os mercados globais ainda mais cautelosos.

No Brasil, não só as empresas de commodities sofreram com a queda dos preços do petróleo e do minério de ferro, como o mercado em geral sentiu o peso das nossas próprias crises internas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O risco fiscal não deu sinais de queda com todas as incertezas em torno da PEC dos Precatórios e do novo Bolsa Família, além de um novo adiamento da reforma do imposto de renda, sempre deixada para a “semana que vem”.

Leia Também

Afinal, qual será o destino do famigerado teto de gastos? E ainda vai sair alguma reforma neste governo? As eleições de 2022 já estão batendo à porta, e os riscos que os anos eleitorais costumam trazer já se fazem sentir.

As tensões políticas entre os poderes - ou melhor, o constante embate do presidente Jair Bolsonaro contra o Judiciário e o Legislativo - também não deram trégua. Pelo contrário, a semana terminou com Bolsonaro enviando ao Senado um pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com todo esse pano de fundo, o Ibovespa zerou os ganhos do ano e passou a acumular uma queda de 0,81% em 2021. O horizonte positivo para o setor de commodities ficou turvo, e com a inflação pressionada e o risco fiscal elevado, a alta nos juros futuros levou a renda fixa brasileira a renascer das cinzas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Jasmine Olga fez um resumo dos mercados na semana explicando em detalhes todos esses fatores que afetaram os mercados de bolsa, juros e câmbio nos últimos dias. E a seguir, você confere também as notícias mais importantes da semana e os destaques do Seu Dinheiro, caso tenha perdido alguma coisa.

1 - A renda fixa vive

Com a alta dos juros futuros, as taxas dos títulos públicos retornaram a patamares atrativos para o investidor. Para quem tinha saudades dos retornos de dois dígitos, um dos títulos prefixados negociados no Tesouro Direto voltou a render mais de 10% ao ano.

2 - O efeito Afeganistão nos seus investimentos

A retomada do Afeganistão pelo Taleban chocou o mundo no fim de semana passado. Mas além de ser uma crise humanitária e política de grandes proporções para aquele país, o acontecimento tem um peso geopolítico enorme, e pode ter efeitos nos mercados globais não só no curto prazo - sobre os preços das commodities - como também no longo prazo.

Estamos falando de um possível reequilíbrio de forças no mundo, com um enfraquecimento do poderio americano e um fortalecimento da China. O Matheus Spiess abordou a questão na sua coluna desta semana, onde falou sobre os possíveis efeitos da crise afegã para os investimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

3 - O futuro das locadoras de carros

As ações da Movida (MOVI3) ainda não retornaram aos patamares pré-pandemia, mas a empresa colheu bons frutos da crise. Sim, é verdade que a locação de carros tradicional foi negativamente afetada pelos lockdowns. Afinal, as pessoas circularam menos, e o turismo foi fortemente impactado.

Mas os novos hábitos que surgiram em 2020 trouxeram também novas oportunidades para as locadoras no segmento de carros por assinatura. O CEO da Movida, Renato Franklin, conversou com exclusividade com o Vinícius Pinheiro sobre o que ele chamou de “outro patamar” atingido pela companhia.

4 - Vem mais briga por aí?

O empresário Nelson Tanure já é conhecido no mercado como uma espécie de fermento Royal: onde ele aparece, o bolo cresce. Não digo isso pejorativamente, de maneira alguma. Tanure se especializou em uma atividade complicada: comprar grandes fatias de empresas, geralmente em estado pré-falimentar, para lucrar com o turnaround. Pela própria natureza da atividade, já dá para imaginar que é difícil fazer algo assim sem alguma dose de conflito.

Por isso mesmo, a imprensa especializada já espera boas histórias onde quer que o nome dele apareça. Nesta semana, Tanure adquiriu uma fatia relevante da empresa de medicina diagnóstica Alliar (AALR3), que já vinha sendo cobiçada pela Rede D’Or. O que já prometia ser uma briga de gigantes pelo controle da companhia, antes esquecida na bolsa, ganhou um novo componente quando os minoritários resolveram se unir para formar um bloco de controle, a fim de negociar a melhor oferta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As ações da noiva cobiçada dispararam com a disputa, mas os próximos capítulos dessa história ainda prometem. O Victor Aguiar conta todos os detalhes nesta matéria.

5 - Hackers ‘sequestram’ a Renner

Se no tempo das grandes navegações os exploradores temiam ter sua carga saqueada por piratas em alto-mar, hoje o temor das empresas é sofrer um “sequestro virtual” dos seus dados pelos “piratas da internet”. Nesta semana, foi a vez das Lojas Renner (LREN3) sofrerem um ataque do tipo ransomware, um bloqueio ao sistema da empresa por hackers, que passam a exigir dinheiro para liberá-lo, pago em criptomoedas.

A invasão deixou o e-commerce da Renner indisponível, o que acende a discussão sobre segurança cibernética e o que separa uma empresa verdadeiramente tech de uma que apenas “vende pela internet”, como discute a analista Larissa Quaresma, na sua coluna deste sábado.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro no sábado". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Prepare-se para um corte da Selic ainda hoje

28 de janeiro de 2026 - 15:03

Por isso, deveríamos estar preparados para um corte da Selic nesta SuperQuarta — o que, obviamente, é muito diferente de contar com isso

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

BC não tem pressa, bolsa dispara e dólar afunda: veja o que move os mercados hoje

28 de janeiro de 2026 - 8:32

Tony Volpon, ex-diretor do Banco Central, explica por que a Selic não deve começar a cair hoje; confira a entrevista ao Seu Dinheiro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mensagem que pode frear o foguete do Ibovespa, mais tarifas de Trump e o que mais os investidores precisam saber hoje

27 de janeiro de 2026 - 8:23

A primeira Super Quarta do ano promete testar o fôlego da bolsa brasileira, que vem quebrando recordes de alta. Alianças comerciais e tarifas dos EUA também mexem com os mercados hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Super Quarta sob os holofotes: juros parados, expectativas em movimento

27 de janeiro de 2026 - 7:08

A expectativa é de que o Copom mantenha a Selic inalterada, mas seja mais flexível na comunicação. Nos EUA, a coletiva de Jerome Powell deve dar o tom dos próximos passos do Fed.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os investimentos na tabela periódica, tensões geopolíticas e tarifas contra o Canadá: veja o que move os mercados hoje

26 de janeiro de 2026 - 8:28

Metais preciosos e industriais ganham força com IA, carros elétricos e tensões geopolíticas — mas exigem cautela dos investidores

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

O corre de R$ 1 bilhão: entre a rua e a academia premium, como a imensa popularidade das corridas impacta você

24 de janeiro de 2026 - 9:02

Sua primeira maratona e a academia com mensalidades a R$ 3.500 foram os destaques do Seu Dinheiro Lifestyle essa semana

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O melhor destino para investir, os recordes da bolsa e o que mais você precisa saber hoje

23 de janeiro de 2026 - 8:24

Especialistas detalham quais os melhores mercados para diversificar os aportes por todo o mundo

PARECE QUE O JOGO VIROU

Onde não investir em 2026 — e um plano B se tudo der errado

23 de janeiro de 2026 - 6:45

Foque sua carteira de ações em ativos de qualidade, sabendo que eles não vão subir como as grandes tranqueiras da Bolsa se tivermos o melhor cenário, mas não vão te deixar pobre se as coisas não saírem como o planejado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A batalha da renda fixa, o recorde da bolsa, e o que mais move os mercados hoje

22 de janeiro de 2026 - 8:30

A disputa entre títulos prefixados e os atrelados à inflação será mais ferrenha neste ano, com o ciclo de cortes de juros; acompanhe também os principais movimentos das bolsas no Brasil e no mundo

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Menos cabeças, mais PIB para a China?

21 de janeiro de 2026 - 20:13

No ritmo atual de nascimentos por ano, a população chinesa pode cair para 600 milhões em 2100 — menos da metade do número atual

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar