Além da tecnologia: as oportunidades de carreira com a transformação digital em curso nas empresas
Já não é novidade que a área de tecnologia concentra inúmeras possibilidades. Tentando ampliar um pouco mais essa visão, desafiei-me a pensar em carreiras que endereçam sintomas e efeitos da aceleração da tecnologia no trabalho

O Seu Dinheiro está completando três anos de vida e isso me remeteu ao processo habitual de reflexão que costuma acontecer na data de aniversário sobre as expectativas do ciclo vindouro. E, como o foco desta coluna é carreira, pensei em trazer meus palpites sobre áreas e profissões que podem ser promissoras no futuro.
Já não é novidade para ninguém que a área de tecnologia concentra inúmeras possibilidades profissionais na atualidade e no futuro. Parece inclusive ser um caminho sem volta, com demandas do mercado cada vez maiores por especialistas na área.
Com a rápida evolução da tecnologia na última década, catalisada pela pandemia que estamos vivendo, em que o mercado se viu obrigado a acelerar processos de transformação digital, fica ainda mais latente a necessidade de mão de obra qualificada na área.
Mas, até aqui, não fugimos de uma constatação trivial. E, tentando ampliar um pouco mais essa visão, desafiei-me a pensar em áreas e carreiras de intersecção ou que endereçam sintomas e efeitos dessa aceleração tecnológica no contexto do trabalho.
1 - Tech + Comunicação
Embora seja uma área que tenha crescido muito nos últimos cinco anos, a comunicação no âmbito digital tem se aperfeiçoado muito e demanda habilidades específicas dos profissionais que decidem se aventurar nesse universo.
Talvez a área que melhor reflete essa combinação de competências de tecnologia e comunicação seja o marketing digital. É um segmento que demanda o entendimento dos fluxos de informação digitais, o funcionamento e arquitetura dos sites de busca e redes sociais, o processo de aquisição de clientes, a produção de textos para a internet, design, entre outros.
Leia Também
Corrida Inteligente: 10 gadgets que realmente fazem a diferença em 2025
Para aqueles que gostam da área de comunicação ou vice-versa, minha dica é focar em uma trilha de desenvolvimento que abarque um pouco dos dois mundos, construindo um perfil com habilidades na carreira de comunicação, sem perder o foco para a lógica do ecossistema virtual e das redes.
Há inúmeras escolas e instituições que oferecem cursos e especializações na área de comunicação digital. Uma plataforma que gosto muito e oferece formações gratuitas nessa área, credenciada pelas melhores universidades do mundo, é a Coursera.
Um outro caminho possível, caso você já esteja trabalhando em alguma organização e se interessa pela área, é investir em algumas ações de desenvolvimento, como eleger um mentor da área, que poderia compartilhar um pouco mais sobre a própria experiência e mostrar um pouco do caminho a ser trilhado para uma eventual transição de carreira.
Uma outra via é propor um projeto ou job em que você possa exercitar as competências dessa área. Atualmente, nesse processo intenso de transformação digital, há inúmeros espaços com oportunidades para experimentar.
2 - Tech + Dados
Para os apaixonados por lógica, matemática, estatística, análise, entre várias outras áreas da ciência e tecnologia, há um mundo de possibilidades na ciência de dados. Na minha opinião, esta é uma área em que somente a ponta do iceberg está aparente no mercado.
Como o processo de transformação digital nas empresas é relativamente recente, todo o fluxo de dados será como um diamante bruto a ser explorado por profissionais com habilidades em tratar, estruturar e analisar os dados.
Já é muito comum inclusive a migração de profissionais de tecnologia para carreiras nas áreas de business intelligence (B.I.), responsáveis pela geração de dados, indicadores e insights para a empresa.
E os segmentos são os mais variados possíveis — da análise de dados de uma empresa de conteúdo, como é o caso aqui da Empiricus onde trabalho, a variados segmentos da indústria, que toma decisões de negócio baseadas justamente nos dados gerados pelos times de B.I.
Um bom caminho para começar o desenvolvimento de carreira nessa área é na estruturação de indicadores básicos sobre o seu negócio ou área de atuação.
Embora possa soar trivial para pessoas que já atuam em grandes corporações, para quem esteja pensando em uma possível transição de carreira para a área, porque está fora dela ou em contextos organizacionais menores, este primeiro passo — de entendimento da própria área e a tradução em indicadores que suportem o negócio — pode ser um belo início para o desenvolvimento das competências necessárias para a atuação na área.
Um segundo ou passo complementar é iniciando a vida no mundo da programação. A soma das competências de análise e programação resulta em um perfil profissional muito desejado pelas áreas de BI e, consequentemente, pelas empresas.
Leia também:
- 5 passos para alcançar as suas metas de carreira ainda em 2021
- Carrefour (CRFB3) lança programa destinado a desenvolver carreira de profissionais negros
- Vinte conselhos não óbvios de carreira
3 - Tech + Pessoas
E, por fim, uma das intersecções ainda pouquíssimo explorada é a reunião de informações sobre pessoas, comportamento e tecnologia.
Por exemplo, falando da minha própria área de atuação, há um amplo leque de oportunidades de desenvolvimento de carreira, visto que a área de recursos humanos está sendo cada vez mais desafiada a tomar decisões preventivas e preditivas sobre o capital humano.
Perguntas como: há correlação entre os profissionais que mais crescem na carreira com o investimento em educação? Quem estaria mais propenso a sair da empresa no curto e médio prazo, considerando turnover e entrevista de desligamento, por exemplo, além de outros indicadores que poderiam enriquecer a análise?
Este mesmo exemplo poderia ser facilmente transposto para uma organização ou empresa com capital intelectual como principal asset.
Muitas vezes, as áreas responsáveis pela análise de dados sobre pessoas carecem de profissionais com conhecimento de análise e programação, deixando na mesa um valioso repertório de dados, que podem revelar importantes insights para o futuro da organização.
Um primeiro passo pode ser como o já descrito aqui interiormente que é a estruturação de indicadores com aquilo que você já tem em mãos sobre a sua base de dados. Menos é mais, esse é o mantra sempre. Quando já estiver experimentado as primeiras estruturações de dados, dê um próximo passo e entenda as melhores formas de automatização disso.
Outro passo para desenvolvimento é aprender algo muito básico, porém muitas vezes negligenciado ou ponto de cegueira, que é a arte de fazer perguntas. Existem inúmeras bibliografias e conteúdos gratuitos na internet, que abordam esse processo.
Por mais simples que pareça, saber fazer a pergunta é mais importante do que investir tempo na geração de informações e dados, que muitas vezes não servirão para absolutamente nada.
Por fim, embora tenha tentado fazer aqui uma divisão por meio das intersecções entre áreas, vale lembrar que é um esforço didático para mostrar possíveis caminhos. Afinal, sabemos que a realidade dos negócios hoje se mostra muito mais complexa e com fronteiras mais diluídas e interseccionadas.
O mais importante é entender que independentemente da escolha, aprofundar-se — em alguma medida — no mundo da tecnologia parece ser um caminho bem favorável para o crescimento profissional.
Planos pré-feriado: Ibovespa se prepara para semana mais curta, mas cheia de indicadores e balanços
Dados sobre o mercado de trabalho no Brasil e nos EUA, balanços e 100 dias de Trump são os destaques da semana
Vale Tudo nos bastidores: atrito entre atores da novela acende debate sobre feedback negativo e conflitos no trabalho; que lições podemos tirar?
Atrito entre os atores Cauã Reymond e Bella Campos durante a gravação do remake do clássico da TV Globo traz reflexões sobre como lidar com feedback negativo, desentendimentos e comportamento inadequado de colegas no ambiente de trabalho
Nubank (ROXO34) recebe autorização para iniciar operações bancárias no México
O banco digital iniciou sua estratégia de expansão no mercado mexicano em 2019 e já conta com mais de 10 milhões de clientes por lá
Tudo tem um preço: Ibovespa tenta manter o bom momento, mas resposta da China aos EUA pode atrapalhar
China nega que esteja negociando tarifas com os Estados Unidos e mercados internacionais patinam
Desempenho acima do esperado do Nubank (ROXO34) não justifica a compra da ação agora, diz Itaú BBA
Enquanto outras empresas de tecnologia, como Apple e Google, estão vendo seus papéis passarem por forte desvalorização, o banco digital vai na direção oposta, mas momento da compra ainda não chegou, segundo analistas
Do pitch à contratação: evento gratuito do BTG conecta jovens talentos ao mercado financeiro
Inscrições estão abertas até 27 de abril; 1 a cada 5 participantes é contratado até três meses após o evento, diz estudo
Inteligência artificial e Elon Musk podem manchar a imagem das empresas? Pesquisa revela os maiores riscos à reputação em 2025
A pesquisa Reputation Risk Index mostrou que os atuais riscos à reputação das empresas devem aumentar no decorrer deste ano
Dupla de Páscoa vai sortear R$ 45 milhões no próximo sábado (19) — e o ChatGPT nos sugeriu alguns números para fazer um bolão
Seguindo a tradição do Seu Dinheiro, pedimos ajuda ao ChatGPT para escolher os números para o bolão da redação para a Dupla de Páscoa; veja como apostar
Até tu, Nvidia? “Queridinha” do mercado tomba sob Trump; o que esperar do mercado nesta quarta
Bolsas continuam de olho nas tarifas dos EUA e avaliam dados do PIB da China; por aqui, investidores reagem a relatório da Vale
Respira, mas não larga o salva-vidas: Trump continua mexendo com os humores do mercado nesta terça
Além da guerra comercial, investidores também acompanham balanços nos EUA, PIB da China e, por aqui, relatório de produção da Vale (VALE3) no 1T25
Últimas horas para se inscrever na Ambev, Eneva e Porto; confira essas e outras vagas para estágio e trainee com remuneração de até R$ 7 mil
Os dias estão correndo e cada nova vaga ou processo seletivo pode abrir janelas de oportunidade capazes de transformar trajetórias. A atual temporada de estágios e trainees está repleta de possibilidades para jovens profissionais em todo o Brasil. O único problema é que o relógio não espera por ninguém. Nesta segunda-feira (14), ainda é possível […]
Missão espacial com Katy Perry e noiva de Jeff Bezos decola com transmissão ao vivo nesta segunda-feira (14); assista
Seis mulheres estão na tripulação da NS-31, missão espacial da empresa de Jeff Bezos, que será transmitida ao vivo
Smartphones e chips na berlinda de Trump: o que esperar dos mercados para hoje
Com indefinição sobre tarifas para smartphones, chips e eletrônicos, bolsas esboçam reação positiva nesta segunda-feira; veja outros destaques
Pedimos ajuda ao ChatGPT para o bolão da Dupla de Páscoa e conseguimos um duplo palpite; veja os números que a IA sugeriu
Como já é tradição no Seu Dinheiro quando há sorteios especiais das loterias da Caixa, recorremos mais uma vez ao ChatGPT para apostar na Dupla de Páscoa; sorteio está marcado para o sábado (19)
Inteligência artificial autônoma abala modelos de negócios das big techs; Google é a que tem mais a perder, mas não é a única, diz Itaú BBA
Diante do desenvolvimento acelerado de agentes autônomos de inteligência artificial, as big techs já se mexem para não perder o bonde
As melhores empresas para crescer na carreira em 2025, segundo o LinkedIn
Setor bancário lidera a seleção do LinkedIn Top Companies 2025, que mede o desenvolvimento profissional dentro das empresas
Wall Street sobe forte com negociações sobre tarifas de Trump no radar; Ibovespa tenta retornar aos 127 mil pontos
A recuperação das bolsas internacionais acompanha o início de conversas entre o presidente norte-americano e os países alvos do tarifaço
Líder em smartphones na China chega ao Brasil, mas troca de nome para não ser confundida com outra empresa de telefonia
A chinesa Vivo Mobile Communication Co., Ltd. vai adotar o nome JOVI por aqui, além de fabricar seus aparelhos na Zona Franca de Manaus; previsão é chegar ao mercado no segundo trimestre
Em busca de proteção: Ibovespa tenta aproveitar melhora das bolsas internacionais na véspera do ‘Dia D’ de Donald Trump
Depois de terminar março entre os melhores investimentos do mês, Ibovespa se prepara para nova rodada da guerra comercial de Trump
Últimos dias para se inscrever na Tenaris, Shopee, Ingredion, Dürr e Aon; confira essas e outras vagas para estágio e trainee com bolsa-auxílio de até R$ 7 mil
Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o segundo semestre de 2025; as inscrições ocorrem durante todo o ano