Menu
Thiago Veras
Trilhas de Carreira
Thiago Veras
Sócio-diretor de recursos humanos na Empiricus
Dados da Bolsa por TradingView
2021-08-30T15:49:41-03:00
Trilhas de Carreira

5 passos para alcançar as suas metas de carreira ainda em 2021

Após alguns anos experimentando diferentes métodos, compartilho a seguir um modelo simples e poderoso para lhe ajudar a alcançar as suas metas de carreira ainda neste ano

30 de agosto de 2021
15:49
Executivos subindo escada como metáfora para trajetória de carreira
Carreira hoje se define como uma trilha com muito mais veredas Imagem: Shutterstock

Estou muito feliz e honrado em inaugurar hoje a coluna "Trilhas de Carreira" aqui no Seu Dinheiro. Antes de compartilhar algumas dicas com vocês, deixe-me apresentar. 

Tive uma trilha de carreira não muito linear. Antes de chegar à área de Recursos Humanos (RH), iniciei minha trajetória profissional lá atrás, com quinze anos de idade, na Mercedes-Benz. A primeira experiência foi como aprendiz e estudante de mecânica para, depois de uma promoção, tornar-me analista na área de sistemas de gestão. 

Mais tarde, ao concluir a faculdade, tornei-me trainee, posição muito desejada por mim ao longo da graduação. Foi nessa passagem de carreira, em que tive experiências diversas e decidi pela área de RH. Foi amor à primeira vista.

Desde então, venho trilhando a minha trajetória profissional dentro da área. Somando-se tudo isso, já são dezenove anos acumulados no mundo corporativo.

Como pode notar, não tive um caminho linear até chegar aqui. E isso já é um ótimo gancho para falarmos sobre carreira. Ou melhor, trilhas de carreira, nome deste espaço que estreia hoje. 

Carreira em veredas

O que no passado parecia ser um caminho mais linear e estático, a carreira hoje se define como uma trilha com muito mais veredas. É cada vez mais comum ter conversas com profissionais em início, meio ou mais avançados em suas carreiras, refletindo sobre transições. 

Jovens que fizeram uma graduação, mas percebem pela prática laboral que não fizeram uma escolha acertada. Ou profissionais com alguma experiência que, ao explorar e ter contato com realidades e atividades diversas, apaixonam-se por novos campos de atuação. E, claro, aqueles que já possuem longa jornada profissional e começam a vislumbrar outros ares e não necessariamente uma aposentadoria como fluxo final, alongando a carreira por novos caminhos.

E, nesses bate-papos da vida, muitas pessoas me perguntam como fazer um bom planejamento de carreira. Após alguns anos experimentando diferentes métodos, hoje uso um modelinho simples e poderoso, que compartilho a seguir para lhe ajudar a alcançar as suas metas ainda neste ano.

É um processo de cinco etapas:

Passo 1: estabeleça o que te importa cuidar na carreira

Uma dica importante nessa etapa é separar o joio do trigo. Afinal, a tendência de todo mundo aqui é estabelecer centenas de coisas que importam, mas não podemos nos esquecer de que o tempo e os recursos são finitos, portanto seja realista e priorize aquilo que você realmente não quer soltar como objetivo no restante do semestre.

Passo 2: para cuidar do que importa, defina quais conversas precisarão ser tidas

Quando temos muito claras as metas prioritárias, fica muito mais fácil definir quem serão as pessoas que estarão envolvidas para o alcance desses objetivos. Um exemplo simples que talvez possa ajudar: quero emagrecer x quilos até o final do ano. Provavelmente você terá uma conversa com um nutricionista, nutrólogo, endócrino ou qualquer outro profissional que possa orientá-lo com um plano prático para o atingimento da meta. 

Passo 3: assuma os compromissos de forma genuína

Arrisco-me a dizer que essa é a etapa-chave para o sucesso da meta. Quantas vezes você estabeleceu metas, começou bem o plano, mas no meio do caminho se perdeu? Pela minha própria experiência, quase sempre a raiz do problema é a falta de comprometimento com o objetivo.

Se você definiu bem o que importa cuidar, o compromisso será algo natural. Por isso, dedique tempo para as duas etapas iniciais do processo e seja realista. Lembre-se de que estar comprometido com a meta é consequência de uma priorização honesta dos inúmeros desejos e de boas conversas.

Passo 4: execute, execute, execute

Se conseguiu chegar até aqui, seguindo de forma consistente as etapas anteriores, estou certo de que esse passo será fácil.

Dedique tempo e persiga a excelência na execução. Uma analogia que pode ajudar é pensar a meta como uma maratona. O segredo é executar rigorosamente um plano para isso, que provavelmente deve incluir o cumprimento dos treinos, do plano alimentar, das horas de sono para uma boa recuperação, e assim por diante. 

Passo 5: monitore e revise os resultados

Nem sempre o resultado é como a gente espera, não é mesmo? Se esse é o seu caso, não desanime. Revisite com atenção cada uma das etapas anteriores.

Algumas dicas de perguntas para o monitoramento e revisão dos resultados:

  • Eu realmente listei aquilo de que me importa cuidar?
  • Existe alguma conversa pendente? Ou será que fui claro nos meus pedidos?
  • Estou realmente comprometido? Ou alguém não está engajado comigo na meta?
  • Estou perseguindo obstinadamente o plano? Executando com excelência?

Como aplicar na sua carreira

Para exemplificar, vamos pensar em como seria esse passo a passo para ganhar uma promoção no trabalho.

O primeiro é priorizar o que importa, que neste caso seria ganhar a promoção. Como disse, o essencial aqui é estabelecer isso como foco e abrir mão de outras eventuais prioridades que você ainda tenha em mente.

O segundo passo seria abrir uma conversa com a sua liderança, deixando claro o seu desejo e fazendo perguntas que esclareçam o plano que você deveria executar para chegar à meta. 

Alguns exemplos:

  • Existe a possibilidade da promoção concretamente?
  • O que eu preciso desenvolver de novas competências?
  • Alguma capacitação? Habilidades que ainda não tenho mas que poderia desenvolver com a mentoria de alguém indicado pelo líder?
  • Mais feedback ao longo do semestre?

Enfim, pense com carinho nas perguntas e nas pessoas que precisam estar comprometidas com o seu plano.

O terceiro e quarto passos formam uma simbiose perfeita: caminhe firme na execução do plano resultante das conversas feitas na segunda etapa.

Leia também:

Caso tenha sido combinado, por exemplo, que você precisa desenvolver um projeto específico ou ainda desenvolver uma determinada habilidade, encontre formas concretas e objetivas para se fazer chegar lá.

Isso significa dizer não a várias outras coisas que surgirão no caminho, de manter-se fiel ao plano e muita adaptabilidade para acolher as adversidades vindouras.

Lembre-se que disciplina na execução e recorrência levam a um novo hábito, fundamental para que você incorpore o compromisso estabelecido na carreira.

Por fim, mensure o que já foi feito e dê visibilidade para quem estabeleceu o plano e tem o compromisso com você. Às vezes pecamos nessa etapa por acreditar que as entregas já estão sendo vistas por quem precisa, o que não necessariamente é verdade. Crie uma agenda específica para apresentar os resultados e estabelecer os próximos passos.

Espero que as dicas sejam úteis e prosperem para você atingir suas metas de carreira ainda neste ano. 

Até a próxima!

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

O que mexe com o preço do bitcoin (BTC) hoje: falas de Ray Dalio e da gestora que previu alta das ações da Tesla movimentam o dia

Otimismo com bitcoin a US$ 500 mil e preocupação com a regulamentação: quem vencerá o cabo de guerra das criptomoedas

Parceria digital

Assaí (ASAI3) faz parceria com Cornershop, aplicativo de compras online

A plataforma foi criada para que consumidores comprem produtos de supermercados locais com entregas rápidas ou programadas

Exile on Wall Street

O que faz as empresas falharem? Conheça as cinco “assassinas silenciosas” que podem impactar nos seus investimentos

O verdadeiro início da derrocada de uma empresa não pode ser devidamente noticiado pelas finanças ou pelas operações, mas somente dentro do núcleo de cultura corporativa

CAPTAÇÕES BILIONÁRIAS

Localiza, Unidas e Movida vão a mercado em busca de R$ 5 bilhões com emissões de debêntures

Locadoras de veículos se recuperaram rapidamente da crise da covid-19 e buscam recompor o caixa em meio à escassez de componentes no setor automotivo

De olho no dragão

Ministério da Economia eleva expectativa para inflação em 2021; veja qual a nova projeção

A pasta também atualizou as estimativas para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, utilizado para a correção do salário mínimo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies