Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2021-04-13T20:51:45-03:00
seu dinheiro na sua noite

A chance do Pão de Açúcar de focar no seu negócio principal

13 de abril de 2021
20:51
Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Nessa nova experiência de home office que muitos de nós estamos vivendo, parcial ou integralmente, um dos desafios é conseguir manter o foco durante todo o expediente.

Algumas pessoas dizem conseguir se concentrar muito melhor trabalhando de casa, onde é mais silencioso e confortável. Outras, como eu, encontraram bastante dificuldade para não procrastinar e acabar se distraindo com as coisas do dia a dia.

Em casa, são muitos os elementos para tirar sua atenção: é o filho, o cachorro, o gato, a empregada, o barulho da vizinhança, a encomenda que chega, o acidente na rua, o vizinho trompetista, o pulo no mercado para comprar papel higiênico que acabou, a roupa para lavar que você pode pôr para bater enquanto trabalha, fora o café, que você mesmo precisa fazer.

No mundo empresarial, algumas companhias também podem acabar perdendo o foco, em geral por estratégias de expansão ou arranjos societários que não dão muito certo e acabam sendo custosos para o negócio. Ou, na melhor das hipóteses, impedem que a companhia gere todo valor que poderia aos acionistas.

No caso do Grupo Pão de Açúcar (GPA), a recente cisão das operações da sua área de atacarejo, o Assaí, contribuiu para “destravar valor” (para usar um jargão que anda na moda, no mercado) tanto do Assaí em si quanto do próprio GPA. Separados, os dois negócios foram melhor avaliados do que juntos.

Agora, há uma nova possibilidade no horizonte do Pão de Açúcar de finalmente se livrar da sua participação na empresa de e-commerce Cnova, controlada pelo seu sócio Casino, que anda mal das pernas.

A Cnova é listada na Bolsa de Paris, mas quase não tem liquidez. Agora, abriu-se uma oportunidade de o GPA vender a sua participação e finalmente ficar 100% focado no seu negócio principal.

Isso fez com que as ações do Pão de Açúcar fechassem com uma das maiores altas do Ibovespa hoje, mas a operação ainda não é certa. O Ivan Ryngelblum explica por que e traz mais detalhes da possível transação nesta matéria.

ECONOMIA

• Rogério Xavier, um dos maiores gestores brasileiros, não acredita em ajustes parciais da Selic e defende uma mudança mais brusca da taxa de juros para conter a inflação. Saiba mais sobre a visão do fundador da SPX Capital em sua entrevista ao podcast RadioCash.

• Como manter o teto de gastos e os acordos políticos em dia? Para o governo federal, a resposta está na criação de uma PEC que destrave gastos com emendas parlamentares e renovação de programas de combate aos efeitos econômicos da covid-19.

MERCADOS

• Mesmo com o clima ainda tenso no cenário político, o Ibovespa subiu 0,41% e conseguiu fechar em alta pelo segundo dia consecutivo, aos 119.297 pontos. Já o dólar encerrou o dia com leve queda de 0,08%, a R$ 5,71.

EMPRESAS

• Os criptos também querem participar da onda de IPOs. A Mercado Bitcoin, plataforma brasileira de negociação de criptomoedas, já contratou quatro grandes bancos para auxiliar em sua abertura de capital. O Renan Sousa traz mais detalhes sobre a operação para você.

• Apesar do aumento das restrições à circulação de pessoas em diversos estados em março, as prévias operacionais das construtoras no primeiro trimestre vieram fortes e agradaram o mercado. Veja como os analistas avaliaram os números de Cyrela, Direcional e Moura Dubeux, divulgados ontem.

• Vem novidade por aí. Como já havia antecipado a Siri, a Apple fará seu primeiro lançamento de produtos do ano na próxima semana e deverá anunciar novos modelos de iPads e a próxima geração de AirPods no evento.

• A fabricante de brinquedos Hasbro anunciou uma parceria com a Roblox e vai repaginar seus clássicos, como Nerf e Monopoly (Banco Imobiliário), com base nos jogos mais populares entre os usuários da plataforma de games online que é sensação no momento. Saiba mais sobre os frutos dessa colaboração.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Tensão em Brasília

Racha no Congresso põe reformas em xeque

A decisão do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de fatiar a reforma tributária foi vista como a pá de cal nas chances de avanço das reformas no Congresso até o fim do atual governo. Embora Lira tenha prometido abrir o diálogo com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), para definir os próximos passos, […]

Rapidinhas da semana

BLINK: Itaúsa, B2W, Eletrobras e mais recomendações rápidas

Felipe Miranda, sócio-fundador e CIO da Empiricus, fala sobre Alpargatas, Eletrobras, Itaúsa, Lojas Americanas e muito mais no Blink

Reserva de emergência

Jeff Bezos, o homem mais rico do mundo, vende ações da Amazon e põe US$ 5 bi na conta

O bilionário Jeff Bezos vendeu cerca de 1,5 milhão de ações da Amazon nos últimos dias e pode vender outros 500 mil papéis em breve

Reduzindo a participação

CSN começa a se desfazer de suas ações da Usiminas

Aproveitando o bom momento do setor siderúrgico na bolsa, a CSN vendeu mais de 50 milhões de ações preferenciais da Usiminas

O melhor do Seu Dinheiro

A limonada da bolsa e do dólar, as ações mais indicadas do mês e outros destaques da semana

A semana que passou tinha tudo para ser bem azeda para os investidores. No cardápio de notícias dos últimos dias tivemos: A alta da taxa básica de juros e a sinalização de que novos ajustes vêm por aí; Muito barulho político com a CPI da Covid; O projeto da reforma tributária de volta à estaca […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies