🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

A qual dessas 5 tribos de investidores você pertence?

Descubra que tipo de investidor você é — coelho, caçador, assassino, conhecedor ou corsário — e como uma boa execução é a chave para se obter bons retornos no mercado

2 de maio de 2021
7:12 - atualizado às 11:44
Tipos Investidor Silhuetas Coelho Caçador Assassino Conhecedor Corsário
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Olá, seja muito bem vindo ao nosso papo de domingo que às vezes é sobre tecnologia, às vezes sobre investimentos, mas raramente sobre algo interessante. 

Se você já investiu em renda variável em algum momento da sua vida, deve ter se perguntado o que fazer com uma posição perdedora. 

Vender? Não fazer nada? Comprar mais? 

Bom, recentemente eu li um livro inteiro basicamente sobre isso, e ele é incrível. 

Falo do Art of Execution, do investidor Lee Freeman-Shor. Infelizmente, disponível apenas em inglês. 

Meu objetivo, hoje, é fazer um resumo para você sobre o que Lee pensa a respeito do assunto.

O desafio de Shor

O livro começa com uma historinha, um desafio que Lee propôs a 45 dos melhores investidores do mundo. 

Ao longo de sete anos, os amigos de Lee receberam alguns milhões de dólares para investir, sob uma condição: eles poderiam investir apenas em suas 10 melhores ideias. 

Na teoria, é o que todos deveríamos fazer, não é mesmo? Investirmos por muito tempo, apenas em nossas melhores ideias. 

Na prática, porém, as coisas não costumam sair como o planejado. 

Entre os 45 amigos de Lee, a maioria fez escolhas péssimas, apesar de serem grandes gestores. Ideias que simplesmente tiveram performances ruins. 

Ainda sim, a maioria deles acabou fazendo muito dinheiro ao final do período. 

Como? 

Em resumo, com uma boa execução. Navegar bem nos humores do mercado se mostrou muito mais importante do que a capacidade de selecionar de antemão as próximas grandes valorizações. 

Mas ok, execução é genérico demais. 

Para o tornar o negócio objetivo, Lee classificou o comportamento de seus gestores em cinco tribos. 

São elas (perdoe as traduções): coelhos (rabbits), caçadores (hunters), assassinos (assassins), conhecedores (connaisseurs) e corsários (raiders).

As três primeiras categorias explicam a maneira como os investidores lidam com suas perdas, enquanto as duas últimas, como eles gerem seus ganhos. 

Coelhos são os investidores mais passivos, aqueles que não fazem absolutamente nada com seus trades perdedores. 

Por se tratarem de investidores profissionais, o "não fazer nada" está longe de ser a postura tranquila de um investidor que mira um longo horizonte de tempo. 

Na verdade, os coelhos estavam mais preocupados em estarem certos do que em ganhar dinheiro. 

Para todas as suas posições perdedoras, eles possuíam uma série de bons argumentos para explicar como o mercado ainda não havia percebido o tamanho da oportunidade que eles tinham visto. 

Naturalmente, os coelhos cultivavam uma tendência a terceirizar a culpa por suas decisões ruins de investimento. 

Em resumo, eram investidores com dificuldades em se adaptar, em se questionar se não existia nenhum furo em suas teses de investimento. 

Os assassinos, na definição de Lee, eram os investidores que rapidamente vendiam suas posições perdedoras. 

Raramente acumulavam prejuízos maiores do que 20%, liquidando rápido a fatura. 

Faz sentido, não? 

Mais ou menos. Lee descobriu que os assassinos tinham o costume de cortar para os dois lados. Eles vendiam rápido não só os seus prejuízos, mas também os seus lucros. 

No geral, os assassinos jogaram um jogo de upsides e downsides limitados, perdendo 20% e ganhando 20%; como os erros naturalmente incidem com maior frequência que os ganhos, foram outro grupo a performar mal na amostra. 

Os caçadores

Confesso que, lendo o livro, torci por eles. 

Os caçadores eram os espécimes mais raros entre os investidores selecionados por Lee. Eram aqueles com o sangue frio de frequentemente aumentarem posições quando o mercado caía. 

É o clássico conceito de Warren Buffett. Se você gosta de hambúrgueres e eles estão ficando mais baratos, você deveria ficar feliz e comprar mais deles. 

Infelizmente, na vida real, Lee descobriu o quanto é difícil imitar o mago de Omaha. A maioria dos poucos caçadores performou mal. 

Na maioria das vezes em que eles acreditaram estar comprando um excelente negócio a preços cada vez menores, estavam na verdade fazendo o famoso "preço mérdio".

Assim como Lee, ainda nutro carinho pelos caçadores, podendo sintetizar em três lições a maneira de evitar a maldição do preço mérdio. 

(i) Tenha um limite de perdas cumulativas. É um absurdo pensar que você pode perder mais do que 100% do capital investido ao aumentar posições conforme uma ação cai. Se imponha limites.

(ii) Se a empresa em questão estiver muito alavancada, evite a tentação de aumentar sua posição. Ela pode sim sair dessa situação, mas no geral, esse é um tipo de caso que tende a acabar mal. 

(iii) Se houver um risco latente de disrupção, não aumente sua posição num drawdown. O mercado demora, mas quando ele decide apostar na obsolescência de algo, a inteligência coletiva costuma superar a individual.

E os ganhos, como lidar?

Na classificação de Lee, nos restam ainda duas tribos, os connaisseurs ("conhecedores" é uma tradução horrível, perdão) e os corsários (raiders). 

Raiders eram a versão vencedora dos coelhos. Foram investidores que selecionaram bem seus 10 cavalos, mas realizaram rapidamente seus lucros. 

Estavam tão preocupados em estarem corretos, que embolsavam lucros de 20-30% como um "certificado de competência" e deixavam na mesa os grandes upsides. 

Enquanto os connaisseurs eram simplesmente aqueles que deixavam suas posições vencedoras rolando por muito tempo. 

Mesmo quando o mercado dizia estarem caras, prestes a serem impactadas por "X, Y, Z...", os connaisseurs mantinham a serenidade e a humildade de reconhecer que existem muitas coisas que sequer não sabemos que não sabemos. 

Os connaisseurs, basicamente, assumem que nunca poderão prever o próximo iPhone.

Conclusão

A esta altura, eu estava me perguntando como juntar todas as peças do quebra cabeças de tribos de Lee. 

Imagino que você também. 

O livro é excelente, e recomendo muito a leitura se você estiver confortável com o idioma. 

A única conclusão geral que tirei é sobre a importância da execução. Não à toa, o livro se chama Arte da Execução… mas geralmente dedicamos mesmo um tempo muito maior à ideia do que à execução. 

Concluo também que os coelhos são a pior das tribos, e precisamos lutar contra isso enquanto investidores. Nossas paixões podem nos acompanhar no almoço de domingo, não podem se impor quando estivermos em frente ao home broker.

Precisamos fazer alguma coisa, mesmo que a escolha seja não fazer nada, como os caçadores o fazem nos três cenários que mencionei. 

Não fazer nada é válido enquanto escolha consciente, depois de nos perguntarmos se não estamos influenciados por nossas paixões. 

Além disso, é importante nos educarmos a respeitarmos nossos trades vencedores. Alguns poucos acertos podem pagar a conta de uma dezena de pequenos erros.  

Até a próxima,

Contato

Se você gostou dessa coluna, pode entrar em contato comigo através do e-mail telaazul@empiricus.com.br, com ideias, críticas e sugestões. 

Também pode conhecer o fundo de investimentos que implementa as ideias que eu, o Rodolfo Amstalden e Maria Clara Sandrini nos dedicamos semanalmente a produzir. 

E claro, siga acompanhando meu trabalho através do Podcast Tela Azul, em que, todas as segundas-feiras, eu e meus amigos André Franco e Vinicius Bazan falamos sobre tecnologia e investimentos.

Aproveite para se inscrever no nosso Telegram; todos os dias, postamos comentários sobre o impacto da tecnologia no mercado financeiro (e no seu bolso).

Um abraço!

Compartilhe

ESTRADA DO FUTURO

7 razões para ficar otimista com as ações de tecnologia na bolsa

15 de setembro de 2022 - 6:06

Espero que a lista incentive os investidores de tecnologia a pensar sobre como tantas oportunidades e frentes de pesquisa irão moldar o mundo em que vivemos

ESTRADA DO FUTURO

As ações de tecnologia que os grandes investidores de longo prazo estão comprando agora

8 de setembro de 2022 - 6:01

Das big techs aos fundos de private equity, nenhum investidor com horizonte de longo prazo consegue ignorar o quão atrativas estão as ações

ESTRADA DO FUTURO

A febre dos NFTs passou, mas esta empresa está ganhando dinheiro com eles até hoje

1 de setembro de 2022 - 5:48

Saiba quem foram os vendedores de pás da corrida do ouro dos NFTs e o que isso nos ensina para as próximas ondas especulativas

ESTRADA DO FUTURO

A Tesla, de Elon Musk, está provocando uma revolução em uma indústria maior que a de carros elétricos — e ninguém está falando sobre isso!

25 de agosto de 2022 - 6:34

Empresas que conseguirem entrar na casa dos consumidores com seus produtos terão a oportunidade de organizar o mercado de geração alternativa e autônoma de energia

ESTRADA DO FUTURO

O governo dos EUA está te oferecendo duas oportunidades de investimentos, qual delas é a melhor?

18 de agosto de 2022 - 6:05

Dois programas do governo de Joe Biden trarão incentivos à inovação e oportunidades de investimento em setores como energia limpa e semicondutores

ESTRADA DO FUTURO

Por que você deveria ter as ações (ou BDRs) da Amazon entre as maiores posições do seu portfólio

4 de agosto de 2022 - 5:57

Muita coisa precisa dar errado para que, em longo prazo, esse seja um ponto de entrada ruim para as ações ou BDRs da Amazon (AMZO34)

ESTRADA DO FUTURO

O que você faria se soubesse exatamente quais serão os resultados futuros da empresa em que está pensando em investir?

28 de julho de 2022 - 6:04

Mesmo que você fosse capaz de prever com exatidão parte do futuro, isso não tornaria mais fácil o seu processo de investimentos – e eu posso provar

ESTRADA DO FUTURO

Recompra de ações, reajuste de preços e novos produtos e serviços: o que está ao alcance da Apple para continuar dando retorno a seus acionistas

21 de julho de 2022 - 6:13

A parte mais complexa da equação está nos múltiplos da Apple em um momento no qual as empresas listadas em bolsa estão se tornando mais baratas

ESTRADA DO FUTURO

Ela está cara! Por que uma das melhores empresas do mundo talvez não seja mais um grande investimento

14 de julho de 2022 - 6:33

De tempos em tempos, mesmo as melhores empresas do mundo podem entregar retornos comuns a seus acionistas; parece este o caso da Microsoft

ESTRADA DO FUTURO

Mais coisas estranhas nos investimentos: A Netflix atingiu a maturidade, mas e se estivermos todos errados sobre ela?

7 de julho de 2022 - 6:58

Netflix encontra-se em uma encruzilhada: serviço de streaming precisa reduzir investimentos em novas produções sem perder assinantes – e parece estar diante de uma solução viável

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar