🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Esquenta dos Mercados

Pré-mercado: inflação e ata do Copom devem movimentar a bolsa em meio a apresentação da PEC dos Precatórios

Além disso, o exterior segue sem direção única antes da abertura em Nova York com medo do avanço da variante delta

O dragão da inflação correndo atrás do touro das bolsas e índices
O dragão da inflação correndo atrás do touro das bolsas e índices - Imagem: Shutterstock, com intervenção de Andrei Morais

A bolsa brasileira segue em pé de guerra com Brasília. Enquanto o investidor local deve ficar de olho nos importantes indicadores desta terça-feira (10), os ruídos do Palácio do Planalto podem pressionar ainda mais o Ibovespa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pela manhã, teremos os dados de inflação, medidos pelo IPCA de julho e a ata da última reunião do Copom. Os preços devem subir 0,95% na base mensal, de acordo com a mediana das expectativas dos especialistas ouvidos pelo Broadcast. Se levarmos em conta a passagem anual, a mediana das projeções é de 8,99%.

Frente a essa inflação, os especialistas estão de olho nos próximos passos do Comitê de Política Monetária (Copom). O mercado deve analisar a ata e buscar sinais sobre a percepção da autoridade monetária sobre o juro neutro. 

No último comunicado, o Copom sinalizou que deve elevar a Selic em 1,0 ponto porcentual na próxima reunião, em setembro. O Comitê ainda avalia que considera adequado aumentar os juros acima do nível neutro, ou seja, para além de 6,5% ao ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sinais de Brasília

Ainda hoje devem ocorrer duas votações importantes no Congresso Nacional. A primeira, mais diretamente ligada à economia, é a apresentação da PEC dos Precatórios, que deve permitir o parcelamento da dívida do governo com despesas judiciais. Esse alongamento dos precatórios abriria espaço nas contas públicas para o aumento do Auxílio Brasil, o substituto do Bolsa Família. 

Leia Também

MUDANÇAS NA CARTEIRA

Os juros vão cair? Estes são os FIIs que os analistas indicam para aproveitar a virada da Selic

EM REFORMULAÇÃO

TRBL11 quer deixar Braskem e Correios para trás? FII abre terreno para uma nova estratégia; entenda o que está em jogo

Já o segundo evento, mais ligado ao cenário político, é a votação no plenário da Câmara sobre a PEC do voto impresso. O texto já havia sido rejeitado por uma comissão especial da Casa. Mas as atenções estão voltadas para o desfile de blindados que, segundo Arthur Lira (PP-AL), presidente da Casa, é uma “coincidência”.

O desfile de tanques, endossado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, é visto como uma forma de pressionar os deputados pela aprovação da PEC. A votação começa às 15h e deve ser acompanhada de perto pelos investidores.

Tom agressivo

Do outro lado da América, os Estados Unidos também seguem chamando a atenção do investidor. O Federal Reserve deve alterar sua política de estímulos na próxima reunião do Fomc, o Copom norte-americano, em setembro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O momento inflacionário, afirmam os dirigentes regionais do Fed, está durando mais do que o esperado e a política atual da instituição não está mais estimulando o emprego. Por outro lado, está aumentando os preços e as taxas de juros do país. Na tarde de ontem (09), os títulos do Tesouro americano, os Treasuries, foram às máximas. 

Além disso, o pacote de infraestrutura trilionário do presidente americano Joe Biden deve ser votado ainda nesta terça no Senado americano. Os investidores devem ficar de olho nos desdobramentos do tamanho do pacote de estímulos e do reflexo nas contas do governo. 

Bolsas pelo mundo

Os índices asiáticos não mantiveram um único sinal durante o pregão, mesmo com a volta da bolsa de Tóquio, fechada durante o feriado local. O tom foi majoritariamente positivo apesar do medo envolvendo a variante delta do coronavírus. 

Na Europa, as bolsas também não apresentam uma única direção na abertura de hoje. O tom mais fraco vindo de dados locais se soma ao risco trazido pela variante delta e pressiona os índices. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por fim, os futuros de Nova York apontam para uma abertura próxima da estabilidade. Sem maiores indicadores locais dos EUA, os investidores devem se apegar às falas dos dirigentes regionais do Fed de hoje. 

Agenda do dia

  • Banco Central: Ata da última reunião do Copom (8h)
  • IBGE: IPCA de julho (9h)
  • Ministério da Economia: PEC dos Precatórios será detalhada pelo Ministério em coletiva (9h30)
  • Banco Central: O diretor de Política Monetária do Banco Central, Bruno Serra Fernandes, palestra em evento do Goldman Sachs (14h30)
  • Estados Unidos: API divulga estoques de petróleo (17h30)
  • Plenário da Câmara deve votar proposta de voto impresso

Balanços

  • Balanço do BTG Pactual (antes da abertura)
  • Balanço da Klabin (antes da abertura)
  • Balanço da Marfrig (após o fechamento)
  • Balanço da RaiaDrogasil (após o fechamento)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 2 de outubro de 2026 - 17:36
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 1 de outubro de 2026 - 11:32
Montagem do real no mapa dos EUA e uma placa com Ibovespa e setas apontando para cima 30 de setembro de 2026 - 17:49
Imagem criada por IA traz um mapa da América Latina, com uma lupa sobre ele e notas de dólares caindo do céu 28 de setembro de 2026 - 18:45
Especialistas discutem visão para bolsa, renda fixa e crédito durante o Inter Invest Summit. Foto: Divulgação 26 de setembro de 2026 - 18:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar