Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-02T09:06:29-03:00
Renan Sousa
Renan Sousa
É repórter do Seu Dinheiro. Cursa jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP) e já passou pela Editora Globo e SpaceMoney. Twitter: @RenanSSousa1
Esquenta dos Mercados

Depois de pregão de recordes, bolsa mira em produção industrial e Livro Bege

Entretanto, para o sessão desta quarta-feira (02) o investidor terá que encarar dois principais eventos

2 de junho de 2021
8:12 - atualizado às 9:06
nota de real com gráficos atrás
O ibovespa deve repetir a mesma história por mais um dia - Imagem: Shutterstock

No pregão da última terça-feira (1º), o Ibovespa bateu seu próprio recorde duas vezes. O exterior positivo e dados do PIB melhores do que o esperado fizeram o índice brasileiro surfar em alta.

Entretanto, para o pregão desta quarta-feira (02) o investidor terá que encarar dois principais eventos: a redução de liquidez pré-feriado e a divulgação do Livro Bege nos Estados Unidos. Amanhã não haverá bolsa no Brasil devido ao feriado de Corpus Christi, o que deve reduzir o apetite de risco por aqui. E depois de um pregão animado, os investidores devem querer realizar lucros no dia de hoje.

Além disso, o exterior não irá “dobrar a aposta” antes da divulgação do Livro Bege nos Estados Unidos. O “Beige Book” traz informações mais detalhadas sobre o andamento da economia norte-americana e é publicado nove vezes por ano pelo Banco Central americano, o Federal Reserve. 

Apesar de diversos dados positivos da economia dos EUA nos últimos dias, os investidores devem ficar atentos às falas dos dirigentes do Fed ao longo do dia, antes da publicação do Livro Bege. Na última publicação em abril, o BC americano avaliou o futuro do país como “mais otimista” do que meses anteriores, devido à aceleração da vacinação.

Produção industrial

Os dados da produção industrial divulgados hoje pelo IBGE devem movimentar os negócios. De acordo com especialistas ouvidos pelo Broadcast, o número pode vir com queda de 3,20% até avanço de 1,50%, na comparação mensal. Na base anual, a variação deve ser positiva entre 12,10% e 42,10%.

A mediana na comparação mensal e anual fica em recuo de 0,20% e avanço de 36,10%, respectivamente.

Crise hídrica

Apesar dos esforços do governo em dizer que não haverá apagões ou falta de água no país, os sinais de uma crise iminente aumentam. A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) declarou situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná.

Além disso, especialistas afirmam que toda a região sul-sudeste pode sofrer com a falta de água. Além do uso de termelétricas para gerar energia, o que encarece a conta de luz, a bacia hidrográfica que alimenta as hidrelétricas pode gerar apagões pelo país. 

Bolsas pelo mundo

Os principais índices da Ásia fecharam mistas, refletindo o último pregão em Nova York. Apesar dos dados econômicos dos EUA apontarem para uma retomada das atividades, os investidores estão aumentando a cautela antes da divulgação do Livro Bege.

Já as bolsas da Europa também estão de olho na publicação, que trará as condições da economia dos Estados Unidos, mas buscam ganhos com o apetite de risco limitado. Os dados do índice do gerente de compras (PMI, em inglês) da região animaram os negócios ontem. 

Por fim, os futuros de Nova York operam de maneira mista na manhã desta quarta-feira. Enquanto os futuros do S&P 500 e do Dow Jones avançavam 0,03% e 0,13%, respectivamente, o Nasdaq recuava 0,07%.

Agenda do dia

Confira os principais destaques para esta quarta-feira (02):

  • Fenabrave: Venda de veículos em maio (sem horário)
  • Banco Central: Presidente do BC, Roberto Campos Neto, participa de painel sobre finanças e clima promovido pleo BIS, o FMI o Banco da França e NGFS (8h45)
  • IBGE: Produção industrial de abril (9h)
  • Banco Central: Fluxo cambial (14h30)
  • Estados Unidos: Fed divulga o Livro Bege (15h)
  • China: Índice do gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto e de serviços (22h45)

Empresas

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

GÁS NA TRAMITAÇÃO

Projeto de lei pode conter alta dos combustíveis, mas precisa ser aprovado ainda este ano, defende relator

A medida, que cria um programa de estabilização do valor do petróleo e derivados, foi a forma encontrada para amenizar a alta dos preços sem interferir na política da Petrobras

CARNE FORTE

Marfrig sobe mais de 5% hoje, mas ainda deve saltar 60% nos próximos meses, projeta Bank of America

O Bank of America recalculou as projeções financeiras para o próximo ano e vê a empresa lucrando muito mais do que o previsto no cálculo anterior

DESTAQUES DO DIA

Varejo abaixo do esperado derruba Magazine Luiza (MGLU3), mas companhias aéreas sobem forte com vacinas eficazes contra a ômicron

Enquanto o Magalu recua mais de 8%, as empresas do setor aéreo aproveitam para engatar uma recuperação

bitcoin (BTC) hoje

O rali de fim de ano do bitcoin (BTC) derrapou. E você, novato em criptomoeda, pode ser o culpado

O movimento de queda do bitcoin das últimas semanas veio dos novos investidores em cripto, chamados de short-term holders, segundo a Glassnode

DE OLHOS BEM FECHADOS

O IPO do cheque em branco chega ao Brasil: Alvarez & Marsal quer fazer oferta pública para lançar Spac na B3

Modalidade existe há mais de 20 anos nos EUA, mas ainda é inédita no Brasil; entenda como funciona

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies