Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2020-02-11T19:17:03-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Mexeu muito e vai mexer mais

11 de fevereiro de 2020
19:17
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Eu poderia buscar no cânone financeiro e econômico algum pensamento ou afirmação que justificasse o comportamento do mercado de ações desde o começo do ano.

Mas a famosa frase atribuída à apresentadora Adriane Galisteu talvez reflita ainda melhor as últimas semanas na bolsa: foi uma “guinada de 360 graus”.

Logo no primeiro pregão de 2020, o Ibovespa cravou uma alta de 2,5%, o que deu a falsa ideia de que a bolsa é uma via de mão única, principalmente para os marinheiros de primeira viagem em renda variável.

O que se viu de lá para cá, contudo, foi uma verdadeira gangorra. Primeiro com o risco de um conflito entre Estados Unidos e Irã, que fez ações as ações caírem fortemente nos pregões seguintes.

Com a redução nas tensões geopolíticas, o clima voltou a melhorar e o Ibovespa chegou a flertar com o patamar de 120 mil pontos. Até a chegada da ameaça do coronavírus, responsável por derrubar o principal índice da bolsa de volta ao nível de 112 mil pontos.

Quando o humor parecia ter azedado de vez, os investidores voltaram às compras com força nesta terça-feira. Depois da alta de 2,49% de hoje, o Ibovespa deu uma de Galisteu e praticamente voltou ao ponto de partida em sua “guinada de 360 graus”, com uma perda de apenas 0,24% no acumulado de 2020.

Aí você me pergunta: o que esperar daqui para frente? Correndo o risco de ser o vidente da obviedade, a única certeza é que o mercado de ações vai mexer mais – para cima e para baixo – principalmente no curto prazo.

Agora, para quem mira retornos e construção de riqueza no longo prazo, os fundamentos positivos para a bolsa ainda não mudaram.

O Victor Aguiar traz para você a cobertura completa de mercados e conta as razões da guinada para cima do Ibovespa e também do dólar.

O balanço e o vírus

No sobe e desce da bolsa, as ações de Cosan, Itaú e Vale apareceram entre os destaques de alta hoje. A primeira com a expectativa para o balanço e o segundo em reação aos bons números divulgados ontem à noite. Já a mineradora, grande fornecedora de minério para a China, surfou na onda de otimismo quanto à situação da epidemia de coronavírus. Confira todos os destaques do pregão.

Bolha, que bolha?

Hoje participei de uma coletiva de imprensa com o presidente do Itaú, Candido Bracher. O assunto principal era o balanço do banco, que (para variar) veio bem forte. Mas o que acabou chamando mais a minha atenção foi a resposta que o executivo deu ao ser questionado se há uma bolha na bolsa atualmente.

Dobrando a aposta

A Gol anunciou hoje a venda e arrendamento de 11 aeronaves Boeing 737 Next Generation (NG) para a Carlyle Aviation. A operação foi efetivada visando a redução de dívida da companhia aérea. Para substituir as aeronaves vendidas, a empresa aposta em uma família de jatos polêmica, como você lê nesta matéria.

Novidade no Tesouro Direto

Se você tem o costume de abrir com frequência seu aplicativo de corretora, deve ter percebido a novidade. O Tesouro Direto passou a oferecer nesta semana novos títulos públicos com vencimentos mais longos. A ideia é que essas aplicações substituam alguns papéis mais curtos. A Julia Wiltgen traz todos os detalhes das novas opções na prateleira.

Atenção aos IPOs

Na bolsa, o momento parece ser de euforia. Ações em alta e empresas abrindo capital em IPOs bilionários. Mas é justamente sobre esse otimismo todo que o nosso colunista Felipe Miranda resolveu escrever no seu texto de hoje. Ele dá o exemplo do setor de construção civil para sustentar sua visão de cautela diante dessa enxurrada de ofertas de ações, um fenômeno que já aconteceu no mercado brasileiro e não teve final muito feliz. Entenda essa história.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Tendências da bolsa

AGORA: Ibovespa futuro avança mais de 1% puxado pelo exterior e dólar abre estável

Os investidores permanecem de olho na votação da PEC dos precatórios, marcada para esta terça-feira (30)

O melhor do Seu Dinheiro

Onde investir o décimo terceiro, o avanço da ômicron, a disputa pela Latam e outros destaques do dia

A tão aguardada gratificação criada no governo de João Goulart cai na conta em duas parcelas, sendo a primeira até amanhã

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: mundo monitora avanço da variante ômicron da covid-19 em semana de Livro Bege e PIB brasileiro

Além disso, os contornos da disputa política de 2022 começam a ficar mais claros com a entrada de mais candidatos ao pleito

OMS ALERTA

Variante Ômicron representa risco global ‘muito elevado’ e é provável que se espalhe

OMS emitiu hoje um informe técnico sobre a cepa do coronavírus causador da covid-19 recentemente descoberta na África do Sul

MULTIFACETADO

‘Genial e visionário’: Virgil Abloh, diretor artístico da Louis Vuitton, morre aos 41 anos depois de luta contra forma rara de câncer

Estilista norte-americano ganhou notoriedade como diretor criativo do rapper Kanye West e fez história na LVMH

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies