⚠️ DIVIDENDOS EM RISCO? Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet querem taxar seus proventos e podem atacar sua renda extra em 2023. Saiba mais aqui

Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-01-24T19:49:51-03:00
SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

O que será que será da Selic?

24 de janeiro de 2020
19:49
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

A taxa básica de juros (Selic) vai continuar em queda? Quando fiz essa pergunta recentemente a um gestor de fundos, ele me devolveu com outra pergunta:

– Você quer que eu responda o que o Banco Central deveria fazer ou o que ele vai fazer?

Pode parecer uma diferença sutil, mas o mercado encontra-se atualmente diante dessa encruzilhada. Uma parte considera que o BC deveria dar uma parada no ciclo de cortes da Selic nos atuais 4,5% ao ano diante do repique recente da inflação e do dólar.

Outro grupo avalia que esses fatores não comprometem o cumprimento da meta de inflação para este ano, estipulada em 4%. Portanto, haveria espaço para mais uma redução de 0,25 ponto percentual na taxa na próxima reunião do Copom, que acontece daqui a duas semanas.

Na hora de investir, porém, é preciso deixar as convicções de lado: o que vale dinheiro de fato é o que os diretores do Banco Central vão decidir. E as declarações do presidente do BC penderam mais hoje para o lado que defende a continuidade da queda da Selic.

Roberto Campos Neto afirmou que está confortável com os níveis de inflação, e que o choque provocado pelo forte aumento nos preços das carnes deve se dissipar rapidamente.

Confira os detalhes da fala do presidente do BC, que também comparou a ação da política monetária e as medidas na área microeconômica a um sistema de encanamento.

Depois do recorde

O Ibovespa atingiu ontem uma nova máxima histórica, mas voltou a cair no pregão desta sexta-feira. No balanço da semana, acumulou uma pequena queda de 0,09%. O mercado acompanhou hoje o recuo dos índices das bolsas norte-americanas, além do noticiário referente ao coronavírus. O dólar, por outro lado, fechou a semana em ligeira alta. Saiba tudo o que movimentou os mercados ao longo da semana com o Victor Aguiar.

Sobe no boato, desce no...

...fato. A Oi confirmou a venda de 25% da participação que detém da angolana Unitel para a estatal petroleira Sonagol por US$ 1 bilhão. A operação está prevista no plano de recuperação judicial da companhia e pode dar certo alívio no caixa. Mesmo com a notícia positiva, os papéis da companhia despencaram no pregão desta sexta-feira.

Vamos preservar a cervejinha...

A ideia da equipe econômica liderada pelo ministro Paulo Guedes de criar o “imposto do pecado”, que incidiria sobre cigarros, chocolates e bebidas alcoólicas pode não sair do papel. Pelo menos se depender Jair Bolsonaro. Veja o que presidente disse ao ser questionado hoje por jornalistas sobre a possibilidade do novo tributo.

Bem-vinda, carteira assinada

Depois de tempos difíceis, a situação dos empregos formais parece ganhar certa tração com os sinais de retomada da economia. Segundo dados do Caged, o Brasil criou 644.079 empregos com carteira assinada em 2019, a maior abertura de vagas formais no País desde 2013. Confira os setores que puxaram o resultado positivo e os salários médios de admissão.

Aposentadoria aos 40, Coronavirus e o imposto do pecado

A edição do podcast Touros e Ursos tem um convidado especial: o economista Richard Camargo. O colunista do Seu Dinheiro fala sobre como conquistar a tão sonhada independência financeira. Ele também comenta comigo e com o Victor Aguiar os principais assuntos da semana: os impactos do coronavirus no mercado, a oferta bilionária de ações da Petrobras e a proposta do “imposto do pecado” mencionada por Paulo Guedes. Aperte o play e vem com a gente!

P.S.: Lembrando que as inscrições para o curso Aposente-se aos 40 se encerram hoje. Saiba mais sobre o projeto aqui. 

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

ELEIÇÕES 2022

Padre Kelmon é chamado de “laranja, mentiroso e impostor”, irrita Lula e até Bonner no debate da Globo

30 de setembro de 2022 - 1:12

Além de entrar em atrito com outros candidatos — com exceção de Jair Bolsonaro —, Kelmon desrespeitou as regras do debate ao interromper as respostas dos adversários

ELEIÇÕES 2022

Lula e Bolsonaro trocam acusações no debate da Globo: “mentiroso, traidor da Pátria, tome vergonha na cara”

29 de setembro de 2022 - 23:10

Início do debate foi marcado por uma série de pedidos de resposta entre o petista e o presidente que tenta a reeleição; confira os principais trechos

Market Makers

Seja Lula ou Bolsonaro, política fiscal é principal preocupação da Faria Lima com o próximo governo

29 de setembro de 2022 - 20:06

O Market Makers fez seu primeiro episódio ao vivo e ouviu as visões de sete gestores diferentes sobre as Eleições 2022

Questões contábeis

Problemas na decolagem: Eve, dos carros voadores da Embraer (EMBR3), precisará refazer o balanço do 2º trimestre

29 de setembro de 2022 - 19:59

Questões contábeis envolvendo os bônus de subscrição geraram inconsistências no balanço da Eve; a Embraer (EMBR3) também será impactada

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A bolsa antes do debate da Globo, motivos para deixar o Magazine Luiza (MGLU3) de lado e Pix fora do ar no Nubank; confira os destaques do dia

29 de setembro de 2022 - 19:03

Faltam poucas horas para o último debate presidencial antes do pleito do próximo domingo (02), mas o principal evento do dia foi a confirmação de que a economia americana se encontra em recessão técnica.  A divulgação dos números do Produto Interno Bruto (PIB) americano piorou o humor em Nova York. Antes disso, os investidores já […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies