🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Por um triz

Poupança não te deixou mais pobre em 2019 – mas também não te deixou mais rico

Com inflação de 4,31% no ano passado – acima do esperado pelo mercado e pelo governo – retorno da caderneta de poupança praticamente empatou com a alta dos preços. Ou seja, poupador ficou no zero a zero.

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
10 de janeiro de 2020
15:35 - atualizado às 16:06
Zero a zero
Quem aplicou na poupança ficou no zero a zero em 2019. Imagem: Shutterstock

Foi por pouco que a caderneta de poupança não perdeu da inflação no ano passado. O retorno da aplicação em 2019 praticamente empatou com a inflação oficial, divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (10).

A poupança nova, que paga 70% da Selic mais Taxa Referencial (TR), rendeu 4,32% em 2019, considerando-se uma aplicação com aniversário no dia 28 e cálculos feitos com a Calculadora do Cidadão do Banco Central.

Já o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 2019, divulgado nesta sexta-feira (10), foi de 4,31%, acima da meta de 4,25% e da última estimativa do mercado de 4,13%, mas ainda abaixo do teto da meta, de 5,75%.

Ou seja, quem aplicou na poupança no ano passado ficou praticamente no zero a zero. Não chegou a perder poder de compra, mas o rendimento só foi suficiente para repor a inflação.

Ganhar da inflação é fundamental

Para de fato ficar mais rico com aplicações financeiras, é fundamental que elas tenham rendimento acima da inflação, isto é, um retorno real positivo. É esse "a mais" que de fato faz o seu patrimônio crescer.

Afinal, numa economia que tem inflação, ainda que baixa e controlada, o dinheiro se desvaloriza ao longo do tempo. O papel dos investimentos é não só proteger seus recursos dessa desvalorização como também, de preferência, dar um ganho adicional.

Atualmente, o poupador, mesmo aquele que tem poucos recursos, não tem mais por que ficar na caderneta de poupança. Já existem alternativas mais rentáveis, mesmo quando há cobrança de IR, e acessíveis a investidores de todos os portes financeiros.

E essas aplicações ainda conseguiram manter um retorno acima da inflação no ano passado, ainda que, com a Selic nos seu menores patamares históricos, esse juro real tenha sido baixo.

Para a reserva de emergência, por exemplo, eu recomendo aplicações no Tesouro Selic (LFT) via Tesouro Direto por meio de uma corretora que não cobre taxa ou então aplicações em um fundo Tesouro Selic de taxa zero. Nesta matéria sobre onde investir a reserva de emergência eu falo mais sobre esses investimentos.

Para outros objetivos conservadores ou de curto prazo, há ainda outras opções de aplicações de baixo risco mais rentáveis que a poupança, como é o caso dos CDB, LCI e LCA de bancos médios e das contas de pagamento que remuneram 100% do CDI.

Poupança contra o mundo

Na tabela a seguir eu comparei o IPCA e a poupança às demais aplicações financeiras que são tão seguras quanto a poupança ou mais (em termos de risco de crédito) e que, ainda assim, foram capazes de render mais que a caderneta no ano passado.

Considerei que, ao final de um ano, o investidor resgatou ou vendeu a aplicação em questão. Assim, no caso daquelas que são tributadas, houve um desconto de IR de 17,5% sobre os rendimentos, alíquota válida para aplicações de prazo superior a 360 dias.

Considerei um investimento em Tesouro Selic (LFT) via Tesouro Direto por meio de uma corretora que não cobre taxa de agente de custódia, como é o caso das corretoras de todos os grandes bancos e de todas as principais corretoras independentes atualmente. Assim, resta apenas uma taxa de custódia obrigatória, paga à B3, de 0,25% ao ano.

No caso do fundo Tesouro Selic que não cobra taxas, considerei a rentabilidade do fundo oferecido pelo BTG Pactual Digital, que foi o primeiro a zerar as taxas para este tipo de aplicação financeira. Como a isenção só foi anunciada em março de 2019, no início do ano passado ainda havia a cobrança de uma pequena taxa de 0,08%. Assim, o retorno do fundo em 2019 foi equivalente a 99,59% do CDI, antes do desconto de IR.

Também considerei uma aplicação que renda 100% do CDI com liquidez diária e sem a cobrança de qualquer taxa, como é o caso de alguns CDB de bancos médios e de contas de pagamento como a NuConta.

Finalmente, levei em conta LCI e LCA que paguem 90% do CDI. Essas aplicações são isentas de IR, têm carência mínima de 90 dias e não costumam ter liquidez diária mesmo após esse prazo.

Repare que, em todos os casos, houve ganho em relação à inflação, ainda que exíguo. Em cenário de juro baixo, quem busca um retorno equivalente a algo próximo da Selic e minimiza seus custos sai ganhando.

Como foram os outros investimentos em 2019

Dos investimentos que nós acompanhamos aqui no Seu Dinheiro, o único que realmente perdeu da inflação em 2019 foi o dólar. A cotação à vista fechou o ano com valorização de 3,63% e a taxa PTAX registrou 4,04% de alta.

Todos os demais investimentos ganharam da inflação e com folga. O Ibovespa, por exemplo, teve alta de 31,58% no ano, enquanto o Índice de Fundos Imobiliários (IFIX) subiu 35,98%.

Dos títulos públicos negociados via Tesouro Direto, o grupo dos menos rentáveis valorizaram, em média, 6,74%, enquanto os mais rentáveis tiveram alta de 30,28%, em média.

No caso da poupança antiga, que ainda paga 0,5% ao mês mais TR, o ganho no ano passado foi de 6,17%, ganhando da inflação com certa folga. Mas não é mais possível aplicar na poupança antiga. Essa rentabilidade só é válida para os depósitos feitos até 3 de maio de 2012.

Você pode conferir a lista completa com o balanço dos investimentos em 2019 aqui.

Compartilhe

TAXA NEGATIVA

Há chance de deflação recorde no terceiro trimestre? Analistas preveem maior queda do IPCA desde o início do Plano Real

11 de setembro de 2022 - 14:41

Após dois meses seguidos de queda dos preços, economistas agora monitoram a chance de uma nova taxa negativa em setembro

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: inflação no mundo e atividade no Brasil são os destaques da semana

11 de setembro de 2022 - 8:06

A inflação medida pelo IPCA é o principal dado da agenda econômica local; no exterior, atenção para o BCE e os juros da zona do euro

PREVISÕES PARA O COPOM

Um dos maiores especialistas em inflação do país diz que não há motivos para o Banco Central elevar a taxa Selic em setembro; entenda

10 de setembro de 2022 - 16:42

Heron do Carmo, economista e professor da FEA-USP, prevê que o IPCA registrará a terceira deflação consecutiva em setembro

O PREÇO DA CRISE

Putin envia fatura de trilhões à Europa e conta de luz deve chegar a R$ 2,5 mil por mês

6 de setembro de 2022 - 16:36

Goldman Sachs calcula que as contas de energia para os lares europeus aumentarão em 2 trilhões de euros quando atingirem o pico, no início do próximo ano

Reportagem especial

A gasolina baixou — mas, para os brasileiros, ainda vale a pena cruzar a fronteira e encher o tanque na Argentina

6 de setembro de 2022 - 6:06

A desvalorização cambial na Argentina, somada ao preço ainda alto da gasolina no Brasil, eleva o fluxo de motoristas na fronteira dos países

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: inflação no Brasil e juros na Europa são destaques de semana mais curta

4 de setembro de 2022 - 7:42

A inflação medida pelo IPCA é o principal dado da agenda econômica local; no exterior, atenção para o BCE e os juros da zona do euro

E AGORA, BETINHA?

Um dragão no colo da rainha! Britânicos podem encarar inflação de 22% — e o grande vilão dessa história é bem conhecido

30 de agosto de 2022 - 17:24

Além de uma inflação de 22,4% para o próximo ano, o Produto Interno Bruto (PIB) britânico pode cair 3,4%, segundo projeções do Goldman Sachs

A CASA BRANCA GOSTOU

Efeito Fed? Biden diz que os norte-americanos já sentem o alívio dos preços altos

26 de agosto de 2022 - 16:37

Mais cedo, o Departamento do Comércio dos EUA informou que o dado preferido do Fed para medir a inflação recuou 0,1% em julho ante junho, mas Powell não está satisfeito; entenda por quê

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: simpósio de Jackson Hole é destaque; semana também conta com dados de inflação no Brasil e nos EUA

20 de agosto de 2022 - 7:11

O simpósio de Jackson Hole deve trazer sinalizações importantes por parte do Federal Reserve (Fed) quanto ao futuro dos juros no país

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: ata do Fed, dados de varejo nos EUA e inflação na zona do euro são os destaques da semana

13 de agosto de 2022 - 8:11

A ata da última reunião do Fed é o principal dado da agenda econômica; a inflação ao consumidor (CPI) na Europa também é destaque

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar