Menu
2020-02-23T11:43:44-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Planejando o futuro

3 erros que você deve evitar ao planejar seus investimentos para aposentadoria

Fique de olho pois nesse longo caminho existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo

23 de fevereiro de 2020
15:22 - atualizado às 11:43
aposentadoria
Imagem: Shutterstock

Em tempos de juros baixos e novas regras de Previdência, planejar investimentos para uma aposentadoria tranquila acaba não sendo uma tarefa trivial.

Hoje em dia muitas pessoas já fazem desde cedo uma série de planos e ações pensando no futuro. E elas não estão nada erradas!

A questão é que, nesse caminho rumo à aposentadoria, existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo e que as deixam mais longe dos objetivos finais.

Pensando nisso, o site Business Insider foi atrás de algumas pessoas já aposentadas e perguntou para elas quais medidas do passado elas não fariam novamente se ainda estivessem na ativa buscando a aposentadoria.

De manter carteiras concentradas em ações a começar tarde demais, confira os 3 principais conselhos dados no levantamento.

Cuidado com o risco excessivo

Manter sua carteira totalmente aplicada no mercado de ações é uma das maiores ciladas que qualquer investidor pode se meter.

Em tempos de juros baixos, é claro que você deve se expor a um risco mais elevado caso deseje obter rendimentos mais expressivos. Mas isso não significa um abandono completo da boa e velha renda fixa.

Investir 100% do seu dinheiro em renda variável pode fazer com que você perca quantias significativas de dinheiro. Isso pode ser um problema ainda maior se você não tiver tempo para recuperar essas perdas.

Então a dica é: procure o equilíbrio. Busque o risco mas sempre com uma porcentagem de investimentos em aplicações mais conservadoras.

Não adie seu plano de aposentadoria

Apesar de falar sobre o tempo, essa dica vale para todas as idades. Se você tem 25 anos, a hora de começar a planejar sua aposentadoria é agora. Se tem 55 anos, também!

Adiar o início do plano de previdência é sem dúvidas um dos piores erros que as pessoas cometem. Ainda que sua carreira inicie com salários mais baixos e a capacidade de economizar uma grana seja limitada, vale a pena sempre reservar uma porcentagem da sua renda para o futuro.

No fim do caminho, você vai perceber que cada dinheiro economizado mês a mês fez uma grande diferença.

Não negligencie uma renda extra

Hoje em dia, é comum vermos famílias apelando para rendimentos extras na hora de fechar as contas do mês. Mas já pensou em fazer isso depois de aposentado?

Valores extras, como aluguéis e carteiras de investimento, podem facilitar uma aposentadoria mais tranquila lá na frente. Afinal, é bem difícil manter padrões de vida mais elevados com os rendimentos da Previdência Social.

Mas atenção, conquistar essa renda extra também é algo que leva tempo para ser construído. Isso quer dizer que ela deve fazer parte da sua estratégia de investimento.

*Com informações da Business Insider.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

engordando o portfólio

Klabin anuncia compra unidade de papel ondulado e embalagens da IP Brasil por R$ 330 milhões

Transação ainda passará pelos trâmites legais de aprovação nos órgãos competentes, entre eles o Conselho Administrativo de Defesa Econômica

violou as normas

Pela primeira vez, Twitter deleta postagens de Bolsonaro

Tuítes foram feitos durante passeio a regiões do Distrito Federal, na qual o presidente conversou com apoiadores e vendedores de rua e defendeu a reabertura do comércio, apesar das orientações de órgãos de saúde.

IR 2020

Como declarar renda fixa e COE no imposto de renda

Títulos de renda fixa – mesmo os isentos! – e Certificados de Operações Estruturadas (COE) são tributados e declarados de forma semelhante. Veja como informar o saldo e os rendimentos dessas aplicações financeiras na sua declaração

SD Premium

Os segredos da bolsa: muitos dados econômicos e um último balanço para ficar de olho

A primeira leva de indicadores referentes a março — mês da explosão do coronavírus — começará a ser divulgada nesta semana, mexendo diretamente com a bolsa

PREÇOS DESABARAM COM O CORONAVÍRUS

É hora de voltar para os fundos imobiliários?

Enquanto os FIIs negociavam a yields (proporção dos rendimentos estimados em 12 meses versus o preço pago por cota) próximos de 4,5% ao ano todos os dias batíamos recordes de volume negociado. Agora que os melhores fundos imobiliários do mercado estão sendo negociados a yields de 7,5% ao ano (ou mais), ninguém quer saber deles!

Quarentena

Trump estende distanciamento social por coronavírus nos EUA até 30 de abril

Na semana passada, o presidente dos EUA havia sugerido que poderia “reabrir” a economia americana na Páscoa

Situação excepcional

Ministro do STF Alexandre de Moraes atende governo e relaxa exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal

Ao Supremo, a União pedia a relativização das exigências da Lei, devido à situação excepcional do novo coronavírus no País, destacando que o direito à saúde da população deve prevalecer

Balanço

Covid-19: número de mortes por coronavírus no Brasil sobe para 136

Os casos confirmados da doença aumentaram de 3.904 para 4.256. Mantendo o padrão identificado ao longo da semana, 90% tinham mais de 60 anos

Enquanto uns choram, outros vendem lenços

Na contramão do restante da economia, setores essenciais aceleram contratações

Varejistas como supermercados e farmácias, além de hospitais, estão contratando mais diante da pandemia de coronavírus

'rolezinho do presidente'

‘Provocação’ e ‘irresponsabilidade’: parlamentares condenam passeio de Bolsonaro

Saída do presidente aconteceu um dia depois de o ministro da Saúde reforçar medidas de isolamento e pedir que ele não menosprezasse a gravidade da pandemia do novo coronavírus em suas manifestações públicas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements