Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-02-23T11:43:44-03:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Planejando o futuro

3 erros que você deve evitar ao planejar seus investimentos para aposentadoria

Fique de olho pois nesse longo caminho existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo

23 de fevereiro de 2020
15:22 - atualizado às 11:43
aposentadoria
Imagem: Shutterstock

Em tempos de juros baixos e novas regras de Previdência, planejar investimentos para uma aposentadoria tranquila acaba não sendo uma tarefa trivial.

Hoje em dia muitas pessoas já fazem desde cedo uma série de planos e ações pensando no futuro. E elas não estão nada erradas!

A questão é que, nesse caminho rumo à aposentadoria, existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo e que as deixam mais longe dos objetivos finais.

Pensando nisso, o site Business Insider foi atrás de algumas pessoas já aposentadas e perguntou para elas quais medidas do passado elas não fariam novamente se ainda estivessem na ativa buscando a aposentadoria.

De manter carteiras concentradas em ações a começar tarde demais, confira os 3 principais conselhos dados no levantamento.

Cuidado com o risco excessivo

Manter sua carteira totalmente aplicada no mercado de ações é uma das maiores ciladas que qualquer investidor pode se meter.

Em tempos de juros baixos, é claro que você deve se expor a um risco mais elevado caso deseje obter rendimentos mais expressivos. Mas isso não significa um abandono completo da boa e velha renda fixa.

Investir 100% do seu dinheiro em renda variável pode fazer com que você perca quantias significativas de dinheiro. Isso pode ser um problema ainda maior se você não tiver tempo para recuperar essas perdas.

Então a dica é: procure o equilíbrio. Busque o risco mas sempre com uma porcentagem de investimentos em aplicações mais conservadoras.

Não adie seu plano de aposentadoria

Apesar de falar sobre o tempo, essa dica vale para todas as idades. Se você tem 25 anos, a hora de começar a planejar sua aposentadoria é agora. Se tem 55 anos, também!

Adiar o início do plano de previdência é sem dúvidas um dos piores erros que as pessoas cometem. Ainda que sua carreira inicie com salários mais baixos e a capacidade de economizar uma grana seja limitada, vale a pena sempre reservar uma porcentagem da sua renda para o futuro.

No fim do caminho, você vai perceber que cada dinheiro economizado mês a mês fez uma grande diferença.

Não negligencie uma renda extra

Hoje em dia, é comum vermos famílias apelando para rendimentos extras na hora de fechar as contas do mês. Mas já pensou em fazer isso depois de aposentado?

Valores extras, como aluguéis e carteiras de investimento, podem facilitar uma aposentadoria mais tranquila lá na frente. Afinal, é bem difícil manter padrões de vida mais elevados com os rendimentos da Previdência Social.

Mas atenção, conquistar essa renda extra também é algo que leva tempo para ser construído. Isso quer dizer que ela deve fazer parte da sua estratégia de investimento.

*Com informações da Business Insider.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Podcast Mesa Pra Quatro

De corretor de investimentos a árbitro e comentarista de futebol: conheça a trajetória de Arnaldo Cézar Coelho

O ex-árbitro e ex-comentarista de futebol é o convidado do podcast Mesa Pra Quatro. Ele conta como sua mãe influenciou a investir em imóveis e fala sobre a sua trajetória no mercado financeiro, um lado que poucos conhecem – confira agora

nome limpo na praça

Boa Vista (BOAS3): Itaú BBA inicia cobertura com ‘compra’ e potencial de alta de 27%

Preço-alvo para 2022 foi estabelecido em R$ 15,50, apoiado na tese de crescimento da companhia e do mercado de serviço de informações de crédito

de olho na inovação

Bitcoin é ineficiente como moeda e bom apenas para especulação, diz ‘Papa’ do valuation

Damodaran disse que a importância que tem sido dada ao bitcoin é desproporcional em relação ao seu papel na economia e minimizou a adoção da criptomoeda por El Salvador

entrevista

Para economista-chefe do Santander Brasil, flexibilização do teto de gastos já é uma realidade

É preciso entender a dinâmica do momento para não entrar em escaladas “otimistas” ou “pessimistas”, diz Ana Paula Vescovi

pós-fusão

Ações da Hering (HGTX3) deixam de ser negociadas na B3 a partir desta segunda (20)

Transferência de papéis faz parte do acordo de fusão entre as companhias; Soma comprou a Hering em abril

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies