🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
Planejando o futuro

3 erros que você deve evitar ao planejar seus investimentos para aposentadoria

Fique de olho pois nesse longo caminho existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo

Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
23 de fevereiro de 2020
15:22 - atualizado às 11:43
aposentadoria
Imagem: Shutterstock

Em tempos de juros baixos e novas regras de Previdência, planejar investimentos para uma aposentadoria tranquila acaba não sendo uma tarefa trivial.

Hoje em dia muitas pessoas já fazem desde cedo uma série de planos e ações pensando no futuro. E elas não estão nada erradas!

A questão é que, nesse caminho rumo à aposentadoria, existem algumas ciladas que muita gente acaba caindo e que as deixam mais longe dos objetivos finais.

Pensando nisso, o site Business Insider foi atrás de algumas pessoas já aposentadas e perguntou para elas quais medidas do passado elas não fariam novamente se ainda estivessem na ativa buscando a aposentadoria.

De manter carteiras concentradas em ações a começar tarde demais, confira os 3 principais conselhos dados no levantamento.

Cuidado com o risco excessivo

Manter sua carteira totalmente aplicada no mercado de ações é uma das maiores ciladas que qualquer investidor pode se meter.

Em tempos de juros baixos, é claro que você deve se expor a um risco mais elevado caso deseje obter rendimentos mais expressivos. Mas isso não significa um abandono completo da boa e velha renda fixa.

Investir 100% do seu dinheiro em renda variável pode fazer com que você perca quantias significativas de dinheiro. Isso pode ser um problema ainda maior se você não tiver tempo para recuperar essas perdas.

Então a dica é: procure o equilíbrio. Busque o risco mas sempre com uma porcentagem de investimentos em aplicações mais conservadoras.

Não adie seu plano de aposentadoria

Apesar de falar sobre o tempo, essa dica vale para todas as idades. Se você tem 25 anos, a hora de começar a planejar sua aposentadoria é agora. Se tem 55 anos, também!

Adiar o início do plano de previdência é sem dúvidas um dos piores erros que as pessoas cometem. Ainda que sua carreira inicie com salários mais baixos e a capacidade de economizar uma grana seja limitada, vale a pena sempre reservar uma porcentagem da sua renda para o futuro.

No fim do caminho, você vai perceber que cada dinheiro economizado mês a mês fez uma grande diferença.

Não negligencie uma renda extra

Hoje em dia, é comum vermos famílias apelando para rendimentos extras na hora de fechar as contas do mês. Mas já pensou em fazer isso depois de aposentado?

Valores extras, como aluguéis e carteiras de investimento, podem facilitar uma aposentadoria mais tranquila lá na frente. Afinal, é bem difícil manter padrões de vida mais elevados com os rendimentos da Previdência Social.

Mas atenção, conquistar essa renda extra também é algo que leva tempo para ser construído. Isso quer dizer que ela deve fazer parte da sua estratégia de investimento.

*Com informações da Business Insider.

Compartilhe

sextou com o ruy

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

8 de abril de 2022 - 6:53

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

IR 2022

Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda

8 de março de 2022 - 7:00

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção de imposto de renda sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los no IR 2022

IR 2022

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2022 já está disponível – a partir de hoje, até por chat; veja como baixar

22 de fevereiro de 2022 - 14:08

Documento auxiliará aposentados, pensionistas e outros contribuintes que tenham recebido benefício no ano passado a preencher a declaração de IR 2022 e comprovar rendimentos junto à Receita; é possível baixar em site, app ou por chat

Aposentados e pensionistas

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

2 de janeiro de 2022 - 16:55

Procedimento volta a ser obrigatório após três meses de suspensão. Pagamentos de aposentadorias e pensões começarão a ser suspensos em fevereiro

Fácil, prático e seguro

Tesouro Previdência vem aí? Tesouro Direto lançará, em 2022, título específico para a aposentadoria

27 de dezembro de 2021 - 14:40

Em entrevista ao Estadão, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que nova modalidade de título público permitirá ao poupador saber quanto investir a partir da renda mensal que ele pretende receber no futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por uma vida longa e próspera: veja uma seleção de planos de previdência privada para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 8:46

Afinal, de que vale envelhecer sem a segurança de uma existência minimamente confortável e digna

Onde investir

Qual previdência privada escolher? Veja uma seleção de planos para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 5:30

Bons planos de previdência devem ter boa gestão, taxas baixas e não ser necessariamente ultraconservadores; a seguir, veja algumas sugestões de fundos de previdência nesse perfil

Planeje-se!

Fuja do Paulo Guedes! Como pagar menos imposto para o governo e ainda aumentar a sua renda para a aposentadoria

2 de dezembro de 2021 - 5:30

Não fique à mercê das reformas do Ministério da Economia. Utilizada da maneira correta, previdência privada pode te ajudar a pagar menos imposto de renda e a não depender totalmente da Previdência Social

EXILE ON WALL STREET

O tom da sua aposentadoria: descubra agora se você deve optar pela declaração completa do Imposto de Renda e aportar em um PGBL

26 de novembro de 2021 - 11:20

Baixe ao fim da matéria a planilha que desenvolvemos para você saber se e quanto deve aportar em um PGBL

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar