🔴 [TESTE GRÁTIS] 30 DIAS DE ACESSO A SÉRIE RENDA IMOBILIÁRIA – LIBERE AQUI

O segundo Réveillon de 2020: ainda dá para salvar sua meta financeira?

A minha sugestão é que você aproveite a chance de buscar um segundo “Ano Novo” dentro deste ano que ainda não acabou.

3 de maio de 2020
6:00 - atualizado às 17:45
2020
Ano Novo. 2020 - Imagem: Shutterstock

Olá, seja bem-vindo ao nosso papo de domingo sobre Aposentadoria FIRE® (Financial Independence, Retire Early).

Na semana passada, dei várias dicas para quem precisa ajustar o orçamento pessoal aos próximos meses. A maioria das ideias está acessível a todos, enquanto algumas são um pouco mais difíceis de serem implementadas, variando caso a caso. 

Hoje, quero falar um pouco sobre uma postura que têm me chamado muito a atenção...

Muita gente simplesmente desistiu de 2020

Estamos distantes dos parentes, amigos e do trabalho (desculpe, mas o home office não é a oitava maravilha do mundo) e ao que parece, cada vez mais distantes de nós mesmos. 

Não é um cenário fácil e não vou colorir aquilo que é preto e branco por essência, mas também não posso aceitar com naturalidade os argumentos de quem jogou a toalha. 

Quais eram suas metas (e aqui, por vocação, vou me ater ao lado financeiro da coisa) pessoais para este ano? O que você se propôs a atingir apenas quatro meses atrás? 

Dado o clima de otimismo que acendeu as luzes de 2020, a maioria de nós (eu também) esperava que este ano fosse um marco de construção de patrimônio em suas vidas. 

Até aqui, definitivamente, não foi o que aconteceu.

Diante disso, ou você desiste, ou você segue em frente, tirando lições valiosas da crise e lutando para sair ainda mais forte dela. 

E o que foi que aprendemos? 

Se você é novo no mundo dos investimentos, é muito provável que tenha se empolgado. 

Mercado para cima aumenta a autoestima de todo mundo, e aqueles que - como sempre o fazemos - alertam para investir em ações apenas o dinheiro da pinga, e não o do leite das crianças, parecem loucos e terroristas. 

Mas sempre foi assim. Todo longo processo de bull market, ou seja, uma longa tendência de alta dos mercados, é marcada por episódios de grandes correções, quedas de 40%, 50% e às vezes, até mais do que 60%. 

Quando colocadas em perspectiva, em gráficos de longo prazo, essas quedas não chamam quase nenhuma atenção. Mas no aqui e no agora, vivendo o problema, a perspectiva de longo prazo se mistura aos boletos que não param de chegar; a coisa fica meio fora de controle. A realidade teima em ser mais complexa do que a teoria. 

Mas a boa notícia é que não há tragédia que dure para sempre. Dá uma olhada no gráfico abaixo. 

O S&P 500 é a “Bolsa” americana - o índice das 500 empresas mais valiosas do país. 

No início dos anos 2000 veio o combo da bolha das empresas pontocom, seguido do atentado de 11 de setembro de 2001 às torres gêmeas. Foram pouco mais de dois anos em que os ativos de risco perderam 46% de seu valor. 

Depois veio 2008 e a crise do subprime, também conhecida como “grande recessão”. Foram quase dois anos em que a renda variável perdeu novamente 51% de seu valor. 

Mesmo assim, se eu tirasse do gráfico acima os dois quadros ilustrativos que destacam os períodos, tenho certeza que você não ficaria nem um pouco impressionado com as quedas. 

O mesmo vale para o coronavírus, com a diferença de que estamos no meio furacão, e ainda não é possível enxergá-lo de fora, sob uma perspectiva de mais longo prazo. 

E perspectiva de longo prazo não é daqui um mês

Tenho visto também muitas pessoas rancorosas e vingativas para com o mercado. 

Para cada R$ 100 de desvalorização de suas carteiras, essas pessoas querem recompor R$ 200 em questão de poucos dias. 

Esse desespero leva ao que nós apelidamos de “trade da vingança”. 

Inconformados com as perdas momentâneas, alguns investidores montam novas operações não porque elas possuem uma boa relação de risco e retorno, e sim porque precisam de retorno, independente do risco. 

É uma postura puramente emocional, sem nenhum componente estratégico. 

Na maioria dos casos, o trade da vingança transforma um prejuízo em ainda mais prejuízo.  Uma bola de neve que rola montanha abaixo, crescendo seu raio de alcance e poder de destruição a cada novo quilômetro percorrido.

Sinceramente, eu não gostaria que você fosse levado por essa avalanche. Ela não é nem um pouco condizente com o comportamento daqueles que buscam um projeto de aposentadoria. 

A minha sugestão é que você aproveite a chance de buscar um segundo “Ano Novo” dentro deste ano que ainda não acabou.

Temos sugerido cautela e apenas oportunidades pontuais aos membros do Empiricus FIRE®, além de uma alocação estratégica composta sobretudo de empresas e fundos imobiliários que caíram bastante devido ao coronavírus e oferecem boas oportunidades de carrego para os próximos anos. 

O que estou propondo é realmente passar a régua na meta que você traçou no início do ano e fazer um plano a partir de agora. Em vez de buscar um retorno a qualquer custo em 2020, amplie o seu horizonte rumo à aposentadoria precoce.

Um abraço!

Compartilhe

sextou com o ruy

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

8 de abril de 2022 - 6:53

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

IR 2022

Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda

8 de março de 2022 - 7:00

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção de imposto de renda sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los no IR 2022

IR 2022

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2022 já está disponível – a partir de hoje, até por chat; veja como baixar

22 de fevereiro de 2022 - 14:08

Documento auxiliará aposentados, pensionistas e outros contribuintes que tenham recebido benefício no ano passado a preencher a declaração de IR 2022 e comprovar rendimentos junto à Receita; é possível baixar em site, app ou por chat

Aposentados e pensionistas

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

2 de janeiro de 2022 - 16:55

Procedimento volta a ser obrigatório após três meses de suspensão. Pagamentos de aposentadorias e pensões começarão a ser suspensos em fevereiro

Fácil, prático e seguro

Tesouro Previdência vem aí? Tesouro Direto lançará, em 2022, título específico para a aposentadoria

27 de dezembro de 2021 - 14:40

Em entrevista ao Estadão, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que nova modalidade de título público permitirá ao poupador saber quanto investir a partir da renda mensal que ele pretende receber no futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por uma vida longa e próspera: veja uma seleção de planos de previdência privada para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 8:46

Afinal, de que vale envelhecer sem a segurança de uma existência minimamente confortável e digna

Onde investir

Qual previdência privada escolher? Veja uma seleção de planos para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 5:30

Bons planos de previdência devem ter boa gestão, taxas baixas e não ser necessariamente ultraconservadores; a seguir, veja algumas sugestões de fundos de previdência nesse perfil

Planeje-se!

Fuja do Paulo Guedes! Como pagar menos imposto para o governo e ainda aumentar a sua renda para a aposentadoria

2 de dezembro de 2021 - 5:30

Não fique à mercê das reformas do Ministério da Economia. Utilizada da maneira correta, previdência privada pode te ajudar a pagar menos imposto de renda e a não depender totalmente da Previdência Social

EXILE ON WALL STREET

O tom da sua aposentadoria: descubra agora se você deve optar pela declaração completa do Imposto de Renda e aportar em um PGBL

26 de novembro de 2021 - 11:20

Baixe ao fim da matéria a planilha que desenvolvemos para você saber se e quanto deve aportar em um PGBL

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies