🔴 HERANÇA EM VIDA? NOVO EPISÓDIO DE A DINHEIRISTA! VEJA AQUI

O tom da sua aposentadoria: descubra agora se você deve optar pela declaração completa do Imposto de Renda e aportar em um PGBL

Baixe ao fim da matéria a planilha que desenvolvemos para você saber se e quanto deve aportar em um PGBL

26 de novembro de 2021
11:20
aposentadoria idoso previdência
Imagem: Shutterstock

Já posso dizer que o Papai Noel adiantou meus presentes neste ano e deixou agendado para 2022 o mais importante deles, meu filho Antônio.

O pequeno ainda está se remexendo no universo particular criado pela natureza no ventre da mãe, mas é impressionante o impacto com que já viramos a chave no mundo de fora, alterando a realidade do que percebemos, o que filtramos e como tomamos decisões.

Nas páginas de promoção da Black Friday, meu olhar tem sido capturado por elementos que até hoje havia deliberadamente ignorado: carrinhos, fraldas e roupas de inverno para crianças parecem se destacar entre livros, eletrônicos e móveis.

Sem o treino adequado para identificar o essencial daqui a seis meses, a sensação é de zapear canais de televisão de qualquer hotel, dando o tempo necessário para a mente absorver a ordem e a programação do que está passando — antes do streaming, claro.

Há algo importante para o longo prazo

Mas há algo que não sai da minha cabeça, muito mais importante a ser feito pela família no longo prazo.

Aquilo que fará o investidor disciplinado aumentar seu poder de compra daqui a 10, 15, 20 anos e precisar garimpar cada vez menos ofertas pela metade do dobro no varejo online.

Precisamos falar sobre a previdência privada.

Teremos essa conversa sempre que o fim do ano se aproximar

Simplesmente não há como fugir do tema. Sempre que nos aproximamos do fim do ano e o décimo terceiro começa a pingar na conta, teremos esse bate-papo, um alerta aos três leitores desta newsletter de que vocês podem estar deixando uma quantia significativa de dinheiro na mesa.

Ontem, enviei um e-mail para o time de análise e para os sócios da Empiricus reforçando as vantagens de aportar em uma previdência privada do tipo PGBL antes do fim do ano.

Nada mais natural e justo do que dividir esse conteúdo com nossos 450 mil assinantes e com os futuros assinantes leitores do Day One.

Decisão racional

Há uma decisão puramente racional em aportar em um PGBL em 2021: aumentar sua própria renda em até 3,3% em 2022, aproveitando-se do benefício tributário que a Receita Federal oferece para esse produto.

Dito de outra maneira, ao não investir em um PGBL neste ano, você pode estar pagando até 3,3% da sua renda para o governo e desperdiçando a oportunidade dessa grana trabalhar para você, compondo seu patrimônio.

Explico. Na previdência, há dois tipos de planos (PGBL e VGBL) e dois tipos de regimes de tributação (progressivo e regressivo), formando quatro combinações que um investidor pode escolher.

Vantagens

A primeira vantagem da previdência, independentemente da sua escolha, é a ausência do come-cotas, aquela antecipação do imposto de renda cobrada semestralmente em fundos tradicionais de renda fixa, multimercados e cambiais.

As outras duas vantagens — diferimento do Imposto de Renda e alíquota mínima de 10% — são específicas de cada uma das combinações citadas.

Enquanto o VGBL tem uma dinâmica parecida ao de um fundo tradicional, o PGBL guarda uma enorme vantagem. Ao optar pela declaração completa do Imposto de Renda, o investidor pode abater de sua renda tributável o valor investido em qualquer PGBL, desde que não ultrapasse 12% dessa renda.

Por exemplo, alguém com renda bruta anual de R$ 100 mil em 2021, incluindo salário, horas extras e férias, pode aportar até R$ 12 mil em PGBL ainda neste ano para obter o benefício máximo.

O melhor 'cashback' da praça

Na prática, o investidor deixa de pagar a alíquota de IR de 27,5% hoje em cima desses 12% da renda para pagar isso no futuro – talvez em uma alíquota ainda menor. O impacto dessa operação é a restituição no seu bolso de 3,3% (12% multiplicado por 27,5%) da sua renda na metade de 2022.

Esse é, provavelmente, o melhor cashback da indústria. Receber de volta 3,3% de toda sua renda anual é, sem dúvida, maior do que receber 1%, 2% ou até 10% de seus gastos em alguma compra online.

Para turbinar ainda mais o potencial do PGBL, o mais recomendado é a escolha do regime de tributação regressiva, que começa com uma alíquota de Imposto de Renda de 35%, mas decresce em 5% a cada dois anos até chegar a 10% após dez anos.

Combinando os dois efeitos positivos, em vez de pagar 27,5% de IR hoje, paga-se apenas 10% daqui a, no mínimo, dez anos.

A figura a seguir resume as diferenças entre os tipos de plano e regimes de tributação.

Como saber, antecipadamente, se devo optar pela declaração completa do Imposto de Renda e aportar em um PGBL?

Chegamos à mensagem principal, algo que não é muito comentado por aí: aportar em um PGBL não deve ser, necessariamente, uma consequência de escolher pela declaração completa, mas pode ser sua causa.

Baixe a planilha

Para te mostrar exatamente como isso funciona, desenvolvemos na série Os Melhores Fundos de Investimento uma planilha para auxiliar todo investidor a saber exatamente se e quanto ele deve aportar em um plano de previdência PGBL para ter o maior benefício tributário.

Estou disponibilizando essa planilha para todos neste link e abrindo, em caráter extraordinário, o acesso de qualquer um com dúvidas sobre ela ao nosso e-mail assinante.fundos@empiricus.com.br.

Essa é a mesma planilha que tenho usado para meu investimento pessoal em PGBL e é por lá que sei o quanto receberei de restituição em junho de 2022.

Assim, começamos a garantir a aposentadoria do Tom.

Um abraço,
Bruno

Compartilhe

sextou com o ruy

Meu fundo de previdência está com retorno negativo. Devo resgatar o dinheiro?

8 de abril de 2022 - 6:53

Se você quiser aumentar as chances de uma aposentadoria tranquila, é preciso aguentar as crises de curto prazo e ater-se a seu plano de previdência

IR 2022

Como declarar aposentadorias e pensões da Previdência Social no imposto de renda

8 de março de 2022 - 7:00

Aposentados e pensionistas da Previdência Social têm direito à isenção de imposto de renda sobre uma parte de seus rendimentos. Veja os detalhes de como declará-los no IR 2022

IR 2022

Informe de rendimentos do INSS para o IR 2022 já está disponível – a partir de hoje, até por chat; veja como baixar

22 de fevereiro de 2022 - 14:08

Documento auxiliará aposentados, pensionistas e outros contribuintes que tenham recebido benefício no ano passado a preencher a declaração de IR 2022 e comprovar rendimentos junto à Receita; é possível baixar em site, app ou por chat

Aposentados e pensionistas

Prova de vida do INSS volta a ser exigida em 2022

2 de janeiro de 2022 - 16:55

Procedimento volta a ser obrigatório após três meses de suspensão. Pagamentos de aposentadorias e pensões começarão a ser suspensos em fevereiro

Fácil, prático e seguro

Tesouro Previdência vem aí? Tesouro Direto lançará, em 2022, título específico para a aposentadoria

27 de dezembro de 2021 - 14:40

Em entrevista ao Estadão, secretário do Tesouro Nacional, Paulo Valle, disse que nova modalidade de título público permitirá ao poupador saber quanto investir a partir da renda mensal que ele pretende receber no futuro

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Por uma vida longa e próspera: veja uma seleção de planos de previdência privada para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 8:46

Afinal, de que vale envelhecer sem a segurança de uma existência minimamente confortável e digna

Onde investir

Qual previdência privada escolher? Veja uma seleção de planos para cada fase da vida

20 de dezembro de 2021 - 5:30

Bons planos de previdência devem ter boa gestão, taxas baixas e não ser necessariamente ultraconservadores; a seguir, veja algumas sugestões de fundos de previdência nesse perfil

Planeje-se!

Fuja do Paulo Guedes! Como pagar menos imposto para o governo e ainda aumentar a sua renda para a aposentadoria

2 de dezembro de 2021 - 5:30

Não fique à mercê das reformas do Ministério da Economia. Utilizada da maneira correta, previdência privada pode te ajudar a pagar menos imposto de renda e a não depender totalmente da Previdência Social

Armadilhas

Não seja um idiota na hora de investir para a sua aposentadoria: veja os 5 erros mais comuns na previdência privada

24 de novembro de 2021 - 5:30

Previdência privada só é cilada se você não souber como usar. Conheça os erros mais comuns de quem entra num plano desavisado

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar