Olá, e bem-vindo novamente a mais uma conversa semanal sobre independência financeira e aposentadoria precoce.
Conforme sinalizei no domingo passado, vou citar hoje três exemplos práticos de indicações de investimento dadas por mim no histórico recente, com base nos objetivos de Construção de Patrimônio (CP), Geração de Renda (GR) e Proteção Patrimonial (PP).
Essas são as premissas da minha seleção de investimentos dentro da estratégia FIRE (Financial Independence, Retire Early), uma filosofia de investimentos (ou melhor, de vida) para quem busca a verdadeira independência financeira.
Ou seja, ter dinheiro para se “aposentar” cedo, fazer o que bem entender da vida e não precisar mais trabalhar em troca de um salário.
Se você chegou agora, aqui eu explico melhor como funciona essa estratégia. E neste link eu conto quanto você precisa guardar para conseguir atingir seu objetivo.
Construção de Patrimônio (CP)
Em abril de 2018, sugeri a compra de ações da Petrobras, visando construção de patrimônio.
Eu sei que Petro não é exatamente uma ideia originalíssima, mas o contexto à época era bastante desafiador. Ainda na fase pré-eleições, não sabíamos se a guinada seria rumo à estatização ou privatização.
Desde que embarcamos em Petrobras, foram acionados gatilhos importantes, como a venda de vários ativos coadjuvantes e uma impressionante queda no custo da dívida. Esse parece ser apenas o começo de uma nova história...
Quem seguiu minha recomendação acumula ganho de cerca de 46% em apenas 1 ano e 8 meses.
Geração de Renda (GR)
Estudei profundamente o caso do CSHG Real Estate e recomendei a entrada nesse fundo imobiliário em maio de 2017.
Fui caçoado por "especialistas" do mercado imobiliário, pois a procura por conjuntos corporativos ainda estava em níveis deprimidos.
Pela qualidade e localização dos empreendimentos, imaginei que essa seria uma condição passageira. Alguns meses depois, dito e feito: as locações começaram.
De repente, o HGRE se transformou num dos fundos imobiliários mais rentáveis entre todos os listados na Bolsa; até aqui, acumulamos retorno de 75%, incluindo os generosos rendimentos pagos todo santo mês.
Proteção Patrimonial (PP)
Em meados de 2016, argumentei em favor das ações de Ecorodovias.
Ninguém dava bola para a empresa, o tráfego em suas rodovias estava caindo bastante.
Mas eu sabia que se tratava do tipo de negócio que exige visão em longo prazo. Dando o devido tempo para a empresa se recuperar, seria natural esperar retornos acima das NTN-Bs longas.
Dotados dessa santa paciência, acabamos capturando uma formidável valorização de 113% até o momento.
Um time entrosado
Mais importante do que os exemplos específicos para cada objetivo, espero que você tenha capturado o ponto principal: entrosamento.
Temos atacantes (CP) com os quais contamos para abrir uma boa vantagem no jogo.
Mas a bola só chega no artilheiro se construímos um meio de campo parrudo, que gera assistências recorrentes por meio de múltiplas fontes de renda (GR).
Por último, não há como pensar em um grande time, vencedor em longo prazo, que não disponha de uma defesa sólida (PP) nos momentos de pressão, e para aproveitar os escanteios.
O time é todo seu, e o único técnico competente para cuidar da sua independência financeira é você mesmo.
No domingo que vem volto com mais informações para te ajudar a construir sua jornada para independência financeira.
Dúvidas? Escreva para [email protected]