O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, afirmou nesta segunda-feira, 27, que confia na retomada da agenda de reformas até o fim do ano e disse que uma reforma que simplifique e reduza a carga tributária ajudaria muito a alavancar a retomada da economia.
"Tem muitas coisas que o ministro Paulo Guedes vem preparando e uma muito valiosa é a tributária, porque simplifica o sistema tributário e o governo trabalha para ter uma visão de redução de carga tributária, e isso, nesse momento, ajudaria muito a alavancar a retomada do crescimento, com um sistema mais simplificado e que pudesse ter redução de carga", disse o ministro, em live organizada pelo BTG Pactual.
Lorenzoni acredita que o Brasil poderá ter uma recuperação econômica em "V", já no segundo no semestre, impulsionado por exportação de commodities para países que estão mais avançados no combate à pandemia ao novo coronavírus.
Para ele, no ano que vem, o País poderá voltar ter expansão de 2% a 3%. Além disso, o ministro acredita que o Brasil continuará sendo "a bola da vez" para investimentos.
O ministro mencionou ainda que o governo trabalha para anunciar na terça ou quarta-feira um programa para comprar leite do semiárido, para consumo das pessoas.
Segundo ele, o tema já foi conversado com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o governo vai desembolsar R$ 130 milhões para aquisição do produto.
Auxílio
Onyx garantiu que os brasileiros têm até o dia 12 de julho para finalizar o cadastro para receber o auxílio emergencial. De acordo com ele, ninguém ficará sem receber a primeira parcela.
"O cadastro ficará aberto até dia 12 de julho. Se não conseguiu fazer o cadastro agora, por qualquer problema, pode fazer (até essa data) e terá as três parcelas. Não tem essa de perder a primeira parcela", disse o ministro, em live organizada pelo BTG Pactual. "Receber o recurso pode demorar, mas vai chegar", disse também o ministro.
Segundo ele, a nova versão do aplicativo permite correções de cadastro.