Menu
2020-07-20T19:35:09-03:00
Felipe Saturnino
Felipe Saturnino
anúncio da corretora

XP lança cartão de crédito sem anuidade em outubro e com ‘cashback’ em investimentos

Atualmente em fase de testes, cartão não teve taxa do rotativo revelada, mas ela será “bem menor que a dos bancos”, disse Bruno Constantino, CFO da corretora. Previsão é de lançamento do cartão de débito na 1ª metade de 2021

20 de julho de 2020
19:00 - atualizado às 19:35
XP investimentos Escritório Fotos Google Street
Imagem: Divulgação

Em mais um passo de seu processo de "bancarização", a XP Investimentos anunciou nesta segunda-feira (20) o lançamento de um cartão de crédito sem anuidade. A previsão do sócio e CFO da corretora, Bruno Constantino, é de que ele esteja disponível aos clientes em outubro.

Só quem é cliente ativo da XP, ou seja, quem tenha realizado aporte de recursos na plataforma de investimentos, poderá solicitar o cartão, que terá bandeira Visa e poderá ser usado internacionalmente.

Hoje, o cartão, chamado de XP Visa Infinite, se encontra em fase de testes com funcionários e agentes autônomos, que auxiliarão no desenvolvimento de outras funcionalidades.

Os usuários do cartão terão o benefício do "investback", um "cashback" dado pela XP na forma de investimento.

Com o cashback, correspondente a uma parcela dos gastos do cliente, os titulares do cartão receberão de volta parte do dinheiro usado por meio do investimento em um fundo exclusivo simples, com liquidez diária e taxa de administração zero, atrelado predominantemente a títulos públicos, segundo Constantino.

Cartão XP Visa Infinite deverá ser lançado no mês de outubro, segundo CFO da corretora, Bruno Constantino

O destino desse cashback é de livre escolha do cliente, que até mesmo poderá resgatá-lo e depositá-lo em um banco ou usá-lo com outro objetivo, se assim decidir.

"Para começar, a proposta é um investback nesse fundo básico, e a ideia é que o dinheiro investido tenha retorno composto ao longo do tempo", afirmou o executivo, durante videoconferência com jornalistas, que ressaltou que o objetivo é que o cliente aumente seus investimentos.

Ele também citou que a intenção para o futuro é que o investback ocorra com outros produtos oferecidos pela XP, como os de previdência, que foquem o planejamento financeiro a longo prazo.

Nada de anuidade

Constantino mencionou ainda a ideia de uma "anuidade sem pegadinha" do cartão de crédito — ou seja, sem a contrapartida de que o cliente gaste um valor mínimo para que não seja cobrado essa taxa. "É uma reciprocidade que incomoda", afirmou.

A taxa do cartão de crédito não teve o valor revelado, mas ele disse que será "bem menor que a dos bancos".

“Queremos revolucionar o mercado de cartões de crédito no país da mesma forma que fizemos com os investimentos", disse o executivo, observando que esses clientes têm o potencial de se tornarem investidores.

Mais serviços vêm aí

O CFO da XP disse que no momento apenas o serviço do cartão de crédito será oferecido, mas que com o passar do tempo haverá maiores funcionalidades bancárias.

No 1º semestre de 2021, Constantino espera que seja lançado o cartão de débito da corretora.

No decorrer dos próximos meses, a companhia planeja disponibilizar um pacote completo de serviços financeiros, que também incluirá contas digitais e empréstimos com garantia.

Cortando o cordão umbilical

O palpite do sócio e CFO da XP é de que "todo mundo" da base de clientes da corretora vai querer o cartão. Ainda assim, ele disse que a empresa não está preocupada com o alcance do serviço.

"O alvo são os clientes da XP. Todo cliente XP pode pedir o seu, não cobramos absolutamente nada, mas não temos uma meta", disse Constantino.

Ele também preferiu não dar número de quantos clientes poderão largar os serviços de outros bancos com o lançamento, mas ressaltou que "todo e qualquer cliente" deveria estar na XP.

"Teremos taxas mais baixas que os bancos, expandiremos os produtos e o foco é o cliente", afirmou.

Segundo ele, a ideia por trás do cartão de credito da corretora surgiu da demanda dos clientes investidores. "Os clientes querem uma solução completa. Este cartão de crédito não vai precisar de conta em banco, vai cortar esse cordão umbilical", disse Constantino.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

balanços 3º tri

Hypera Pharma atinge maior receita da história e lucro cresce 29,4% no terceiro trimestre

Além da evolução de dois dígitos no segmento de ‘sell-out’ (vendas em farmácias), o período também fechou a conclusão de dois grandes negócios para a Hypera Pharma

Mudanças no time

BB Seguridade anuncia Marcio Hamilton Ferreira como novo diretor-presidente

Ferreira é graduado em Administração de empresas e desde janeiro ocupava o cargo de Diretor-Presidente da Brasilprev, empresa investida da BB Seguridade.

Multa de US$ 40 milhões

Justiça dos EUA aprova acordo para encerramento de ação coletiva, diz BRF

A empresa pagou a quantia de US$ 40 milhões para encerrar todas as demandas pendentes e que possam vir a ser propostas por pessoas ou entidades

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Um grande passo para a Arezzo

A Arezzo, rede de lojas de calçados femininos presente em boa parte dos shoppings brasileiros, abriu o capital na bolsa em 2011. Se você buscar no Google, provavelmente vai encontrar a matéria que eu escrevi na época sobre o IPO da empresa. Eu inclusive estive na sede da antiga BM&FBovespa (atual B3) na manhã do […]

fechando a conta no azul

Perdeu, mas ganhou: Ibovespa tem correção e cai, mas termina semana em alta; juros disparam com inflação

Índice não conseguiu manter toada positiva vista em outros dias e recuou com quedas de bancos e Petrobras; dólar sobe com inflação maior à vista

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies