Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2020-10-09T11:22:21-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
DISPUTA NERVOSA

Linx rebate críticas e diz que oferta da Totvs não atende interesses dos acionistas

Empresa diz que processo de análise de ofertas de aquisição ocorreu com lisura e independência

9 de outubro de 2020
11:22
linx
Imagem: Divulgação YouTube

Após ser criticada pela Totvs por decidir não submeter sua proposta para a avaliação dos acionistas, a Linx divulgou comunicado nesta sexta-feira (9) dizendo que a oferta apresentada pela fabricante de softwares não atende aos seus interesses e de seus acionistas.

A Totvs elevou o tom contra a Linx na quinta-feira (8), afirmando que desde o início das negociações, conselheiros independentes da Linx assumiram o compromisso de garantir uma competição justa. Mas que sucessivos aditivos e análise apressada das propostas teriam resultado, para a Totvs, em perda da independência dos conselheiros.

No comunicado em que responde as acusações, a Linx informou que o processo de análise das ofertas ocorreu com "lisura" e "independência".

“A análise e comparação dos termos e condições da Proposta Totvs e da operação com a Stone pelo conselho de administração foi feita de forma livre, desinteressada, informada e refletida, com a assessoria e pareceres de renomados assessores jurídicos e de assessor econômico-financeiro, tendo o conselho de administração concluído, em 1º de outubro de 2020, inequivocamente, após decisão unânime do conselho fiscal e do comitê de auditoria, que, com as configurações então apresentadas, a Proposta Totvs não era, naquela data, a que melhor atendia aos interesses da Companhia e de seus acionistas”, diz trecho do comunicado.

Os acionistas da Linx vão deliberar sobre quem será o novo dono da companhia dia 17 de novembro.

Não acabou

Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente do conselho de administração da Totvs, Laércio Cosentino, disse que seguirá na disputa com a Stone até o final e que a empresa está disposta a elevar a sua oferta.

A empresa considera ainda recorrer à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para suspender a assembleia de acionistas da Linx.

O que está em jogo

Não é a primeira vez que a Totvs sobe o tom contra a administração da Linx. A empresa já havia criticado a recusa do conselho independente em assinar a minuta do protocolo de incorporação da Totvs.

A briga entre as companhias começou quando o conselho de administração da Linx assinou contrato de venda para Stone, no dia 11 de agosto, por R$ 6,04 bilhões. A proposta envolvia um pagamento diferenciado aos fundadores da Linx, que ocupam três das cinco vagas do conselho.

A Totvs entrou formalmente na disputa pela Linx com uma proposta de R$ 6,1 bilhões, dias depois do negócio com a Stone. Mas alegou que já havia procurado a empresa antes e preparava uma proposta quando foi surpreendida com o anúncio da transação.

Ao contrário da Stone, a oferta da Totvs não prevê pagamento adicional a conselheiros da empresa.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

VAREJO DECEPCIONADO?

Black Friday supera prévias, mas vendas do fim de semana ainda ainda perdem para os números registrados em 2019

Segundo índice calculado pela Cielo, as vendas cresceram 6,9% em relação ao ano passado, mas foram 3,8% inferiores ao período pré-pandemia

Adeus ano velho

Ano novo, impostos novos! Reforma do IR fica para 2022, confirma presidente do Senado

O governo Bolsonaro pressionava pela aprovação da proposta para financiar o Auxílio Brasil, mas não conseguiu apoio na Casa

SEU DINHEIRO NA SUA NOITE

Bitcoin e bolsa se recuperam após susto com nova variante, Azul e Latam sobem o tom e outros destaques do dia

Pouco se sabe ainda sobre a nova variante do coronavírus detectada na África do Sul, mas o que veio à público até agora é muito melhor do que o mercado financeiro precificou na última sexta-feira (26). Sem o pânico visto na semana passada, o Ibovespa encontrou forças para abrir a semana em alta.  Um estudo […]

Fechamento do dia

Mercado supera susto com ômicron, e bolsas globais engatam recuperação; Ibovespa sobe com menos força, de olho na PEC dos precatórios

Pesando os desafios fiscais brasileiros, o Ibovespa fechou longe das máximas, mas se recuperou parcialmente do tombo de sexta-feira

UM ÚLTIMO TUÍTE

Do Twitter para o bitcoin? Jack Dorsey deixa comando da rede social e reacende rumores sobre projeto em criptomoedas

O fundador da rede social passará o cargo para Parag Agrawal, um veterano da empresa, depois de comandá-la de 2006 a 2008 e de 2015 até hoje

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies