Menu
2020-11-30T11:03:24-03:00
Vinícius Pinheiro
Vinícius Pinheiro
Formado em jornalismo, com MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela FIA. Trabalhou por 18 anos nas principais redações do país, como Agência Estado/Broadcast, Gazeta Mercantil e Valor Econômico. É coautor do ensaio “Plínio Marcos, a crônica dos que não têm voz" (Boitempo) e escreveu os romances “O Roteirista” (Rocco), “Abandonado” (Geração) e "Os Jogadores" (Planeta).
Divórcio amigável

Itaúsa sinaliza que pode aceitar proposta da XP por ações da corretora

Holding que é uma das principais acionistas do Itaú Unibanco avaliou como positiva a proposta da XP Investimentos pelas ações com “supervoto” da corretora que hoje estão nas mãos do banco

30 de novembro de 2020
11:03
Itaúsa
Imagem: Reprodução

O processo de divórcio entre Itaú Unibanco e XP caminha para um acordo amigável. A Itaúsa, uma das principais acionistas do maior banco privado brasileiro, avaliou como positiva a proposta em estudo pela XP Investimentos pelas ações com "supervoto" da corretora que hoje estão nas mãos do banco.

Leia também:

Na quinta-feira, o Itaú aprovou a venda de uma participação de 5% na XP e a separação dos demais 41% em uma nova empresa, chamada de Newco, com a entrega das ações dessa companhia aos acionistas do banco.

Da participação detida pelo Itaú, 28% são de ações classe B, que dão direito a dez votos cada. A XP está de olho nesses papéis e anunciou que considera propor uma fusão com a Newco.

Em troca, os acionistas do banco receberiam ações classe A da XP — que dão direito a um voto cada — ou recibos de ações (BDRs, na sigla em inglês). Desta forma, eles passariam a ser acionistas diretos da XP.

A corretora não informou, contudo, se vai oferecer mais alguma vantagem para que os acionistas do Itaú abram mão das ações com "supervoto". Mas, a julgar pela reação da Itaúsa, talvez nem precise.

“A Itaúsa considera positivas as proposições realizadas até o momento pela XP e, caso a XP venha a apresentar proposta relativa à incorporação da Newco, a Itaúsa pretende avaliar seus detalhes em conjunto com a IUPAR visando melhor atender aos interesses de seus acionistas, sendo certo que levarão a melhor proposta para análise e deliberação em Assembleia Geral de Acionistas da Newco”, informou a Itaúsa, em comunicado.

Após a separação, a holding passará a deter 37,39% da nova empresa que vai deter a participação do banco na XP, o equivalente a 15,35% do capital total da corretora.

A Itaúsa já havia informado que pretende manter a participação na XP no curto prazo e que atuará alinhada com a corretora. Mas que não considera essa participação como estratégica no longo prazo, “estando este ativo sujeito às avaliações no âmbito do processo de acompanhamento de seu portfólio”.

No pregão desta segunda-feira da B3, as ações preferenciais da Itaúsa (ITSA4) eram negociadas em queda de 0,83% por volta das 10h45. Leia também nossa cobertura completa de mercados.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

agora vai?

Caixa Seguridade retoma análise de oferta de ações

Empresa também pretende aderir ao Novo Mercado, segmento de mais alto padrão de governança corporativa da B3; processo havia sido interrompido no ano passado

balanço do ano

Tesouro Direto encerra 2020 com quase 1,5 milhão de investidores ativos

No último mês de dezembro, a STN registrou 67.839 novos investidores ativos. Ao todo, o Tesouro Direto possui 9,2 milhões de investidores cadastrados

balanço

Apple tem lucro de US$ 28,76 bilhões e recorde de receita no 1º trimestre fiscal

Segundo o gerente financeiro da Apple, o desempenho foi puxado por um crescimento de dois dígitos em todas as categorias de produtos da empresa

seu dinheiro na sua noite

Quando as sardinhas engolem os tubarões

Como bem disse o economista John Maynard Keynes, “os mercados podem se manter irracionais por mais tempo do que você é capaz de se manter solvente”. Isso é especialmente verdade para quem resolve apostar na queda de um ativo e o vende a descoberto. E, nos últimos dias, alguns fundos de hedge americanos sentiram isso […]

MERCADOS HOJE

Ibovespa até tenta, mas discurso de Powell deixa a bolsa no vermelho; dólar vai a R$ 5,40

Cautela com recuperação econômica em escala global levou o Ibovespa a fechar em baixa e dólar acumular uma alta de 1,5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies