Cotada como concorrente da Ser Educacional (SEER3) pelos ativos brasileiros do grupo Laureate, a Ânima Educação (ANIM3) informou na noite de quarta-feira (14) que não foi notificada pela companhia americana sobre qual proposta foi escolhida como a mais vantajosa.
A empresa disse que enviou uma oferta para adquirir os ativos da Laureate, que inclui as universidades Anhembi Morumbi e FMU, em consonância com seu posicionamento de analisar oportunidades de mercado.
A Ser Educacional recebeu correspondência da Laureate informando que recebeu outra proposta por seus ativos brasileiros, sem dizer o nome do proponente. Segundo o jornal Valor Econômico, a americana escolheu a oferta da Ânima para concorrer. Outro grupo que estava no páreo, a Yduqs (YDUQ3), antes considerado favorito, foi preterido, de acordo com a reportagem.
A Laureate conta com 11 unidades no Brasil e aproximadamente 267 mil estudantes. A Ser Educacional fechou um acordo para adquirir estes ativos em setembro, oferecendo R$ 1,7 bilhão em dinheiro mais 101.138.369 em ações a serem emitidas.
O acerto contém uma cláusula de “go-shop”, ou seja, a Laureate tinha até terça-feira (13) para receber uma proposta mais vantajosa de um terceiro. Ele prevê ainda a possibilidade de a Ser Educacional igualar uma proposta maior ou exigir o pagamento, por parte da Laureate, de uma multa rescisória de R$ 180 milhões.