A Amazon informou aos seus funcionários nesta sexta-feira, 10, que eles devem excluir o TikTok dos celulares logados no e-mail corporativo por "risco à segurança".
Segundo uma captura de tela obtida pelo The New York Times, a empresa de e-commerce enviou um correio eletrônico solicitando a exclusão do app. Caso contrário, o acesso à conta comercial seria bloqueado.
"Devido aos riscos de segurança, o aplicativo TikTok não é mais permitido nos dispositivos móveis usados para acessar o e-mail da Amazon. Se você tem TikTok em seu aparelho, você deve removê-lo", alertou a companhia. "Por enquanto, usar TikTok no seu notebook da Amazon é permitido."
Embora a Amazon ainda não tenha informado o motivo da decisão, a rede social de vídeos, que pertence à startup chinesa ByteDance, é acusada pelos Estados Unidos de fornecer dados de usuários ao governo chinês, segundo o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em entrevista à Fox News na quarta-feira, 8.
Ao site Business Insider, a ByteDance afirmou em nota que o TikTok é liderado por um CEO americano e que tem centenas de funcionários e líderes em segurança e políticas públicas atuando nos EUA. "Nós nunca fornecemos dados do usuário ao governo chinês, nem o faríamos se solicitado."
Segundo a Bloomberg, Trump ameaça banir o TikTok como forma de retaliar a China, que ele considera culpada pela pandemia do novo coronavírus. "É um grande negócio. Veja, o que aconteceu com a China, o que eles fizeram neste país e no mundo inteiro é vergonhoso."
Origem e tamanho do TikTok
Disponível em mais de 150 países, já incluindo os EUA, o TikTok tem hoje cerca de 800 milhões de usuários ativos por mês, superando o LinkedIn, Reddit, Snaptchat, Twitter e Pinterest. A ByteDance, dona do app, já foi avaliada em US$ 75 bilhões (cerca de R$ 400 bilhões, na cotação atual).
Em maio, a plataforma de análise Sensor Tower apontou que o aplicativo já se aproximava da marca de dois bilhões de downloads, com 1,9 bilhão de instalações.
Recentemente, adolescentes supostamente organizaram, pelo TikTok, um ato contra Trump ao esvaziarem um comício do presidente em Tulsa, Oklahoma. Eles se inscreveram para o evento e não compareceram.
No Brasil, o aplicativo é bastante usado por jovens na produção de vídeos voltados para o entretenimento, com repercussão também em outras redes sociais, como o Facebook e o Twitter. Umas de suas celebridades são Mario Junior e irmãos Berti.