As ações da Eletrobras registram as maiores altas no Ibovespa nesta sexta-feira (11), impulsionadas por uma declaração do líder do governo no Congresso, o senador Eduardo Gomes (MDB-TO), de que a privatização da companhia será colocada em pauta no primeiro semestre.
Por volta das 13h44, as ações ordinárias (ELET3) subiam 4,72%, a R$ 38,35, enquanto as preferenciais classe B (ELET6) avançavam 3,93%, a R$ 38,34. Acompanhe a cobertura de mercados do Seu Dinheiro.
Durante evento promovido pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), o senador defendeu que a desestatização da Eletrobras será um dos temas prioritários do Congresso em 2021 e há perspectivas concretas para a votação.
"Esse assunto entrará obrigatoriamente na pauta do primeiro semestre, sem dúvida", afirmou.
Ele defendeu que o otimismo com o tema vem na esteira de diversos outros projetos avançando no Congresso e do interesse do mercado na infraestrutura do Brasil.
"Tenho certeza que a partir de fevereiro esse assunto (desestatização da Eletrobras), diante dos vários leilões de ferrovias e rodovias, parcerias em saneamento, tudo isso faz com que a pauta Eletrobras não seja uma ilha", disse.
O senador observou ainda que o Congresso precisa criar um ambiente para o tema Eletrobras que tenha um conteúdo político e menos ideológico. "O projeto tem de ser visto como investimento no setor elétrico", afirmou, relembrando a crise energética no Amapá.
* Com informações da Estadão Conteúdo