Na última segunda-feira, Elon Musk, CEO da Tesla, ordenou que a fábrica da companhia reabrisse a unidade na Califórnia, desafiando o governo do estado que ainda mantém o lockdown . Mas agora, o CEO tem o apoio presidencial para sua decisão.
Em um tweet feita nesta terça-feira, Trump declarou que as fábricas da montadora de carros elétricos deveriam abrir "AGORA" e "rápido e com segurança!".
Os Estados Unidos se tornou epicentro da pandemia, com mais de 1 milhão de casos confirmados e mais de 80 mil mortes.
Enquanto a comunidade científica apoia uma reabertura lenta e gradual da economia americana, o presidente Trump pressiona para que os estados retomem as atividades imediatamente.
O surto de covid-19 no país trouxe severos estragos para a economia, com empresas indo à falência e uma onda de desempregados de 33 milhões de americanos.
No momento, apenas empresas essenciais podem retomar as atividades na Califórnia, e algumas empresas de manufatura e varejo foram liberadas pelo governador Gavin Newson. Os estados tem autonomia para decidir como retomaram as operações e de estipular regras mais rígidas ou mais brandas.
No embate para retomar as atividades em suas indústrias, Musk pressionou o governo da Califórnia e declarou que mudaria suas indústrias para o Texas ou Nevada.
O CEO da Tesla tem criticado as ordens estaduais que mantém a abertura gradual da economia. A empresa tentou retomar as atividades várias vezes e foi barrada pelas ordens de saúde pública. No fim de semana passado, a Tesla entrou com uma ação contra o estado da Califórnia devido o regulamento mais rígido. Com a retomada ontem, Musk declarou que "se alguém for preso, peço que seja apenas eu".