Menu
2020-05-29T14:42:22-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
MEDIDA ANTICRISE

UE propõe programa de apoio financeiro a empresas

O programa será temporário e deverá estar operando ainda este ano, com expectativa de término em 2021.

29 de maio de 2020
14:42
europa zona do euro banco central europeu
Imagem: Shutterstock

A Comissão Europeia anunciou nesta sexta-feira, 29, a proposta de um plano para apoiar empresas afetadas pela pandemia de coronavírus. Batizado de "Instrumento de Apoio de Solvência", o programa terá orçamento de 31 bilhões de euros e, segundo comunicado, terá como objetivo a liberação de 300 bilhões de euros por meio do setor privado para companhias de todos os setores, a fim de garantir um "futuro mais limpo, digital e resiliente".

De acordo com a nota, o projeto funcionará com garantias fornecidas pelo Banco de Investimento Europeu (EIB, na sigla em inglês).

O programa será temporário e deverá estar operando ainda este ano, com expectativa de término em 2021.

Economia em meio à pandemia

O volume de comércio de bens e serviços entre a União Europeia e o restante do mundo deve registrar contração entre 595 bilhões de euros e 868 bilhões de euros este ano, segundo relatório publicado nesta sexta-feira, 29, pela Comissão Europeia. O documento estima que as exportações terão queda de 9% a 15%, enquanto as importações recuarão entre 11% e 14%.

Em termos absolutos, a previsão é de que as exportações caiam de 282 bilhões de euros a 470 bilhões de euros, enquanto as exportações devem registrar retração na faixa de 313 bilhões a 398 bilhões.

"A crescente propagação do coronavírus levou muitos países a fecharem temporariamente os negócios e a restringirem as viagens e o movimento de pessoas. Essas medidas levarão a fortes contrações no nível de produção econômica, gastos das famílias, investimentos e comércio internacional", destaca o relatório.

*Com Estadão Conteúdo

Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

em meio à pandemia

Financiamento imobiliário cresce 58% em 2020 e bate recorde histórico

Expansão do crédito imobiliário em 2020 foi puxada, principalmente, pela liberação de financiamentos para a pessoa física fazer a compra de moradias

balanço

Contas externas têm saldo negativo de US$ 12,5 bi em 2020, diz BC

Brasil viu as importações de produtos caírem, enquanto as exportações se mantiveram em níveis elevados, puxadas pela venda de alimentos para outros países

sob pressão

Bolsonaro apela para caminhoneiro não realizar greve e avalia medidas no diesel

Presidente confirmou a intenção do governo de reduzir tributos sobre o diesel para aliviar a pressão do reajuste do combustível sobre o bolso dos caminhoneiros

pandemia

AstraZeneca e Blackrock negam, mas empresas reafirmam negociar vacina

Grupo de empresários brasileiros reafirmou que continua a negociar 33 milhões de doses do laboratório

Possível bolha?

Como a GameStop, que era tida como um fracasso em potencial, virou a ação mais quente (e perigosa) de Wall Street?

A companhia de 37 anos virou o foco de uma batalha estilo Davi e Golias (ou na “gíria gamer”, estilo Kratos e Cronos, da franquia God Of War) entre um exército de pequenos investidores e Wall Street.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies