Menu
2020-12-07T18:02:10-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
em 2021

SP começa vacinação contra covid-19 em 25 de janeiro, diz governo do estado; veja cronograma

Prioridade será para profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas; resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante da vacina ainda deve ser divulgado

7 de dezembro de 2020
14:40 - atualizado às 18:02
50691773172_c54e8a2afc_c
O Governador do Estado de São Paulo, João Doria, participa de 150° Coletiva de Imprensa com Área do Governo e Área da Saúde. Local: São Paulo/SP Data: 07/12/2020 Foto: Governo do Estado de São Paulo -

O governador de São Paulo, João Doria, disse nesta segunda-feira (7) que o Estado vai começar a vacinação contra a covid-19 no dia 25 de janeiro. Nessa primeira etapa, a prioridade será para profissionais de saúde, pessoas com 60 anos ou mais e grupos indígenas e quilombolas.

O cronograma estipula cinco etapas de vacinação a partir do início da campanha. Até o fim de março, o Governo de São Paulo estima que quase 20% dos 46 milhões de habitantes do estado estejam imunizados com duas doses da CoronaVac - desenvolvida em parceria entre o Instituto Butantan e a biofarmacêutica Sinovac Biotech.

O resultado da fase 3 com o índice de eficácia do imunizante deve ser divulgado na próxima semana. Se tudo correr como esperado, o governo deve pedir imediatamente o registro da vacina na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Estudos clínicos demonstraram que 94,7% dos voluntários não tiveram evento adverso. Dos que apresentaram alguma reação, 99,7% relataram sintomas de baixa gravidade, como dor no local da injeção e dor de cabeça leve.

Plano Estadual

A medida anunciada faz parte do Plano Estadual de Imunização contra o coronavírus. “Não estamos virando as costas para o Plano Nacional de Imunizações, mas precisamos ser mais ágeis e, por isso, estamos nos antecipando", disse João Doria.

A previsão é que 9 milhões de pessoas sejam imunizadas na primeira etapa, com a aplicação de 18 milhões de doses. O público-alvo prioritário abrange trabalhadores na linha de frente de combate à covid-19, indígenas e quilombolas e também a faixa etária com maior índice de letalidade pela doença – pessoas com mais de 60 anos.

A campanha será coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e implementada em parceria com as 645 prefeituras de São Paulo. O objetivo é dobrar o total de postos de vacinação dos atuais 5,2 mil para até 10 mil locais.

O Governo do Estado vai propor aos municípios a adoção de normas especiais para vacinação em farmácias, quartéis da Polícia Militar, escolas, terminais de ônibus e postos volantes em sistema drive-thru. O objetivo é garantir a segurança da população e evitar aglomerações nos locais de imunização.

A estimativa é que o esquema de logística e segurança pública para o Plano Estadual de Imunização envolva cerca de 79 mil profissionais, com 54 mil trabalhadores do setor de saúde e 25 mil agentes de segurança, entre policiais militares e guardas civis municipais.

Cronograma

  • 25 de janeiro a 28 de março
  • 9 semanas de duração
  • 18 milhões de doses
  • Duas aplicações por pessoa, com intervalo de 21 dias entre a primeira e a segunda dose

Cronograma de vacinação

  • Dose 1
    • 25/01 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
    • 08/02 Pessoas com 75 anos ou mais
    • 15/02 Pessoas com 70 a 74 anos
    • 22/02 Pessoas com 65 a 69 anos
    • 01/03 Pessoas com 60 a 64 anos
  • Dose 2
    • 15/02 Profissionais da Saúde, indígenas e quilombolas
    • 01/03 Pessoas com 75 anos ou mais
    • 08/03 Pessoas com 70 a 74 anos
    • 15/03 Pessoas com 65 a 69 anos
    • 22/03 Pessoas com 60 a 64 anos
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

CRIPTOMOEDA

Bitcoin ultrapassa US$ 60 mil antes de abertura de capital da Coinbase Global

Criptomoeda teve alta de 4,87%, a quatro dias de IPO da maior corretora de moedas digitais dos EUA

pandemia

Mortes por Covid-19 cresceram 468% no Brasil entre janeiro e março, alerta Fiocruz

Para os novos casos, o aumento foi de 701%; Sul e Centro-Oeste tendem a cenário mais crítico nas próximas semanas.

IPCA DE MARÇO

Inflação vai a 0,93% e mercado vê risco de estourar meta

Taxa acumulada passou a 6,10% no mês passado, reforçando temor de que inflação oficial termine o ano acima do teto da meta, de 5,25%.

congresso X executivo

Orçamento tem guerra de pareceres

Câmara e Senado se armaram com notas técnicas para mostrar que o presidente Jair Bolsonaro pode sancionar o Orçamento sem vetos a emendas; Ministério da Economia já prepara próprio embasamento jurídico.

Aura e Aeris: veja o que dizem os CEOs das novatas da bolsa e outras notícias que bombaram na semana no Seu Dinheiro

Novidade na praça sempre causa burburinho. Na bolsa não é diferente. É bem verdade que as opiniões divergem:Lindas!Não são lá tudo isso…Não sei, nunca ouvi falarA bolsa brasileira recebeu 43 novas integrantes em 2020 e 2021. E a fila para entrar continua a aumentar. Para você, amigo leitor, isso é excelente. São mais ações na […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies