Menu
2020-05-15T12:09:15-03:00
Estadão Conteúdo
EFEITO CORONAVÍRUS

Indicadores da CNI mostram queda de atividade, faturamento e emprego na indústria

“Os resultados refletem os impactos da pandemia da covid-19 sobre a atividade industrial.”

15 de maio de 2020
12:09
indústria
Imagem: Shutterstock

A indústria brasileira registrou em março sinais de desaceleração decorrentes da crise econômica vivida no País por causa da pandemia do novo coronavírus. A pesquisa Indicadores Industriais da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta sexta-feira, 15, mostra que o faturamento real do setor caiu 4,8% em março em relação a fevereiro, as horas trabalhadas na produção recuaram 1,8% e o emprego industrial teve retração de 0,7%, todos segundo a série dessazonalizada. Na comparação com março de 2019, a queda no emprego é de 1,7%.

O estudo revela ainda que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) das fábricas também piorou, com queda de 2,5 pontos porcentuais, para 76%, o segundo menor valor da série, só superando os 75,9% registrados em maio de 2018, durante a paralisação dos caminhoneiros.

"Os resultados refletem os impactos da pandemia da covid-19 sobre a atividade industrial. Com o endurecimento das medidas de distanciamento social, na segunda quinzena de março, o consumidor ficou impossibilitado de consumir. A queda da demanda provocou impacto imediato no faturamento", cita o estudo.

Segundo a CNI, a redução no nível de operação das empresas foi uma resposta à queda do faturamento, o que levou a menos horas trabalhadas e, consequentemente, a uma maior ociosidade nas fábricas.

A entidade destaca também que o aumento das demissões e o pagamento de verbas rescisórias impactaram as despesas com folha de pagamento, resultando em crescimento da massa salarial e do rendimento médio pago aos trabalhadores da indústria, de 2,2% e 5,9%, respectivamente.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quinta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Revolta

Lojistas de shopping vão à Justiça para mudar índice de reajuste de aluguel

Indicador tradicionalmente usado para corrigir contratos de aluguel, o IGP-M subiu 23,14% em 2020, a maior alta em quase duas décadas.

BOA NOTÍCIA

Acionistas vão se beneficiar da nova política de dividendos da Copel

Novos parâmetros definidos pela empresa podem resultar em pagamentos significativos no curto prazo, segundo Goldman Sachs

Mercados hoje

Ibovespa recua com o peso das incertezas domésticas; dólar sobe

Os investidores repercutem hoje a decisão do Copom de manter a taxa básica de juros em 2% ao ano e a derrubada do forward guidance. Lá fora, bolsas seguem no embalo da posse do novo presidente dos EUA

Exile on Wall Street

Como planejar sua aposentadoria rápida?

Não sei exatamente onde está a melhor resposta para esse tipo de indagação, mas desconfio que não esteja nos livros de economia e finanças.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies