Menu
2020-12-29T16:41:23-03:00
Ivan Ryngelblum
Ivan Ryngelblum
Jornalista formado pela PUC-SP, com pós-graduação em Economia Brasileira e Globalização pela Fipe. Trabalhou como repórter no Valor Econômico, IstoÉ Dinheiro e Agência CMA.
ainda falta

Fim da pandemia no Brasil? Somente no final de 2021, diz Credit Suisse

Banco alerta ainda que alta no número de casos e mortes pode afetar retomada da economia no curto prazo e perspectivas dos próximos anos

29 de dezembro de 2020
16:17 - atualizado às 16:41
vacina covid-19
Imagem: Shutterstock

Se você esperava que 2021 marcasse o fim do uso de máscaras e das medidas de distanciamento social, o Credit Suisse tem más notícias para você: os brasileiros vão conviver com o vírus até, pelo menos, o quarto trimestre.

E mais: o aumento do número de casos neste final de ano deve prejudicar a retomada da economia no curto prazo, uma vez que Estados e municípios devem voltar a adotar medidas para restringir a circulação das pessoas, para evitar novos contágios. A situação pode, inclusive, prejudicar as perspectivas para os próximos anos.

O relatório assinado por Solange Srour, economista-chefe do banco no Brasil, e por Lucas Vilela, vice-presidente da instituição no País, projeta que a maior parte da população só estará vacinada no final do ano que vem.

Em seus cálculos, eles consideraram que a vacinação da população será feita por meio dos imunizantes desenvolvidos pela AstraZeneca e Universidade de Oxford, o CoronaVac, da Sinovac e do Instituto Butantan, e a vacina da Pfizer e BioNTech. Eles também desenharam três cenários de contágio:

  • manutenção da atual média, de 35 mil casos por dia;
  • metade do número atual de contágio, cerca de 18 mil casos diários e;
  • o dobro dos números atuais (70 mil casos por dia)

“Em todos os casos, a população imunizada alcançaria o limite compatível com a imunidade coletiva (70% da população) apenas no último trimestre de 2021”, diz trecho do relatório.

Problemas no curto prazo

Enquanto aguardamos o início do processo de vacinação, o número de novos casos e mortes não para de crescer. Nas últimas 24 horas foram registrados 20.548 novos diagnósticos positivos da doença e 431 novas vítimas fatais da pandemia, segundo divulgou na segunda-feira (28) o Ministério da Saúde.

Para Srour e Vilela, a situação pressiona governadores e prefeitos a tomarem novas medidas para restringir a circulação de pessoas, o que colocará pressão em cima do governo federal e do Congresso para aumentar as despesas, visando minimizar a queda na arrecadação e os efeitos negativos sobre os empregos e a renda da população.

Eles alertam que não há espaço para aumentar os gastos em 2021, com o Brasil já registrando a maior dívida bruta em relação ao PIB entre as economias emergentes, um montante elevado de dívida vencendo no curto prazo e recursos no Tesouro para apenas mais quatro meses.

“Novas restrições sociais deverão ter efeitos não apenas no curto prazo, com menor crescimento econômico, maior desemprego e aumento da dívida, como também no médio prazo, adiando a discussão de importantes reformas nos próximos anos, como a PEC Emergencial e a reforma administrativas, necessárias para cumprir com as regras fiscais em 2021 e 2022 e para a estabilidade da dívida nos próximos dez anos”, diz trecho do relatório.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

empresário bolsonarista

Luciano Hang, dono da Havan, está internado com covid-19 em São Paulo

Hang, ao lado de outros empresários bolsonaristas, tem promovido tratamentos sem comprovação científica como forma de prevenção à covid-19

dados da anp

Produção da Petrobras em dezembro fica abaixo dos 2 milhões de barris diários

Somada ao gás natural, a produção da estatal em dezembro ficou em 2,545 milhões de barris de óleo equivalente por dia,

lista do bc

Inter, Itaú e Caixa lideram ranking de reclamações contra 10 maiores bancos

Índice de reclamações é calculado com base no número de reclamações consideradas procedentes, dividido pelo número de clientes da instituição, multiplicado por 1.000.000

eua

Questão ambiental e investimentos sustentáveis serão foco de governo, diz Yellen

Indicada para o Tesouro ainda revelou que Biden apoia a restauração de incentivos fiscais à produção de veículos elétricos

Guidance

Helbor divulga prévias operacionais do quarto trimestre e previsão de lançamentos para 2021

Construtora viu queda no número de lançamento e nas vendas, tanto no trimestre quanto no ano de 2020

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies