Menu
2020-08-06T15:23:56-03:00
Estadão Conteúdo
apesar da retomada

Dia dos pais não anima varejo e só 19% dos empresários estão otimistas com vendas

Na análise por setor, a perspectiva de aumento é de 15% no comércio, 10% em serviços, e 29% para a indústria

6 de agosto de 2020
15:23
Shopping center
Imagem: Shutterstock

Apesar da retomada gradual da economia em diversas regiões do Brasil, o empresariado nacional não está animado com as perspectivas de vendas para o Dia dos Pais, segundo levantamento da Boa Vista que entrevistou 600 varejistas, empresários do setor de serviços e da indústria entre os dias 6 e 17 de julho. Apenas 19% dos empresários consultados disseram estar otimistas com o desempenho deste ano, enquanto 52% se dizem pessimistas e outros 29% afirmam que a situação não deve mudar.

Quanto às vendas, 78% dos entrevistados acreditam que em 2020 o desempenho será pior ou igual ao de 2019. Só 12% preveem melhora no faturamento para o Dia dos Pais.

Na análise por setor, a perspectiva de aumento é de 15% no comércio, 10% em serviços, e 29% para a indústria. Para 62% dos empresários, a expectativa é de que cada consumidor gaste R$ 100 ou menos por presente.

Importante para o varejo, a data representa, em média, cerca de 5% da receita anual do comércio para 44% das empresas.

Apenas o Natal, Black Friday e o Dia das Mães rendem mais ao setor. A pesquisa da Boa Vista aponta que 75% dos empresários concordam que há uma demanda reprimida nos consumidores. Por outro lado, 53% deles discordam que isto é sinônimo de melhora nas vendas.

E-commerce

O levantamento ainda identificou que os comerciantes vão intensificar o uso de plataformas digitais neste Dia dos Pais. 73% dos empresários varejistas afirmam que irão investir no e-commerce para a data.

Para os empresários do setor de serviços, 59% farão mais investimentos nas plataformas online. Em média, 51% dos empresários viram novas oportunidades de negócios por meio do comércio eletrônico. Destes, 18% ainda irão implantá-la.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

A 38 dias da eleição

Trump anuncia nomeação de Barrett para a Suprema Corte

Nomeação ainda precisa ser confirmada pelo Senado, que hoje tem maioria Republicana.

Últimos ajustes

Guedes se reúne com líder do governo na Câmara para discutir Reforma Tributária

Segundo o deputado Ricardo Barros, na segunda-feira a proposta já estará fechada para uma rodada de discussão com os líderes da base governista no Congresso.

Em 2020

Pandemia tira R$ 12 bilhões em investimentos

Investimentos públicos em infraestrutura deverão ser 10% menores em relação ao estimado antes da pandemia de covid-19.

Entrevista

“A crise econômica será severa e prolongada”, diz de Bolle

Em novo livro, economista defende que é preciso romper com padrões estabelecidos de estratégia econômica – como o teto de gastos – para responder aos desafios trazidos pelo novo coronavírus.

FALTA DE PATRIOTISMO?

O Brasil é mesmo o pior país emergente para se investir?

A Bolsa russa cai 15% no ano, a mexicana 29% e a brasileira cai impressionantes 39%, todos em dólares.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements