Menu
2020-09-19T09:37:57-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
críticas ao governo

Para Bill Gates, uma medida de Trump pode ter acelerado o contágio pelo coronavírus

Voz crítica ao governo americano durante a pandemia, o bilionário apontou uma medida do presidente dos EUA que não ajudou a segurar a doença nos EUA

19 de setembro de 2020
9:31 - atualizado às 9:37
bill gates
bill gates - Imagem: Shutterstock

Bill Gates voltou a criticar o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, pela gestão do combate ao novo coronavírus no País.

Em entrevista ao canal FoxNews, o bilionário falou de uma medida específica do presidente americano no início da trajetória da covid-19 pelas Américas.

Para o fundador da Microsoft, a proibição de viagens implementada por Trump no início deste ano pode ter acelerado a disseminação do coronavírus nos EUA.

Bill Gates disse que a proibição fez com que milhares de pessoas voltassem para o país, mas que a falta de medidas de segurança no retorno fez com que o vírus se espalhasse de forma mais intensa.

As medidas que o país poderia ter implementado naquele momento a qual o executivo se refere não são diferentes do que se falou no Brasil desde o início da pandemia: isolamento social e testes em massa.

"Nós criamos essa corrida e não tínhamos a capacidade de testar ou colocar essas pessoas em quarentena", disse o bilionário, segundo o canal americano. "Março registrou uma incrível explosão [em número de casos] - a Costa Oeste [do país] vindo da China e a Costa Leste saindo da Europa".

O bilionário e a pandemia

Bill Gates se tornou uma das principais vozes nos EUA a falar sobre o combate ao novo coronavírus - eventualmente, criticando Trump. Em algumas ocasiões, o executivo disse que o país cometeu uma série de erros na gestão da crise de saúde.

"Tínhamos critérios de abertura que diziam que você tinha que ter casos em declínio [na região] e abrimos com casos aumentando ", disse Gates em julho à CBS News.

"De alguma forma, conseguimos politizar as máscaras … e alguns viram [o não uso] como prenúncio de liberdade, que apenas cobrir a boca era horrível", declarou àquela época.

Ainda em abril, o bilionário elencou em seu blog pessoal três passos fundamentais para lidar com a pandemia. Seria estes:

  1. Uma abordagem consistente, em nível nacional, para a quarentena
  2. O governo precisaria aumentar o número de testes
  3.  Uma abordagem baseada em dados para desenvolver tratamentos e vacinas

O texto foi escrito em meio ao ápice das incertezas nos mercados financeiros - bolsas em todo o mundo haviam derretido menos de um mês antes - e os Estados Unidos já eram bastante criticados pela gestão do combate a covid-19.

Bill Gates também entrou em conflito com outro bilionário: Elon Musk. O fundador da Tesla era contra as medidas de distanciamento social.

Elon Musk insistia em reabrir fábricas na Califórnia e chegou a chamar as medidas de isolamento de "fascistas". Ao que Bill Gates disse:

"Ele não está muito envolvido com vacinas. Ele faz um ótimo carro elétrico e seus foguetes funcionam bem. Então, ele tem permissão para dizer essas coisas. Mas espero que ele não confunda áreas”.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Exile on Wall Street

Fusões e aquisições: Invista enquanto essas ações estão solteiras

Durmo muito mal. Cada hora é uma coisa. Quando não é a preocupação com a Covid, é o medo da inflação. Primeiro é a incerteza sobre o deal, depois o autoquestionamento sobre a capacidade de entregar o que me foi confiado. Como é duro conviver consigo mesmo. Nas últimas semanas, vivo uma mistura de empolgação […]

Dinheiro na conta

Construtora Even pagará R$ 40 milhões em dividendos aos acionistas

Incorporadora distribuirá proventos com base no resultado do primeiro trimestre de 2021 com base na posição acionária de 18 de junho

Mercados HOJE

Ibovespa fica instável e próximo do zero a zero antes das decisões de juros da Super Quarta

Os investidores adotam uma postura mais cautelosa enquanto ficam de olho no Fed e no Copom,

O melhor do seu dinheiro

De volta para o futuro com a Embraer, a expectativa para a Super Quarta, Eletrobras e outras notícias que mexem com seus investimentos

Diz a lenda que os produtores do filme De Volta para o Futuro recusaram uma oferta milionária da Ford para transformar a máquina do tempo em um Mustang. Mesmo sem receber um centavo, eles preferiram usar um DeLorean DMC-12, carro que teve menos de 10 mil unidades fabricadas e se tornou artigo de colecionador. Afinal, se você […]

Novo passo

Ultra fecha exclusividade com tailandesa Indorama para negociação de Oxiteno

Com isso saíram da lista de potenciais compradores o fundo de private equity (que compra participação de empresas) Advent e a fabricante norte-americana de produtos químicos Stepan

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies