Menu
2020-09-19T09:37:57-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
críticas ao governo

Para Bill Gates, uma medida de Trump pode ter acelerado o contágio pelo coronavírus

Voz crítica ao governo americano durante a pandemia, o bilionário apontou uma medida do presidente dos EUA que não ajudou a segurar a doença nos EUA

19 de setembro de 2020
9:31 - atualizado às 9:37
bilionário bill gates
Imagem: Shutterstock

Bill Gates voltou a criticar o governo de Donald Trump, nos Estados Unidos, pela gestão do combate ao novo coronavírus no País.

Em entrevista ao canal FoxNews, o bilionário falou de uma medida específica do presidente americano no início da trajetória da covid-19 pelas Américas.

Para o fundador da Microsoft, a proibição de viagens implementada por Trump no início deste ano pode ter acelerado a disseminação do coronavírus nos EUA.

Bill Gates disse que a proibição fez com que milhares de pessoas voltassem para o país, mas que a falta de medidas de segurança no retorno fez com que o vírus se espalhasse de forma mais intensa.

As medidas que o país poderia ter implementado naquele momento a qual o executivo se refere não são diferentes do que se falou no Brasil desde o início da pandemia: isolamento social e testes em massa.

"Nós criamos essa corrida e não tínhamos a capacidade de testar ou colocar essas pessoas em quarentena", disse o bilionário, segundo o canal americano. "Março registrou uma incrível explosão [em número de casos] - a Costa Oeste [do país] vindo da China e a Costa Leste saindo da Europa".

O bilionário e a pandemia

Bill Gates se tornou uma das principais vozes nos EUA a falar sobre o combate ao novo coronavírus - eventualmente, criticando Trump. Em algumas ocasiões, o executivo disse que o país cometeu uma série de erros na gestão da crise de saúde.

"Tínhamos critérios de abertura que diziam que você tinha que ter casos em declínio [na região] e abrimos com casos aumentando ", disse Gates em julho à CBS News.

"De alguma forma, conseguimos politizar as máscaras … e alguns viram [o não uso] como prenúncio de liberdade, que apenas cobrir a boca era horrível", declarou àquela época.

Ainda em abril, o bilionário elencou em seu blog pessoal três passos fundamentais para lidar com a pandemia. Seria estes:

  1. Uma abordagem consistente, em nível nacional, para a quarentena
  2. O governo precisaria aumentar o número de testes
  3.  Uma abordagem baseada em dados para desenvolver tratamentos e vacinas

O texto foi escrito em meio ao ápice das incertezas nos mercados financeiros - bolsas em todo o mundo haviam derretido menos de um mês antes - e os Estados Unidos já eram bastante criticados pela gestão do combate a covid-19.

Bill Gates também entrou em conflito com outro bilionário: Elon Musk. O fundador da Tesla era contra as medidas de distanciamento social.

Elon Musk insistia em reabrir fábricas na Califórnia e chegou a chamar as medidas de isolamento de "fascistas". Ao que Bill Gates disse:

"Ele não está muito envolvido com vacinas. Ele faz um ótimo carro elétrico e seus foguetes funcionam bem. Então, ele tem permissão para dizer essas coisas. Mas espero que ele não confunda áreas”.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

mercados hoje

Ibovespa não acompanha recuperação no exterior e perde o patamar dos 95 mil pontos

Após o dia de tensão nos mercados, que fez o Ibovespa recuar mais de 4%, os investidores adotam uma postura mais tímida, mas ainda sem fôlego para reverter as perdas recentes. Enquanto no exterior as bolsas europeias e os índices futuros em Nova York operam com sinais mistos, o Ibovespa não consegue acompanhar, também influenciado […]

Tesoura afiada

Bradesco planeja fechar 1.100 agências até o fim deste ano

Banco encerrou 683 agências entre janeiro e setembro e encerrou o terceiro trimestre com uma rede de 3.795 agências e 5.384 pontos de atendimento

BONS NÚMEROS

PIB dos EUA avança à taxa anualizada de 33,1% no 3º tri, segundo primeira leitura

Resultado superou mediana das estimativas e demonstra que país se recuperou da queda de 31,4% do segundo trimestre

COMPETIÇÃO ACIRRADA

Stone aumenta parcela em dinheiro e retira multa para fechar compra da Linx

Parte em dinheiro da oferta foi aumentada em R$ 0,50 por ação, elevando a parcela em R$ 89,5 milhões

TECNOLOGIA

Via Varejo adquire startup para desenvolver marketplace

Empresa informa que compra da I9XP é parte da estratégia de aceleração da transformação digital

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies