Menu
2020-04-19T17:30:38-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
fake news

Bilionário Bill Gates vira alvo de boatos sobre coronavírus

Postagens em redes sociais sugerem que fundador da Microsoft teria criado a doença; executivo tem sido um dos defensores do isolamento social e testes em massa

19 de abril de 2020
17:25 - atualizado às 17:30
Bill Gates, bilionário e fundador da Microsoft
Imagem: Shutterstock

O bilionário Bill Gates se tornou alvo de teorias da conspiração ligando seu nome ao surgimento do novo coronavírus. Grupos de extrema direita usam um vídeo de 2015 para dizer que o fundador da Microsoft planejou uma pandemia para poder controlar o sistema de saúde global.

O vídeo que viralizou desde a eclosão da nova doença é uma filmagem de um discurso em que Gates alertava que o maior risco para a humanidade não era uma guerra nuclear, mas um vírus que pudesse contaminar todo o planeta.

Segundo a falsa teoria, o bilionário se aproveitaria do coronavírus ao apresentar uma vacina contra a covid-19, além de promover a vigilância da população.

Os boatos envolvendo Bill Gates são os mais difundidos entre todas as falsas notícias envolvendo o coronavírus, segundo a Zignal Labs, uma empresa de análise de mídia. O levantamento foi publicado pelo New York Times.

De acordo com o jornal, foram 16 mil postagens no Facebook este ano sobre bilionário e o coronavírus - curtidas e comentadas mais de 900 mil vezes. No YouTube, os dez vídeos mais populares com mentiras sobre Bill Gates em março e abril foram vistos quase cinco milhões de vezes, ainda segundo a publicação.

As acusações contra o bilionário ganharam forçam a partir do momento em que passou a rivalizar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, diz o NYT.

Por semanas, o bilionário defendeu - na TV e em artigos - a política de isolamento social, expansão dos testes e desenvolvimento de vacinas. Gates ainda criticou as políticas do presidente - mas sem mencioná-lo nominalmente.

Além de fundador da Microsoft, o americano é conhecido pelo papel que desempenha diante das causas sociais. Desde 2008, quando se “aposentou”, deixando a presidência executiva da companhia, ele se dedica quase integralmente à Fundação Melinda Gates.

Já investiu bilhões em pesquisas para erradicar a poliomielite no Paquistão. Há pouco tempo, lançou uma privada inteligente, que não precisa de água nem de rede de esgoto. Ele prega agora o “capitalismo criativo”, que tem como um de seus objetivos beneficiar os mais pobres e reduzir a desigualdade no mundo.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

Temporada de balanços

Banco Inter, Hering, Via Varejo e Magazine Luiza divulgam resultados do 1º trimestre; saiba o que esperar

O setor de varejo é um dos destaques da reta final da temporada de balanços; confira quais outras empresas também divulgam seus dados

Perto da falência

Quais ações de empresas em recuperação judicial podem valer o risco?

Companhias nessa condição costumam ter ações baratas e que oferecem enorme potencial de ganho; os riscos, no entanto, são imensos

Airbus A320

Itapemirim começa a receber aeronaves para voos comerciais após Anac autorizar

A Itapemirim diz que a segunda aeronave Airbus A320 de sua frota deve chegar ao aeroporto de Confins (MG) neste domingo

Efeito reverso

Elon Musk fez piada sobre o Dogecoin na TV aberta — e as cotações desabaram

Elon Musk fez a aguardada participação no SNL no último sábado, fazendo piada sobre si mesmo e falando do Dogecoin — mas a cotação caiu forte

Pesquisa da FGV

Presente mais caro: inflação do Dia das Mães é a maior dos últimos quatro anos

Levantamento da FGV mostra que a inflação no Dia das Mães é a maior desde 2017; eletrodomésticos e passagens aéreas tiveram maiores saltos

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies