🔴 RECEBA ANÁLISES DE MERCADO DIÁRIAS: CLIQUE AQUI E SIGA O SEU DINHEIRO NO INSTAGRAM

2022-06-08T17:30:00-03:00
Liliane de Lima
É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP.
LIVROS DE CABECEIRA

O que os bilionários leem? Confira 5 livros que Bill Gates recomenda

Bill Gates divulgou sua lista de leitura de 2022; os livros abordam sobre temas “pesados”, segundo o bilionário

8 de junho de 2022
17:29 - atualizado às 17:30
bill gates livros 2022
Imagem: Reprodução/GatesNotes

Aproveitar as férias para ler aquele livro encostado na estante ou recomendado por alguém pode ser uma boa iniciativa. Bill Gates, por exemplo, presta o serviço de curadoria das suas leituras todos os anos, religiosamente. 

Na última segunda-feira (6), o bilionário publicou, em seu blog GatesNotes, cinco livros para a leitura de férias — o verão começa em junho no Hemisfério Norte. 

Para este ano, Gates afirmou que os temas dos livros são “pesados”, já que se tratam de igualdade de gênero, polarização política, mudança climática e, nas palavras dele, “a dura verdade de que a vida nunca é como os jovens pensam”. 

Os livros são de três romancistas, um jornalista e um cientista. Vale ressaltar que cada livro sugerido tem uma resenha publicada pelo próprio Bill Gates no blog. Apenas um deles tem tradução para o português. 

Veja a seguir a lista do bilionário: 

1 - O Poder, de Naomi Alderman

O primeiro da lista, mas não necessariamente o preferido de Gates, foi uma recomendação de sua filha mais velha, Jennifer Gates. 

A temática do romance é a igualdade de gênero que, para o bilionário, traz uma noção “mais forte e visceral” sobre o abuso e injustiça vivenciados pelas mulheres nos dias atuais. 

E aqui vai dois spoilers: “Como seria o mundo se todas as mulheres da Terra desenvolvessem a capacidade de descarregar choques elétricos de seus corpos?” —  essa é a questão central que envolve toda a narrativa do livro e o final, para o bilionário, é bem previsível. 

Esse é o único livro da lista de Gates que está disponível em português. 

2 - Why We’re Polarized, de Ezra Klein: um dos preferidos de Bill Gates

A polarização política, que deve se acentuar nos próximos meses por conta das eleições, não é exclusiva do Brasil. 

O livro do jornalista Ezra Klein, publicado em 2020, traz os motivos, de forma analítica, do que vem acontecendo na política americana, mas que podem ser resumidos em um: o poder de identidade do grupo. 

Gates afirma que o livro o ajudou a entender melhor a política moderna e que tem “um olhar fascinante” sobre a psicologia humana. 

3- The Lincoln Highway, de Amor Towles

O romancista apareceu pela segunda vez na lista anual de Bill Gates e já se tornou um dos contadores de histórias favoritos do dono da Microsoft. 

Em 2019, o bilionário indicou o livro “A Gentleman in Moscow” — disponível em português com o título “Um Cavalheiro em Moscou”. 

Dessa vez, o romance escolhido foi “The Lincoln Highway”, também best-seller do jornal New York Times. A história tem como pano de fundo a viagem de dois irmãos em procura da mãe, ambientado nos EUA da década de 1950. 

O livro, inspirado na jornada de heróis famosos, mostra a realidade de que a jornada real “nunca é tão linear ou previsível" quanto esperamos, nas palavras de Gates.

4- The Ministry for the Future, de Kim Stanley Robinson 

Esse é um dos livros para quem se interessa por mudanças climáticas. 

O romance trata da crise ambiental por meio de “relatos fictícios de testemunhas oculares” e as consequências desse fenômeno em um futuro muito próximo. 

“É tão complexo que é difícil resumir” e “assustador”, afirma Bill Gates na descrição do livro em sua lista de recomendações. 

5- How the World Really Works, de Vaclav Smil

Esse último livro é chamado por Gates de “obra prima”. O cientista tcheco-canadense Vaclav Smil, especialista em energia, aprofunda a relação da sua especialidade e a globalização. 

Para Gates, essa obra é ponto de partida para quem deseja aprender sobre as “forças fundamentais que moldam a vida humana”. 

Por fim, o bilionário também publicou um vídeo com as suas recomendações. Confira:

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

Taxas gordas

Com risco fiscal, retorno de 6% + IPCA volta a ser comum entre títulos Tesouro IPCA+ de longo prazo

6 de julho de 2022

Todos os vencimentos de títulos públicos Tesouro IPCA+ a partir de 2035 já voltaram a pagar a rentabilidade “mágica” desse tipo de ativo

QUEDA DE APORTES

Crise dos unicórnios e demissões em massa têm explicação: investimentos em startups caíram 44% no primeiro semestre

6 de julho de 2022

Inflação global, escalada da alta de juros e a Guerra da Ucrânia geraram incertezas no mercado e “seguraram” os investimentos; as mais afetadas são as startups de late stage e unicórnios

CARA CADÊ MEU DEFI?

Roubo de criptomoedas com ataque hacker levou US$ 1,3 bilhão de plataformas de DeFi em 2022; maior crime foi de US$ 180 milhões

6 de julho de 2022

Mesmo com a alta do dia, os investidores acompanham os desdobramentos do pedido de falência da Voyager Digital

O FANTASMA DA RECESSÃO

Ata do Fed manda recado: saiba se os próximos passos do BC dos EUA podem tirar o sono dos investidores

6 de julho de 2022

Na reunião de junho, o banco central norte-americano elevou a taxa de juro em 0,75 ponto percentual, o maior aumento desde 1994, na tentativa de conter uma inflação que não dá tréguas; será que vem mais por aí?

Está vindo aí

Risco de recessão volta a assustar, petróleo amplia perdas e petroleiras lideram quedas do dia; Hypera (HYPE3) e Americanas (AMER3) sobem forte

6 de julho de 2022

Com a queda do petróleo no mercado internacional, papéis de commodities no Brasil têm maiores quedas nesta quarta-feira

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies