Menu
2020-09-18T14:52:37-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
Gênios bilionários

Seria Elon Musk o próximo Steve Jobs? Veja a resposta de Bill Gates

Fundador da Microsoft foi perguntado se o CEO da Tesla seria parecido com o fundador da Apple; ele respondeu apontando diferenças entre os executivos

18 de setembro de 2020
14:46 - atualizado às 14:52
Bill Gates
Imagem: Shutterstock

Qual a diferença entre Elon Musk e Steve Jobs? Os dois bilionários são vistos como gênios - e controversos -, mas certamente têm (ou teve, no caso do segundo) suas particularidades.

Quem se arriscou a apontar as diferenças entre ambos foi outra figura de prestígio no mundo dos negócios: Bill Gates.

É verdade que a declaração não foi espontânea. O fundador da Microsoft foi estimulado a mostrar a diferença entre os dois executivos por um repórter da Bloomberg em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (17).

Bill Gates foi questionado se Elon Musk poderia ser considerado o "próximo Steve Jobs", por causa dos expressivos avanços tecnológicos da Tesla e da SpaceX - a primeira, em veículos elétricos, a segunda em foguetes espaciais.

Ao que o filantropo respondeu: "Se você conhece-os pessoalmente, esse tipo de simplificação grosseira parece algo estranho". Mas em seguida, o bilionário respondeu.:

"Elon é mais um engenheiro mais "mão na massa". Steve era um gênio em design, na escolha de pessoas [para trabalhar em sua equipe] e no marketing. Você não entraria em uma sala e se confundiria entre os dois".

Há declarações públicas do Elon Musk que reeiteram a tese do Bill Gates. Em novembro de 2017, por exemplo, o bilionário disse durante a conferência de resultados da Tesla que passou horas na fábrica da montadora para acompanhar a produção do modelo da época.

"Estive pessoalmente na linha do módulo da "zona 2" às 2h da manhã de um domingo, ajudando a diagnosticar problemas de calibração do robô. Estou fazendo tudo que posso", disse o CEO da Tesla à época.

Diferença entre bilionários

Ainda sobre Steve Jobs, Bill Gates disse no dia 20 de agosto, em um podcast comandado pelo ator Dax Shepard, que o fundador da Apple era como "um mago em motivar pessoas".

A magia lançada por Jobs poderia ser explificava em um episódio envolvendo o atual CEO da Apple, Tim Cook. Ele foi convencido a se juntar a empresa em um encontro em 1998.

Inicialmente, Cook estava hesitante, mas posteriormente ele contou que "a maneira como ele [Jobs] falava, com uma 'química' na sala, era só ele e eu". "Eu olhei para os problemas da Apple e pensei: posso contribuir aqui", disse o executivo em entrevista a Charlie Rose, que comanda um talkshow, em 2014.

Bill Gates x Elon Musk

Apesar dos comentários de Bill Gates, ele e Elon Musk tem uma relação pública complicada. Em agosto, o fundador da Microsoft disse que os veículos elétricos nunca serão uma solução prática para substituir caminhões e veículos para longas viagens.

O CEO da Tesla respondeu ao que era um post em um blog, com um comentário no Twitter: para ele, Gates não fazia ideia o que estava falando.

A "discussão" aconteceu em meio ao atraso de dois anos do cronograma de um caminhão elétrico da Tesla. A empresa agora promete que os modelos chegarão a seus donos no ano que vem.

Mas o embate foi em outra escala quando o assunto era pandemia. Elon Musk insistia em reabrir fábricas na Califórnia e chegou a chamar as medidas de isolamento de "fascistas". Ao que Bill Gates disse:

"Ele não está muito envolvido com vacinas. Ele faz um ótimo carro elétrico e seus foguetes funcionam bem. Então, ele tem permissão para dizer essas coisas. Mas espero que ele não confunda áreas”.

Comentários
Leia também
UMA OPÇÃO PARA SUA RESERVA DE EMERGÊNCIA

Um ‘Tesouro Direto’ melhor que o Tesouro Direto

Você sabia que existe outro jeito de investir a partir de R$ 30 em títulos públicos e com um retorno maior? Fiz as contas e te mostro o caminho

FOI BOM

Gerdau registra maior Ebitda desde 2008 no 3º trimestre

Aumento das vendas no mercado interno e depreciação do real ante o dólar puxa desempenho da siderúrgica para cima

Mercados hoje

Dólar supera os R$ 5,70 e Ibovespa tem queda de 2% com cautela no exterior e Copom no radar

O avanço da covid-19 no exterior mina qualquer chance de recuperação dos mercados internacionais. A agenda doméstica cheia também pressiona os negócios

Disputa parece longe do fim

Ser Educacional não desiste e recorre de decisão que invalida acordo com Laureate

A companhia afirma se manter certa de seus direitos e diz que tomará todas as medidas cabíves para manter o acordo inicial válido

ATENÇÃO, ACIONISTA

Petrobras altera política de remuneração para pagar dividendos mesmo em caso de prejuízo

Administração poderá propor o repasse de proventos, mesmo sem a apuração de lucro, caso se verificar redução da dívida líquida nos 12 meses anteriores

Tudo que vai mexer com seu dinheiro hoje

11 notícias para começar o dia bem informado

Começo esta newsletter sem delongas: fique ligado hoje no Seu Dinheiro, pois será um dia importante para os mercados. Os investidores aguardam com expectativa números que serão conhecidos após o fechamento do pregão. Estou falando da decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) sobre a taxa básica de juros, a Selic, e também dos balanços de […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies