Qual a diferença entre Elon Musk e Steve Jobs? Os dois bilionários são vistos como gênios - e controversos -, mas certamente têm (ou teve, no caso do segundo) suas particularidades.
Quem se arriscou a apontar as diferenças entre ambos foi outra figura de prestígio no mundo dos negócios: Bill Gates.
É verdade que a declaração não foi espontânea. O fundador da Microsoft foi estimulado a mostrar a diferença entre os dois executivos por um repórter da Bloomberg em uma entrevista publicada nesta quinta-feira (17).
Bill Gates foi questionado se Elon Musk poderia ser considerado o "próximo Steve Jobs", por causa dos expressivos avanços tecnológicos da Tesla e da SpaceX - a primeira, em veículos elétricos, a segunda em foguetes espaciais.
Ao que o filantropo respondeu: "Se você conhece-os pessoalmente, esse tipo de simplificação grosseira parece algo estranho". Mas em seguida, o bilionário respondeu.:
"Elon é mais um engenheiro mais "mão na massa". Steve era um gênio em design, na escolha de pessoas [para trabalhar em sua equipe] e no marketing. Você não entraria em uma sala e se confundiria entre os dois".
Há declarações públicas do Elon Musk que reeiteram a tese do Bill Gates. Em novembro de 2017, por exemplo, o bilionário disse durante a conferência de resultados da Tesla que passou horas na fábrica da montadora para acompanhar a produção do modelo da época.
"Estive pessoalmente na linha do módulo da "zona 2" às 2h da manhã de um domingo, ajudando a diagnosticar problemas de calibração do robô. Estou fazendo tudo que posso", disse o CEO da Tesla à época.
Diferença entre bilionários
Ainda sobre Steve Jobs, Bill Gates disse no dia 20 de agosto, em um podcast comandado pelo ator Dax Shepard, que o fundador da Apple era como "um mago em motivar pessoas".
A magia lançada por Jobs poderia ser explificava em um episódio envolvendo o atual CEO da Apple, Tim Cook. Ele foi convencido a se juntar a empresa em um encontro em 1998.
Inicialmente, Cook estava hesitante, mas posteriormente ele contou que "a maneira como ele [Jobs] falava, com uma 'química' na sala, era só ele e eu". "Eu olhei para os problemas da Apple e pensei: posso contribuir aqui", disse o executivo em entrevista a Charlie Rose, que comanda um talkshow, em 2014.
Bill Gates x Elon Musk
Apesar dos comentários de Bill Gates, ele e Elon Musk tem uma relação pública complicada. Em agosto, o fundador da Microsoft disse que os veículos elétricos nunca serão uma solução prática para substituir caminhões e veículos para longas viagens.
O CEO da Tesla respondeu ao que era um post em um blog, com um comentário no Twitter: para ele, Gates não fazia ideia o que estava falando.
A "discussão" aconteceu em meio ao atraso de dois anos do cronograma de um caminhão elétrico da Tesla. A empresa agora promete que os modelos chegarão a seus donos no ano que vem.
Mas o embate foi em outra escala quando o assunto era pandemia. Elon Musk insistia em reabrir fábricas na Califórnia e chegou a chamar as medidas de isolamento de "fascistas". Ao que Bill Gates disse:
"Ele não está muito envolvido com vacinas. Ele faz um ótimo carro elétrico e seus foguetes funcionam bem. Então, ele tem permissão para dizer essas coisas. Mas espero que ele não confunda áreas”.