Menu
2020-03-19T10:49:48-03:00
Estadão Conteúdo
para enfrentar a crise

BC dos EUA lança programa para ampliar liquidez de fundos do mercado monetário

Medida ajuda instituições financeiras a atenderem demandas de resgate de dinheiro de famílias e outros investidores

19 de março de 2020
10:48 - atualizado às 10:49
MercadosBCs
Fed-cautela -

O Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) lançou mais uma ferramenta de crédito para ampliar a liquidez na economia dos Estados Unidos em meio à pandemia do novo coronavírus. Batizado de Mecanismo de Liquidez para Fundos Mútuos do Mercado Monetário (MMLF, na sigla em inglês), o novo programa disponibilizará empréstimos para fundos do mercado monetário, ajudando instituições financeiras a atenderem demandas de resgate de dinheiro de famílias e outros investidores.

Os fundos mútuos do mercado monetário são conhecidos como investimentos de baixo risco, voltados à compra de títulos governamentais e de "commercial papers"

"Isso melhora o funcionamento geral do mercado e a provisão de crédito para a economia em geral", diz o Fed, em comunicado.

De acordo com a autoridade monetária norte-americana, a estrutura do programa é semelhante a estratégias adotadas entre o fim de 2008 e o início de 2010, para conter efeitos da mais recente crise financeira global, porém com uma gama de ativos para compra mais ampla.

O Departamento do Tesouro do país, ainda segundo o BC local, garantiu US$ 10 bilhões para proteger o MMLF de eventuais perdas.

O Fed tem tomado medidas para tentar acalmar investidores, que buscam liquidez para lidar com os impactos econômicos trazidos pela covid-19.

Na terça-feira, 17, a autoridade americana anunciou um instrumento de crédito para dealers primários, mesmo dia em que ampliou o programa de recompras de títulos (repo) e lançou o instrumento de compra de "commercial papers". Com o mesmo objetivo - estimular a economia -, no último domingo, 15, a taxa de juros dos Estados Unidos foi cortada a zero, em decisão extraordinária, e o programa de compra de bônus (QE) foi retomado no país.

Comentários
Leia também
Um self service diferente

Como ganhar uma ‘gorjeta’ da sua corretora

A Pi devolve o valor economizado com comissões de autônomos na forma de Pontos Pi. Você pode trocar pelo que quiser, inclusive, dinheiro

TECNOLOGIA

Xiaomi supera Apple em venda de celulares

O levantamento também mostra que a Samsung voltou ser a líder global de vendas de smartphones, após perder a liderança do mercado para a também chinesa Huawei, que ficou no topo por um único trimestre.

BOMBOU NO SEU DINHEIRO

Melhores da Semana: O Halloween dos mercados

A segunda onda de coronavírus é um ‘fantasma’ que ronda os mercados desde o início do ano. Muita gente não acreditou. Nesta semana, ele mostrou as caras.

POLÍTICA

Bolsonaro grava para campanhas e aposta em 2º turno em RJ e SP

Presidente busca apoiar aliados para tentar formar base nos grandes colégios eleitorais para sua campanha de reeleição em 2022

responsabilização

JBS aprova em assembleia ação contra irmãos Batista

Processo diz respeito a prejuízos causados por crimes revelados nos acordos de colaboração e leniência firmados pela JBS com a Procuradoria Geral da República

em live

Se necessário, voltaremos a fazer transferência do BC para o Tesouro, diz secretário

Em agosto, CMN já havia autorizado o Banco Central a repassar R$ 325 bilhões para o Tesouro Nacional

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies