O número de mortes confirmadas por covid-19 no mundo ultrapassou durante o fim de semana a funesta marca de 1,1 milhão.
De acordo com o monitoramento de dados oficiais da pandemia do novo coronavírus coordenado por especialistas da Universidade Johns Hopkins (EUA), 1.110.371 pessoas perderam a luta para a covid-19 até a manhã deste domingo.
O número de casos confirmados no mundo, por sua vez, aproxima-se dos 40 milhões em um momento no qual especialistas advertem para os perigos do avanço de uma aparente segunda onda da doença pela Europa.
Os Estados Unidos lideram tanto o ranking de casos quanto o de óbitos. Desde o início da pandemia, as autoridades norte-americanas já registraram 219.289 mortes entre 8.106.753 casos confirmados da doença.
O Brasil aparece em segundo lugar no número de óbitos (153.675), mas é o terceiro em número de casos confirmados (5.224.362) de covid-19 em meio a constantes alertas para a falta de testes e a subnotificação.
Os dados brasileiros baseiam-se nos números atualizados até a noite de ontem pelo Ministério da Saúde.
Já a Índia aparece em terceiro no que tange ao número de mortos (114.031), mas figura em segundo no ranking de casos confirmados da doença (7.494.551).
Os gráficos de monitoramento diário da Universidade Johns Hopkins revelam que o número de casos confirmados continua aumentando no mundo, enquanto as mortes seguem estáveis em uma espécie de platô.