Os dias que contam no longo prazo da bolsa
Semanas atrás recebi uma mensagem de um leitor espirituoso. Ele fazia menção a uma newsletter na qual eu falava sobre a característica de longo prazo nos investimentos em bolsa. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE “Se é assim, então me avisa quando o longo prazo chegar que eu invisto”, ele escreveu. Em maior […]

Semanas atrás recebi uma mensagem de um leitor espirituoso. Ele fazia menção a uma newsletter na qual eu falava sobre a característica de longo prazo nos investimentos em bolsa.
“Se é assim, então me avisa quando o longo prazo chegar que eu invisto”, ele escreveu.
Em maior ou menor grau de brincadeira, recebo várias questões semelhantes. Afinal, por quanto tempo preciso manter meu dinheiro para o investimento na bolsa valer a pena?
O problema é que o longo prazo varia na renda variável. Basta nos lembrarmos que o Ibovespa passou boa parte da década passada de lado ou em queda até entrar no “bull market” que durou até o começo deste ano.
O que eu posso dizer é que tentar acertar o momento certo de comprar e vender ações – como deseja o leitor que me mandou a mensagem – costuma ser a receita certa para perder ou deixar de ganhar dinheiro.
Ainda que a bolsa seja de fato um investimento de longo prazo, ficar de fora alguns poucos dias do mercado pode fazer a diferença no patrimônio que você pode construir ao longo do tempo.
Leia Também
Hoje foi mais um desses dias. O Ibovespa fechou em forte alta de 2,90%, o que representa quase tudo o que a renda fixa mais conservadora deve pagar em um ano. A valorização foi puxada por mais um caminhão de dinheiro em estímulos econômicos, desta vez por parte da União Europeia.
É importante dizer que a recuperação recente – que leva a bolsa a acumular alta de 9,24% em maio – nem de longe representa o fim da(s) crise(s) que enfrentamos.
A reação da economia na reabertura após a quarentena é só uma das incertezas no radar, sem falar na possibilidade ainda presente de uma segunda onda de casos de coronavírus.
Enquanto os investidores relevam esses riscos, o dólar segue firme na direção oposta da bolsa. A moeda norte-americana fechou em queda pelo sexto dia seguido e agora está abaixo dos R$ 5,30.
Saiba com o Victor Aguiar por que a moeda norte-americana vem rolando ladeira abaixo e tudo o que movimentou os mercados.
Chega o desemprego
Enquanto isso, na economia real, o efeito coronavírus no mercado de trabalho está ficando claro. O país perdeu 1,1 milhão de vagas com carteira assinada em dois meses, de acordo com os dados do Caged. Os números se referem ao acumulado entre os meses de abril e março, quando a pandemia paralisou atividades não essenciais. O Kaype Abreu detalha o retrato do (des)emprego nesta reportagem.
Abertura gradual
A economia de São Paulo vai voltar a funcionar. Mas aos poucos. O anúncio foi feito hoje pelo governador do Estado, João Doria, que mencionou que não se trata de “relaxamento”, mas um ajuste levando em conta peculiaridades regionais em uma “retomada consciente”. A reabertura gradual será feita em 5 fases distintas, a depender da região e da atividade econômica.
O negócio da carne vegetal
A Marfrig, não é de hoje, tem apostado no mercado de carne com base vegetal. Mais um passo nessa direção foi dado hoje: a empresa firmou acordo com a americana ADM para criar uma joint venture no ramo de produção e comercialização dos produtos. A companhia brasileira deterá 70% da companhia resultante do negócio, que espera aval de reguladores. Saiba mais detalhes sobre a operação.
Aliados na mira
Nada como um dia após o outro, com uma noite no meio. Após a Polícia Federal mirar o governador do Rio, Wilson Witzel, adversário de Jair Bolsonaro, hoje foi dia da corporação visitar aliados do presidente. O motivo? O inquérito das fake news no Supremo Tribunal Federal, que investiga ameaças, notícias falsas e ofensas à corte. Entre os alvos, estão Roberto Jefferson, Luciano Hang e o blogueiro Allan dos Santos.
A XP ficou cara
A XP Investimentos sem dúvida tem uma importância enorme para o mercado brasileiro, ao abrir uma alternativa de investimentos ao tradicional sistema bancário. Trata-se de um negócio formidável e ainda com grande potencial de crescimento. Não por acaso, atraiu todos os holofotes quando abriu o capital na Nasdaq no fim do ano passado. De todo modo, tudo tem um preço, e para o nosso colunista Felipe Miranda hoje não vale mais a pena comprar as ações da corretora. Saiba as razões nesta análise que ele preparou.
Uma ótima noite para você!
O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O gatilho para dividendos da Vale (VALE3), o alívio que vem do Oriente Médio e o que mais afeta o seu bolso hoje
26 de agosto de 2026 - 8:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A segurança futurista da Intelbras (INTB3), Casas Bahia (BHIA3), Braskem (BRKM5) e o que mais mexe com os mercados hoje
25 de agosto de 2026 - 8:23O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A herança desigual, as ameaças ao Irã e eleições presidenciais 2026: o que move os mercados hoje
24 de agosto de 2026 - 8:26RISCO OU OPORTUNIDADE?
Renda fixa: por que investir em Tesouro IPCA+ 8% se o CDI a 14% ao ano em tese paga mais?
23 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A melhor ação para dividendos entre CXSE3 ou BBSE3, a exceção no varejo, e o que mais move seu bolso hoje
21 de agosto de 2026 - 8:34SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO