A bolsa consegue se sustentar sem anabolizante?
O canadense Ben Johnson assombrou o mundo ao cruzar a linha de chegada dos 100 metros rasos com a marca de 9 segundos e 79 centésimos nas Olimpíadas de 1988, recorde mundial. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE A consagração durou pouco. Dias depois ele foi pego no exame antidoping e perdeu a […]

O canadense Ben Johnson assombrou o mundo ao cruzar a linha de chegada dos 100 metros rasos com a marca de 9 segundos e 79 centésimos nas Olimpíadas de 1988, recorde mundial.
A consagração durou pouco. Dias depois ele foi pego no exame antidoping e perdeu a medalha de ouro conquistada nos Jogos de Seul.
Após cumprir suspensão, Johnson voltou às pistas, mas nunca mais foi o mesmo. Ele acabou banido do esporte ao ser flagrado novamente usando substâncias proibidas.
No mercado financeiro, o desempenho recente das bolsas também vem sendo sustentado por anabolizantes. Mas nesse caso eles não apenas são permitidos como foram administrados pelos próprios governos.
Os “programas de estímulo” — nome bonito dos anabolizantes econômicos — foram adotados para conter os efeitos devastadores da pandemia da covid-19 na atividade global.
Com o impulso da máquina de dinheiro dos governos e dos cortes de juros pelos Bancos Centrais, as bolsas tiveram a recuperação mais rápida de uma crise em toda a história.
Leia Também
Mas nesta semana os mercados começam a dar sinais de que podem precisar de mais anabolizantes para manter o ritmo de recuperação.
É cedo para dizer que o fôlego acabou. Mas desde o início do mês os ativos de risco vêm sofrendo para manter o pique apenas com os estímulos atuais.
Nesta sexta-feira, o Ibovespa foi dragado pela queda das bolsas em Nova York e o dólar disparou quase 3%. Saiba o que aconteceu na cobertura do Ricardo Gozzi.
MERCADOS
• A overdose de decisões de política monetária movimentou a semana dos mercados. Afinal, o que fazer com o dinheiro em um mundo de taxas reais negativas? Falamos sobre isso e muito mais no nosso podcast Touros & Ursos. Assista no Youtube ou ouça no Spotify.
EMPRESAS
• Bra de casa. O Bradesco fechou acordo com funcionários para regulamentar o home office, que cresceu com a pandemia do coronavírus. O trabalho remoto valerá de forma permanente.
• A Hapvida foi às compras — de novo. Após o pacotão bilionário de aquisições anunciado no começo do mês que fortaleceu a operadora de saúde em Minas Gerais, os novos negócios ampliam a presença da empresa na região Centro Oeste. Saiba mais.
• Por falar em aquisições, a Neoenergia anunciou a compra de projetos de energia eólica na Serra da Gameleira, na Bahia, por R$ 80 milhões, com potencial de instalação de 400 MW. A área total tem cerca de 7,8 mil hectares.
• A partir de domingo, os populares aplicativos chineses TikTok e WeChat estão proibidos nos Estados Unidos. O governo americano alega que as duas plataformas representam risco de segurança nacional para o país.
• Seria o inventivo Elon Musk o novo Steve Jobs? Foi esta a pergunta que fizeram a Bill Gates. O fundador da Microsoft, no entanto, tratou de separar alhos de bugalhos e diferenciou bem os perfis dos executivos. Veja o que ele disse.
COLUNISTAS
• Investidores qualificados são aqueles que, segundo a CVM, têm mais de R$ 1 milhão e podem aplicar em produtos mais sofisticados. E os que estão abaixo desse valor são “desqualificados” aos olhos da xerife do mercado? O Bruno Merola trata do tema na coluna de hoje.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.
SEXTOU COM O RUY
A recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3) mostra por que prefiro ficar longe do varejo, exceto por uma única empresa
21 de agosto de 2026 - 7:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
Um novo desafio para os empreendedores, a queda dos fundos multimercados e o que mais você precisa saber hoje
20 de agosto de 2026 - 9:13Rodolfo Amstalden: Estimada probabilidade, escrevo esta carta pensando em você
19 de agosto de 2026 - 19:51O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A novidade na renda passiva, o conflito no Oriente Médio e dados da economia brasileira: o que move os mercados hoje
19 de agosto de 2026 - 8:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O problema da inadimplência, as eleições presidenciais e o que mais move os mercados hoje
18 de agosto de 2026 - 8:17INSIGTHS ASSIMÉTRICOS
A economia começou a perder fôlego e a eleição vai sentir
18 de agosto de 2026 - 7:21O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A estratégia do Grupo Boticário, a recuperação judicial da Casas Bahia (BHIA3), a inovação do Open Energy e o que mais mexe com os mercados hoje
17 de agosto de 2026 - 8:33O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje
14 de agosto de 2026 - 8:12SEXTOU COM O RUY
O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso
14 de agosto de 2026 - 7:08O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O eclipse no crédito privado, o resultado do Banco do Brasil (BBAS3) e o que mais move o mercado hoje
13 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A corrida com obstáculos da Direcional (DIRR3) e Espaçolaser (ESPA3), a bolada do Tesouro IPCA+ e o que mais move o mercado hoje
12 de agosto de 2026 - 8:30O MELHOR DO SEU DINHEIRO
A saúde do BTG Pactual, a recuperação do crédito estressado e o impacto das eleições e dos juros no seu bolso: acompanhe o que move o mercado
11 de agosto de 2026 - 8:36O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O porquinho da reserva de emergência turbinado, resultados da Berkshire Hathaway, Embraer e Itaúsa: o que mexe com o mercado hoje
10 de agosto de 2026 - 8:19PLANO A
Quem cuida das coisas quando você não está? Este investimento dribla imposto e ajuda sua família no momento mais difícil
9 de agosto de 2026 - 8:00O MELHOR DO SEU DINHEIRO
O ganhador da guerra do e-commerce, o fim da Gávea Investimentos, os dividendos da Petrobras (PETR3,PETR4): o que você precisa saber hoje
7 de agosto de 2026 - 8:38SEXTOU COM O RUY
Uma triste despedida, que pode ser bom sinal para os seus investimentos
7 de agosto de 2026 - 7:12O MELHOR DO SEU DINHEIRO
As oportunidades no Tesouro IPCA+, os resultados de Petrobras (PETR3; PETR4), Bradesco (BBDC4) e Inter (INTR) e o que mais move o mercado hoje
6 de agosto de 2026 - 8:26EXILE ON WALL STREET