🔴 PRIO3 E +9 AÇÕES PARA COMPRAR AGORA – ASSISTA AQUI

Faça seu teste vocacional de investidor

Cabe a cada um de nós escolher aqueles investimentos que conversam com nossas próprias vocações

15 de janeiro de 2020
8:43 - atualizado às 12:34
teste
Imagem: Shutterstock

Acredite se quiser, mas a Empiricus já publicou uma newsletter semanal sobre investimento em carros.

Tentamos também uma filial em Lisboa, sem sucesso. Na média, os portugueses são bem menos agressivos do que Jorge Jesus, só querem saber de juros básicos e imóveis. Mas a culpa não é deles, obviamente. A culpa foi nossa.

Não faltam casos similares por aí.

Se você estiver com preguiça de escovar os dentes depois da refeição, experimente servir o almoço de domingo com uma deliciosa lasanha da Colgate.

Saudades da década de 1980!

Starbucks teve a brilhante ideia de vender utensílios domésticos em suas lojas. Você vai tomar um cafezinho e já aproveita o rolê para levar um liquidificador para casa.

Não temos vergonha dos nossos equívocos, por mais ridículos que sejam. Tentativa e erro. Tentativa e erro. É a única metodologia científica da Empiricus.

De onde vêm o CarroInvest, as lasanhas Colgate e os liquidificadores Starbucks?

Vêm todos de um mesmo perímetro, perigosamente próximo à genuína vocação de uma empresa, mas não tão próximo a ponto de constituir seu núcleo duro, sua raison d'être.

O investimento em ideias sem respaldo vocacional não funciona.

Dinheiro tem carimbo sim, carimbo moral e carimbo de alma.

Cabe a cada um de nós escolher aqueles investimentos que conversam com nossas próprias vocações.

Se você odeia comprar coisas na Lojas Americanas, não aguenta sequer entrar naquela loja bagunçada, cheia de caixas empilhadas, ainda que os produtos sejam baratos, não compre LAME4. Não combina com você.

Para comprar uma ação, você tem que gostar dela de verdade, às vezes até admirar. Porque logo aquela ação vai cair, cair muito, testando duramente a sua convicção.

Nessas horas, meu amigo, só o amor salva.

Sem respaldo vocacional, você vende na primeira queda de -3%, para depois comprar outra que também será vendida ao cair -2%, e assim por diante.

Eu entendo por que o Buffett não investiu em techs, deixou passar Amazon, Microsoft. Ele não curte tecnologia, é um sujeito à moda antiga. Que bom que ele conseguiu ganhar bilhões com negócios tradicionais.

Eu passo por um prédio que acho horroroso, descubro ali um fundo imobiliário pagando 7% de yield. Compro? Não compro. Como financista, sou um perfeito idiota.

Mas suspeito que o Contardo aprovaria, ele que nos ensinou que o senso estético retrata, implicitamente, uma espécie rara de erudição inefável.

Compartilhe

PODCAST GRATUITO

Como investir no Spotify e outras 4 empresas fora do radar?

6 de janeiro de 2021 - 16:40

Na edição desta semana do Tela Azul, recebemos o Leonardo Otero, gestor da Arbor Capital, uma gestora focada em casos de tecnologia.

investimento com benefícios imediatos

Os 5 benefícios da previdência privada – redução de imposto de renda em 2021 é só um deles

27 de dezembro de 2020 - 5:50

Você provavelmente já sabe que dá para pagar menos imposto no ano que vem com aportes na sua previdência ainda em 2020. Mas as vantagens dessa modalidade de investimento vão muito além. Eu explico tudo na coluna de hoje e trago uma lista de quatro bons planos de previdência para você investir.

ouça de graça

Tudo o que você precisa saber sobre MGLU3, o Magazine Luiza

21 de dezembro de 2020 - 12:59

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Henrique Imbertti, um dos principais diretores de inovação do Magazine Luiza.

DE 2020 PARA 2021

Por que a Eneva (ENEV3) é minha ação preferida para 2021

20 de dezembro de 2020 - 5:50

A Eneva possui uma das diretorias mais qualificadas do setor e adotou uma estratégia única no Brasil: misturar a exploração de gás com a geração de energia. No longo prazo, o que se espera é que a performance das ações acompanhará a sua capacidade de gerar lucros crescentes.

PODCAST GRATUITO

Bitcoin, precatórios digitais e a nova moeda do Vasco

15 de dezembro de 2020 - 8:53

Na edição desta semana do Tela Azul, nós recebemos o Fabrício Tota, diretor do Mercado Bitcoin, a maior bolsa de ativos digitais da América Latina.

O MUNDO DOS GAMES

Mais que um jogador, um investidor: como os games podem te fazer ganhar dinheiro

13 de dezembro de 2020 - 5:50

Talvez o papo seja de adolescente, mas o dinheiro envolvido é de gente grande.

ouça de graça

O que muda com o PIX e qual o futuro das agências bancárias?

9 de dezembro de 2020 - 9:58

Na edição desta semana, nós recebemos o Cristiano Gomes, um dos principais estrategistas da equipe de tecnologia do Santander no Brasil.

internacionalizando o portfólio

Como investir no exterior com R$ 5 mil, sem comprar dólar ou sair do Brasil

6 de dezembro de 2020 - 5:50

A maneira mais simples de fazê-lo é através de fundos de investimento que investem no exterior.

PODCAST TELA AZUL

Você controla seus investimentos numa planilha? Então veja isto

2 de dezembro de 2020 - 16:01

Essa semana, nós recebemos o Eduardo e o Gabriel, fundadores do Real Valor, o melhor aplicativo disponível para fazer a gestão dos seus investimentos pessoais.

APRENDENDO COM O PROFESSOR BESSEMBINDER

O clube dos 900%: o que você pode aprender com os maiores casos de geração de riqueza da Bolsa americana

29 de novembro de 2020 - 5:50

Empresas quebrando são mais frequentes que empresas dominando o mundo em algumas décadas. Mas poucos acertos podem rechear a sua carteira e garantir sua aposentadoria precoce.

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies