🔴 EVENTO GRATUITO: COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE

Ceci n’est pas une pipe: o início da maior oportunidade de compra em muito tempo

Mas até esse início, vamos com colete à prova de balas. Não tomamos como certo nenhum cenário. Optamos pela neutralidade e proteção diante do incerto. Não ter mapa algum é melhor do que ter um mapa errado

17 de março de 2020
7:46 - atualizado às 8:01
Comprar ou vender a ação, eis a questão
Imagem: Shutterstock

As semanas têm sido complicadas. Todo dia uma surpresa diferente e, subsequentemente, um recorde na Bolsa. Tais recordes, por sua vez, não são unidirecionais. Cada dia os ativos de risco caminham em uma direção, com uma elevação de amplitude de movimento notável.

Em outra ocasião, neste mesmo espaço, expliquei brevemente o porquê de volatilidade ser algo desejável e que a falta da mesma acaba por acentuar os riscos ao invés de mitigá-los, como o senso comum poderia concluir.

O excesso de movimentos bruscos, contudo, acaba funcionando para deteriorar o grau de assertividade de precificação estipulada a priori, abalando um senso concreto de valor mais tangível e gerando, quase como se em referência circular, cada vez mais instabilidade.

Grosso modo, o excesso de volatilidade também é prejudicial, de modo que Bolsa em momento de volatilidade elevada acabam por desenhar uma rota de desvalorização ao longo dos pregões… Exatamente como temos observado nos dias atuais.

Curiosamente, o motivo deriva também de uma falta de poder de predição por parte dos agentes econômicos. As problemáticas do coronavírus e do choque do petróleo acabaram por criar uma configuração explosiva, de tal sorte que o cenário no futuro é altamente volátil e incerto.

A evolução do grau de incerteza, ponderando inclusive a possibilidade de uma crise de crédito, adicionou muitos riscos difusos à mesa. Tem coisa nova nas equações dos investidores.

O problema, na verdade, é que boa parte de tais erros não são quantificáveis ex-ante, ou seja, impossível compreender o impacto das coisas no presente momento. Por exemplo, ninguém sabe qual será o efeito de longo prazo de quarentenas nas economias ocidentais, incluindo a dos EUA.

Qual seria o potencial desdobramento das decisões tomadas hoje para conter a disseminação do vírus de Wuhan se estendermos os horizontes ao longo prazo? Aqui, minha pergunta acaba tendo um carinho e atenção especial para as derivadas de segunda e terceira ordem do primeiro grau de impacto.

O efeito de destruição em cadeia pode ser catastrófico.

Ao mesmo tempo, não podemos deixar nos enganar. Ceci n'est pas une pipe. Eu apenas estou evidenciando um dos lados das distribuições de probabilidades de cenários. Do outro lado ainda possuímos diversos fatores positivos para, potencialmente, acreditarmos que a instabilidade geradora do bear market atual é momentânea.

As amplitudes dos movimentos não seriam sinais de desgaste do ciclo ou do modelo econômico, mas, sim, apenas consequência da moderna dinâmica presente dos mercados, com quantidade e velocidade de informação exacerbado. O mercado, querendo ou não, acaba tendo um grau sensato de eficiência informacional em certo momento decisivos.

Resgatei os escritos da obra de René Magritte para a confecção do título desta peça e mais acima no transcorrer do texto em uma tentativa de resgate da arte surrealista, com a qual temos tanto a aprender em momento como este.

Nós, humanos, temos uma tendência insaciável por tentar reduzir o desconhecido ao conhecido, ao classificável, só para nos servir de entorpecente para nossas almas românticas. O homem, aqui no sentido de nossa civilização, é um ser em essência dramática e romântico, que gosta de viver intensamente e ter a sensação de controle.

A própria razão é uma grande emoção, é o desejo de controle, como sempre nos lembra Felipe Miranda, Estrategista-Chefe da Empiricus, ao citar Friedrich Nietzsche.

O surrealismo aceita em si mesmo, entretanto, a noção de complexidade do mundo em que vivemos. Altamente volátil, incerto e impactante. Como nos reforça o Manifesto Surrealista, “a atitude realista é fruto da mediocridade, do ódio, e da presunção rasteira”.

Não podemos nos dar ao luxo de sermos medíocres diante de um mundo convexo. Temos que abraçar nossa essência surrealista e entender que a realidade concreta não necessariamente é o que parece.

Basicamente, então, por mais que o momento seja de apreensão e de muito estresse dos agentes, no longo prazo continuaremos aqui. As grandes correções testemunhadas nos dias que correm acabam por funcionar, com isso, como abertura de janelas de oportunidades.

Note abaixo o S&P 500, índice americano de ações, em seu maior drawdown (queda desde o último topo) desde a crise de 2008. Saímos de um período de baixíssima volatilidade para caminharmos no extremistão de Nassim Taleb, onde os eventos de alto impacto são exuberantemente relevantes. Foi o caso da redução da taxa de juros americana, por exemplo.

Fonte: Bloomberg

Ainda podemos viver permeados pela incerteza e agressividade por parte dos ativos de risco, mas, no longo prazo, temos a chance de estarmos diante de uma grande oportunidade de compra.

É para sair comprando agora?

Claro que não. Ninguém pega uma faca caindo. O Ibovespa, nosso S&P, tem tudo para cair mais um pouco. Existem duas faixas de preços que o investidor deve se tornar mais aberto a compra. Entre os 50 mil e 60 mil pontos. E entre os 90 mil e 100 mil pontos.

Na primeira, o cenário de calamidade atual de aprofunda. No segundo, a precificação de uma crise exacerbou-se e a Bolsa retoma gradualmente seu patamar regular.

Até lá, vamos com colete à prova de balas. Muita proteção clássica, como ouro e dólar, paralelamente a uma exposição reduzida dos ativos de risco em carteira, até a tempestade passar.

Assim, não tomamos como certo nenhum cenário. Optamos pela neutralidade e proteção diante do incerto. Não ter mapa algum é melhor do que ter um mapa errado. Ceci n'est pas une pipe.

Felipe Miranda tenta passar quinzenalmente ideias como esta acima descrita em sua série Palavra do Estrategista, best-seller da Empiricus, a maior casa de publicações financeiras do Brasil. Convido-os a ler nosso conteúdo.

Compartilhe

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Os investidores se preparam para a Super Quarta

19 de setembro de 2022 - 11:46

Dados recentes mostram a inflação nos EUA cada vez mais enraizada na máxima de quatro décadas, e o mercado está bastante pessimista sobre as perspectivas para a economia global

Mercado em 5 Minutos

Mercado em 5 Minutos: Um respiro para a atividade global

16 de setembro de 2022 - 9:52

Investidores assistem à divulgação do sentimento do consumidor de Michigan nos EUA e digerem dados de inflação na Europa. Por aqui, o contexto internacional conturbado dificulta qualquer ânimo para esta sexta-feira

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Para onde vamos com o otimismo atual?

13 de setembro de 2022 - 10:30

Qualquer surpresa negativa hoje, como a inflação mais elevada do que se espera, pode fazer com que a trajetória recente se inverta, como fez depois do Simpósio de Jackson Hole

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Os rumos das moedas: quais devem ser os próximos passos do dólar, do euro e do real

13 de setembro de 2022 - 6:10

Normalmente são os mercados emergentes que arcam com o peso de um dólar forte, mas não é o que ocorre dessa vez

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Há quem diga que a ignorância é uma benção… Veja tudo o que influencia as bolsas hoje

12 de setembro de 2022 - 9:58

A semana é relevante para o contexto internacional, com dados de inflação nos EUA — e eventuais surpresas negativas sobre os preços podem fazer com que os investidores saiam da ignorância

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: O que a queda de um símbolo nos mostra sobre o momento atual?

9 de setembro de 2022 - 11:21

A morte da Rainha Elizabeth II marca não só o fim do 2º período elisabetano para os britânicos, mas também a queda de um dos mais icônicos símbolos de estabilidade das últimas décadas

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Uma nova frente de estímulos ao redor do mundo vem ganhando força

6 de setembro de 2022 - 10:14

É possível sentir uma cautela no ar antes da reunião do Banco Central Europeu (BCE), nesta semana, enquanto acompanhamos as consequências do corte de gás da Rússia

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O pior ainda está por vir: Europa corre o risco de apagões e recessão se Putin seguir cortando o gás

6 de setembro de 2022 - 7:11

Existem duas frentes de preocupação da crise energética que o mercado deve permanecer de olho: o gás natural e o pétroleo

MERCADO EM 5 MINUTOS

Mercado em 5 Minutos: Quem está ansioso para o dia da independência?

5 de setembro de 2022 - 10:10

Começamos com o Dia do Trabalhos nos EUA, nesta segunda-feira (5), que fecha o mercado americano. Os mercados asiáticos iniciaram a semana em queda, acompanhados pelas bolsas europeias.

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Aperte os cintos: o Fed praticamente acabou com as teses de crescimento, e o fim do bear market rally está aí

30 de agosto de 2022 - 6:22

Saída da atual crise inflacionária passa por algum sacrifício. Afinal, estamos diante de um ciclo econômico clássico e será preciso esfriar o mercado de trabalho

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar